Metodo neuropsicologico de alfabetizacao de criancas dislexicas: base multissensorial visual-auditiva-tactil-cinestesica (1991)
- Autor:
- Autor USP: ANTUNHA, ELSA LIMA GONCALVES - IP
- Unidade: IP
- Sigla do Departamento: PSC
- Subjects: PSICOLOGIA; NEUROPSICOLOGIA; TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM; DISLEXIA (PSICOLOGIA); EDUCAÇÃO INFANTIL (MÉTODOS)
- Language: Português
- Abstract: Analisa as causas dos disturbios especificos de aprendizagem, em particular a dislexia, verificados durante o processo de alfabetizacao. Discrimina os fatores desses disturbios, que podem ser de ordem organica, psicologica e social, desmembrando-se em aspectos fisiologicos, neurologicos, afetivos, emocionais, sociais, culturais, antropologicos, linguisticos e ate mesmo filosoficos. Afirma ser a capacidade de codificacao e simbolizacao essencial para o processo de aprendizagem. Sugere que os dislexicos sejam examinados por uma equipe multidisciplinar para se determinar o diagnostico diferencial e a terapeutica a ser utilizada. Conclui que, apesar de todo conhecimento ja acumulado sobre os mecanismos cerebrais subjacentes a linguagem, o real conhecimento do cerebro ainda esta longe de ser conhecido. Apresenta o metodo neuropsicologico de alfabetizacao de criancas dislexicas-mad, elaborado pela autora, com o objetivo de atender as criancas com disturbios do processamento central de informacoes. O mad propoe a previa execucao de um programa de desenvolvimento de prontidao motora e psicomotora abrangendo toda sensorialidade antes da alfabetizacao. O material e composto de manual do professor e instrucoes para uso do metodo (1v) e manual do aluno (3v)
- Imprenta:
- Data da defesa: 08.02.1991
-
ABNT
ANTUNHA, Elsa Lima Gonçalves. Metodo neuropsicologico de alfabetizacao de criancas dislexicas: base multissensorial visual-auditiva-tactil-cinestesica. 1991. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. . Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Antunha, E. L. G. (1991). Metodo neuropsicologico de alfabetizacao de criancas dislexicas: base multissensorial visual-auditiva-tactil-cinestesica (Tese (Livre Docência). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Antunha ELG. Metodo neuropsicologico de alfabetizacao de criancas dislexicas: base multissensorial visual-auditiva-tactil-cinestesica. 1991 ;[citado 2024 set. 25 ] -
Vancouver
Antunha ELG. Metodo neuropsicologico de alfabetizacao de criancas dislexicas: base multissensorial visual-auditiva-tactil-cinestesica. 1991 ;[citado 2024 set. 25 ] - Resenha sem título próprio
- Evaluación neuropsicológica en la infancia
- Avaliação neuropsicológica dos sete aos onze anos
- Avaliacao neuropsicologica na infancia (0-6 anos)
- O software em educação especial: uma análise neuropsicológica
- Após uma rica e extensa gama de publicações
- O papel do pediatra nos distúrbios psiconeurológicos de aprendizagem
- É com grande prazer...[Editorial]
- Resenha sem título próprio
- Música e mente
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas