Exportar registro bibliográfico

Estudo da participação dos estudantes de educação física da universidade de São Paulo nos planejamentos curriculares (1983)

  • Autores:
  • Autor USP: LORENZETTO, LUIZ ALBERTO - EEFE
  • Unidade: EEFE
  • Sigla do Departamento: EFG
  • Assuntos: CURRÍCULOS E PROGRAMAS (PLANEJAMENTO); CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR
  • Idioma: Português
  • Resumo: O objetivo desta pesquisa foi estudar as respostas dos alunos do oitavo semestre de 1983 da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo quanto ao seu conhecimento sobre currículo escolar, quanto às reformas curriculares e a importância da sua participação nos processos decisórios curriculares. A revisão da literatura demonstrou um amparo integral à ideia do planejamento participativo, valorizando sobremaneira a presença do aluno em todas as experiências vivenciadas pela escola, desde apitar jogos, dirimir dúvidas no campo esportivo, planejar e avaliar em conjunto com os professores, e inclusive quanto à sua opinião sobre a contratação do corpo docente. Os dados foram coletados através do preenchimento de um questionário com 40 afirmativas fechadas, tendo cada uma escalas com cinco níveis de intensidade. O estudo foi realizado com 71 sujeitos, correspondente a 71,6% da população, constituída de 87 alunos. A validade de conteúdo do questionário foi feita através da opinião de dois especialistas em currículo, membros da Comissão de ensino de Graduação da EEFUSP. O teste de fidedignidade das questões apresentou um índice de 0,77. Os resultados foram analisados descritivamente, através das porcentagens das respostas de cada item isoladamente e da soma de dois ou três itens para verificar maiores sutilezas quanto às concordâncias, discordâncias, indecisões ou moderações dos sujeitos. O tratamento estatístico foi desenvolvido através de uma análise fatorial, tendo sido descoberto quatro fatores além dos quatro tipos de avaliação em que as afirmativas foram inicialmente divididas. Os resultados demonstraram: a) o desconhecimento dos alunos sobre o currículo escolar; b) uma reação de insegurança quanto à sua formação acadêmica e futura ação profissional; e (Continua)(Continuação) c) a necessidade da participação dos alunos nos processos decisórios da EEFUSP, já que eles podem emitir opiniões criteriosas se puderem participar efetivamente dos planejamentos curriculares
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 00.00.1983

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LORENZETTO, Luiz Alberto. Estudo da participação dos estudantes de educação física da universidade de São Paulo nos planejamentos curriculares. 1983. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1983. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Lorenzetto, L. A. (1983). Estudo da participação dos estudantes de educação física da universidade de São Paulo nos planejamentos curriculares (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Lorenzetto LA. Estudo da participação dos estudantes de educação física da universidade de São Paulo nos planejamentos curriculares. 1983 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Lorenzetto LA. Estudo da participação dos estudantes de educação física da universidade de São Paulo nos planejamentos curriculares. 1983 ;[citado 2024 abr. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024