Exportar registro bibliográfico

Caracterização do concentrado fosfático de Olinda-PE, frente a processos de produção de termofosfatos por calcinação; escala de laboratório (1987)

  • Authors:
  • Autor USP: BANDEIRA, FRANCISCO DE ASSIS - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PQI
  • Assunto: FOSFATOS
  • Language: Português
  • Abstract: Foi realizado um estudo em escala de laboratório visando a aplicação do concentrado fosfático de Olinda-PE nos processos de produção de termofosfatos calcinados. Foram estudados os processos para a produção dos seguintes termofosfatos: fosfato desfluorizado, fosfato rhenania, fosfato “baixo teor de sódio”, e fosfato pelo método ácido fosfórico – baixo teor de sódio. Nas condições de ensaios empregadas para a produção do fosfato desfluorizado foi possível obter, em 60 minutos, altos índices de solubilização do P2O5 (superior a 90%) em todas as misturas em que se adicionou sílica ao concentrado fosfático. Os resultados na temperatura de processo (1.400°C), obtidos quando 10 partes de sílica foram adicionadas 100 partes do concentrado para o tempo de 60 minutos de calcinação, levaram a concluir ser essa a quantidade adequada dessa matéria-prima no processo. Os ensaios para a produção do fosfato rhenania e fosfatos “baixo teor de sódio”, em que se fixou o tempo de reação em 60 minutos, mostraram que o concentrado fosfático de Olinda tem alta reatividade frente a esses processos. Mostraram também que melhores resultados podem ser obtidos em temperaturas mais baixas em relação a temperatura máxima de processo (1.300°C), desde que quantidades adequadas de sílica sejam adicionadas às misturas com razão molar Na2)/P2O5 em torno ou abaixo de 1. Por último, os ensaios de produção dos fosfatos pelo método ácido-fosfórico – baixo teor de sódio, os quais tiveram o tempo de reação também fixados em 60 minutos e atemperatura máxima de calcinação a 1.300°C, indicam que para a mistura com relação molar Na2)/P2O5 igual a 0,5, altos índices de solubilização são obtidos a partir de 1.200°C. Nesse estudo, todos os produtos obtidos foramanalisados por difração de raios-X. De uma forma geral, os resultados obtidos permitiram concluir pela viabilidade técnica do referido concentrado em tais processos.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 11.03.1987

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BANDEIRA, Francisco de Assis. Caracterização do concentrado fosfático de Olinda-PE, frente a processos de produção de termofosfatos por calcinação; escala de laboratório. 1987. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Bandeira, F. de A. (1987). Caracterização do concentrado fosfático de Olinda-PE, frente a processos de produção de termofosfatos por calcinação; escala de laboratório (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Bandeira F de A. Caracterização do concentrado fosfático de Olinda-PE, frente a processos de produção de termofosfatos por calcinação; escala de laboratório. 1987 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Bandeira F de A. Caracterização do concentrado fosfático de Olinda-PE, frente a processos de produção de termofosfatos por calcinação; escala de laboratório. 1987 ;[citado 2024 abr. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024