Exportar registro bibliográfico

Análise neuropsicológica da escrita em cadernos escolares (1993)

  • Authors:
  • Autor USP: COSTA, ELIANA DE LIMA ROCCO E - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSC
  • Subjects: APRENDIZAGEM (PSICOLOGIA); NEUROPSICOLOGIA; TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM; ESCRITA
  • Language: Português
  • Abstract: Apresenta uma nova modalidade semiológica para a compreensão das dificuldades encontradas nos portadores de distúrbios específicos de aprendizagem, sobretudo nas síndromes relacionadas com a linguagem: disgrafia, dislexia, (diseidetica e disfonetica), disortografia e dissintaxia (afasia sintática). Como essas síndromes se refletem na escrita, analisa cadernos escolares por documentarem de forma exaustiva os vários sinais patológicos que se manisfetam nas 3 modalidades de escrita: cópia, ditado e redação. Utiliza o método de análise de tarefa (task analysis) procurando correlacionar a escrita a organização cerebral. Fundamenta a pesquisa com os seguintes quadros teóricos: organização do sistema nervoso; níveis hierárquicos da experiência cognitiva e tipos de aprendizagem, de myklebust; análise da tarefa: escrita de Luria. Elabora um protocolo de avaliação da escrita em cadernos escolares, onde estabelece uma correlação entre os sintomas e as regiões cerebrais correspondentes, entre cujas conseqüências mais imediatas e eficazes esta a organização de propostas terapêuticas de inspiração neuropsicológica
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.03.1993

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ROCCO E COSTA, Eliana de Lima. Análise neuropsicológica da escrita em cadernos escolares. 1993. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993. . Acesso em: 01 maio 2024.
    • APA

      Rocco e Costa, E. de L. (1993). Análise neuropsicológica da escrita em cadernos escolares (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Rocco e Costa E de L. Análise neuropsicológica da escrita em cadernos escolares. 1993 ;[citado 2024 maio 01 ]
    • Vancouver

      Rocco e Costa E de L. Análise neuropsicológica da escrita em cadernos escolares. 1993 ;[citado 2024 maio 01 ]


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024