Filtros : "BIENAIS DE ARTE" "ECA" Removido: "2012" Limpar

Filtros



Limitar por data


  • Unidade: ECA

    Assuntos: ARTE, POP ARTE, BIENAIS DE ARTE

    Acesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PEDROSA, Roberta Machado. Influxos da pop no Brasil da década de 1960: Antonio Dias e Mira Schendel. 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-15122023-113035. Acesso em: 18 ago. 2024.
    • APA

      Pedrosa, R. M. (2023). Influxos da pop no Brasil da década de 1960: Antonio Dias e Mira Schendel (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-15122023-113035
    • NLM

      Pedrosa RM. Influxos da pop no Brasil da década de 1960: Antonio Dias e Mira Schendel [Internet]. 2023 ;[citado 2024 ago. 18 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-15122023-113035
    • Vancouver

      Pedrosa RM. Influxos da pop no Brasil da década de 1960: Antonio Dias e Mira Schendel [Internet]. 2023 ;[citado 2024 ago. 18 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-15122023-113035
  • Unidade: ECA

    Assuntos: BIENAIS DE ARTE, EXPOSIÇÕES DE ARTE, CURADORIA, ARTE CONTEMPORÂNEA

    Acesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      COSTA, Anna Luisa Castanheira. Suspendendo as mecânicas: arte e espaço na 28ª Bienal Internacional de São Paulo. 2022. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-06012023-172356. Acesso em: 18 ago. 2024.
    • APA

      Costa, A. L. C. (2022). Suspendendo as mecânicas: arte e espaço na 28ª Bienal Internacional de São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-06012023-172356
    • NLM

      Costa ALC. Suspendendo as mecânicas: arte e espaço na 28ª Bienal Internacional de São Paulo [Internet]. 2022 ;[citado 2024 ago. 18 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-06012023-172356
    • Vancouver

      Costa ALC. Suspendendo as mecânicas: arte e espaço na 28ª Bienal Internacional de São Paulo [Internet]. 2022 ;[citado 2024 ago. 18 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.27.2022.tde-06012023-172356
  • Unidade: ECA

    Assuntos: ARTE, EXPOSIÇÕES DE ARTE, BIENAIS DE ARTE

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GROSS, Carmela e SILVEIRA, Regina. 24ª Bienal de São Paulo: faz escuro mas eu canto. . São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo. . Acesso em: 18 ago. 2024. , 2021
    • APA

      Gross, C., & Silveira, R. (2021). 24ª Bienal de São Paulo: faz escuro mas eu canto. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo.
    • NLM

      Gross C, Silveira R. 24ª Bienal de São Paulo: faz escuro mas eu canto. 2021 ;[citado 2024 ago. 18 ]
    • Vancouver

      Gross C, Silveira R. 24ª Bienal de São Paulo: faz escuro mas eu canto. 2021 ;[citado 2024 ago. 18 ]
  • Unidade: ECA

    Assuntos: ARTE, DESENHO, EXPOSIÇÕES DE ARTE, BIENAIS DE ARTE

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GROSS, Carmela. Rato (2020). . São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo. . Acesso em: 18 ago. 2024. , 2021
    • APA

      Gross, C. (2021). Rato (2020). São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo.
    • NLM

      Gross C. Rato (2020). 2021 ;[citado 2024 ago. 18 ]
    • Vancouver

      Gross C. Rato (2020). 2021 ;[citado 2024 ago. 18 ]
  • Unidade: ECA

    Assuntos: ARTE, GRAVURA, EXPOSIÇÕES DE ARTE, BIENAIS DE ARTE

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GROSS, Carmela. Boca do inferno (2020). . São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo. . Acesso em: 18 ago. 2024. , 2021
    • APA

      Gross, C. (2021). Boca do inferno (2020). São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo.
    • NLM

      Gross C. Boca do inferno (2020). 2021 ;[citado 2024 ago. 18 ]
    • Vancouver

      Gross C. Boca do inferno (2020). 2021 ;[citado 2024 ago. 18 ]
  • Unidade: ECA

    Assuntos: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, MEDIAÇÃO CULTURAL, CURADORIA, BIENAIS DE ARTE

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PESTANA, Silmara Gonçalves. Processos de curadoria nas Bienais de Arte de São Paulo: a mediação cultural e as escolhas curatoriais nas edições de 2014, 2016, 2018 e 2020/2021. 2021. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-02052022-115209/. Acesso em: 18 ago. 2024.
    • APA

      Pestana, S. G. (2021). Processos de curadoria nas Bienais de Arte de São Paulo: a mediação cultural e as escolhas curatoriais nas edições de 2014, 2016, 2018 e 2020/2021 (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-02052022-115209/
    • NLM

      Pestana SG. Processos de curadoria nas Bienais de Arte de São Paulo: a mediação cultural e as escolhas curatoriais nas edições de 2014, 2016, 2018 e 2020/2021 [Internet]. 2021 ;[citado 2024 ago. 18 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-02052022-115209/
    • Vancouver

      Pestana SG. Processos de curadoria nas Bienais de Arte de São Paulo: a mediação cultural e as escolhas curatoriais nas edições de 2014, 2016, 2018 e 2020/2021 [Internet]. 2021 ;[citado 2024 ago. 18 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-02052022-115209/
  • Unidade: ECA

    Assuntos: ARTE, GRAVURA, EXPOSIÇÕES DE ARTE, BIENAIS DE ARTE

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVEIRA, Regina. Dilatáveis (1981/2020). . São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo. . Acesso em: 18 ago. 2024. , 2021
    • APA

      Silveira, R. (2021). Dilatáveis (1981/2020). São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo.
    • NLM

      Silveira R. Dilatáveis (1981/2020). 2021 ;[citado 2024 ago. 18 ]
    • Vancouver

      Silveira R. Dilatáveis (1981/2020). 2021 ;[citado 2024 ago. 18 ]
  • Unidade: ECA

    Assuntos: ARTE, INSTALAÇÃO (ARTES PLÁSTICAS), EXPOSIÇÕES DE ARTE, BIENAIS DE ARTE

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVEIRA, Regina. Paisagem (2020). . São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo. . Acesso em: 18 ago. 2024. , 2021
    • APA

      Silveira, R. (2021). Paisagem (2020). São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo.
    • NLM

      Silveira R. Paisagem (2020). 2021 ;[citado 2024 ago. 18 ]
    • Vancouver

      Silveira R. Paisagem (2020). 2021 ;[citado 2024 ago. 18 ]
  • Fonte: Jornal da ABCA, Arte & Crítica. Unidade: ECA

    Assuntos: BIENAIS DE ARTE, EXPOSIÇÕES DE ARTE, ARTE, MULHERES NA ARTE, ARTE, FEMINISMO

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Bienal do Mercosul Online questiona a mulher no contexto da sociedade atual. Jornal da ABCA, Arte & Crítica. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003012262.pdf. Acesso em: 18 ago. 2024. , 2020
    • APA

      Gonçalves, L. R. (2020). Bienal do Mercosul Online questiona a mulher no contexto da sociedade atual. Jornal da ABCA, Arte & Crítica. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003012262.pdf
    • NLM

      Gonçalves LR. Bienal do Mercosul Online questiona a mulher no contexto da sociedade atual [Internet]. Jornal da ABCA, Arte & Crítica. 2020 ; 18( ju 2020):[citado 2024 ago. 18 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003012262.pdf
    • Vancouver

      Gonçalves LR. Bienal do Mercosul Online questiona a mulher no contexto da sociedade atual [Internet]. Jornal da ABCA, Arte & Crítica. 2020 ; 18( ju 2020):[citado 2024 ago. 18 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003012262.pdf
  • Fonte: Arte e cultura latino-americanas. Unidade: ECA

    Assuntos: CRÍTICA DE ARTE, BIENAIS DE ARTE

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BEDTCHE, Araceli Barros da Silva Jellmayer e GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Antonio Bento e Romero Brest: algumas considerações sobre a I Bienal de São Paulo. Arte e cultura latino-americanas. Tradução . São Paulo: FFLCH/USP, 2020. . Disponível em: https://doi.org/10.11606/9786587621180. Acesso em: 18 ago. 2024.
    • APA

      Bedtche, A. B. da S. J., & Gonçalves, L. R. (2020). Antonio Bento e Romero Brest: algumas considerações sobre a I Bienal de São Paulo. In Arte e cultura latino-americanas. São Paulo: FFLCH/USP. doi:10.11606/9786587621180
    • NLM

      Bedtche AB da SJ, Gonçalves LR. Antonio Bento e Romero Brest: algumas considerações sobre a I Bienal de São Paulo [Internet]. In: Arte e cultura latino-americanas. São Paulo: FFLCH/USP; 2020. [citado 2024 ago. 18 ] Available from: https://doi.org/10.11606/9786587621180
    • Vancouver

      Bedtche AB da SJ, Gonçalves LR. Antonio Bento e Romero Brest: algumas considerações sobre a I Bienal de São Paulo [Internet]. In: Arte e cultura latino-americanas. São Paulo: FFLCH/USP; 2020. [citado 2024 ago. 18 ] Available from: https://doi.org/10.11606/9786587621180
  • Unidade: ECA

    Assuntos: GRAVURA, BIENAIS DE ARTE

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FORTES, Hugo. Garças (2019). . Alijó: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://bienaldouro.com/artists/hugo.fortes/10. Acesso em: 18 ago. 2024. , 2020
    • APA

      Fortes, H. (2020). Garças (2019). Alijó: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://bienaldouro.com/artists/hugo.fortes/10
    • NLM

      Fortes H. Garças (2019) [Internet]. 2020 ;[citado 2024 ago. 18 ] Available from: http://bienaldouro.com/artists/hugo.fortes/10
    • Vancouver

      Fortes H. Garças (2019) [Internet]. 2020 ;[citado 2024 ago. 18 ] Available from: http://bienaldouro.com/artists/hugo.fortes/10
  • Fonte: Revista USP. Unidade: ECA

    Assuntos: BIENAIS DE ARTE, EXPOSIÇÕES DE ARTE, ARTE, MULHERES NA ARTE, ARTE, FEMINISMO

    Acesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Bienal 12: um espaço de intercâmbios. Revista USP, n. 126, p. 112-124, 2020Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i126p111-124. Acesso em: 18 ago. 2024.
    • APA

      Gonçalves, L. R. (2020). Bienal 12: um espaço de intercâmbios. Revista USP, ( 126), 112-124. doi:10.11606/issn.2316-9036.i126p111-124
    • NLM

      Gonçalves LR. Bienal 12: um espaço de intercâmbios [Internet]. Revista USP. 2020 ;( 126): 112-124.[citado 2024 ago. 18 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i126p111-124
    • Vancouver

      Gonçalves LR. Bienal 12: um espaço de intercâmbios [Internet]. Revista USP. 2020 ;( 126): 112-124.[citado 2024 ago. 18 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i126p111-124
  • Fonte: Revista Têmpera. Unidade: ECA

    Assuntos: BIENAIS DE ARTE, CRÔNICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BUTI, Marco. Crônica turística da VII Bienal de Havana. Revista Têmpera, v. 1, n. 1, p. 46-50, 2019Tradução . . Acesso em: 18 ago. 2024.
    • APA

      Buti, M. (2019). Crônica turística da VII Bienal de Havana. Revista Têmpera, 1( 1), 46-50.
    • NLM

      Buti M. Crônica turística da VII Bienal de Havana. Revista Têmpera. 2019 ; 1( 1): 46-50.[citado 2024 ago. 18 ]
    • Vancouver

      Buti M. Crônica turística da VII Bienal de Havana. Revista Têmpera. 2019 ; 1( 1): 46-50.[citado 2024 ago. 18 ]
  • Fonte: Jornal da USP. Unidade: ECA

    Assuntos: BIENAIS DE ARTE, ARTES

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      AJZENBERG, Elza. Bienal de Florença: arte e pólis. Tradução . Jornal da USP, São Paulo, 2015. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002720493.pdf. Acesso em: 18 ago. 2024.
    • APA

      Ajzenberg, E. (2015). Bienal de Florença: arte e pólis. Jornal da USP. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002720493.pdf
    • NLM

      Ajzenberg E. Bienal de Florença: arte e pólis [Internet]. Jornal da USP. 2015 ;[citado 2024 ago. 18 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002720493.pdf
    • Vancouver

      Ajzenberg E. Bienal de Florença: arte e pólis [Internet]. Jornal da USP. 2015 ;[citado 2024 ago. 18 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002720493.pdf
  • Unidade: ECA

    Assuntos: BIENAIS DE ARTE, ARTES (FESTIVAL), ARTE-EDUCAÇÃO, HISTÓRIA (EDUCAÇÃO), HISTÓRIA DA ARTE (EDUCAÇÃO)

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MINERINI NETO, José. Educação nas Bienais de Arte de São Paulo: dos cursos do MAM ao Educativo Permanente . 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-01122014-161256/. Acesso em: 18 ago. 2024.
    • APA

      Minerini Neto, J. (2014). Educação nas Bienais de Arte de São Paulo: dos cursos do MAM ao Educativo Permanente  (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-01122014-161256/
    • NLM

      Minerini Neto J. Educação nas Bienais de Arte de São Paulo: dos cursos do MAM ao Educativo Permanente  [Internet]. 2014 ;[citado 2024 ago. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-01122014-161256/
    • Vancouver

      Minerini Neto J. Educação nas Bienais de Arte de São Paulo: dos cursos do MAM ao Educativo Permanente  [Internet]. 2014 ;[citado 2024 ago. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-01122014-161256/
  • Unidade: ECA

    Assuntos: CRÍTICA DE ARTE, ARTES (POLÍTICA), BIENAIS DE ARTE

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FORTES, Hugo e SHWAFATY, Beto e MOREIRA, Beatriz. Da inutilidade da utilidade da política da arte. Tradução . Rio de Janeiro: Capacete, 2013. . . Acesso em: 18 ago. 2024.
    • APA

      Fortes, H., Shwafaty, B., & Moreira, B. (2013). Da inutilidade da utilidade da política da arte. In . Rio de Janeiro: Capacete.
    • NLM

      Fortes H, Shwafaty B, Moreira B. Da inutilidade da utilidade da política da arte. Rio de Janeiro: Capacete; 2013. [citado 2024 ago. 18 ]
    • Vancouver

      Fortes H, Shwafaty B, Moreira B. Da inutilidade da utilidade da política da arte. Rio de Janeiro: Capacete; 2013. [citado 2024 ago. 18 ]
  • Fonte: Periódico Permanente. Unidade: ECA

    Assunto: BIENAIS DE ARTE

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      RAMIRO, Mário. Salto para um mundo cheio de deuses. Periódico Permanente, v. 2, n. 1, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1678-53202007000200004. Acesso em: 18 ago. 2024.
    • APA

      Ramiro, M. (2013). Salto para um mundo cheio de deuses. Periódico Permanente, 2( 1). doi:10.1590/s1678-53202007000200004
    • NLM

      Ramiro M. Salto para um mundo cheio de deuses [Internet]. Periódico Permanente. 2013 ; 2( 1):[citado 2024 ago. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1678-53202007000200004
    • Vancouver

      Ramiro M. Salto para um mundo cheio de deuses [Internet]. Periódico Permanente. 2013 ; 2( 1):[citado 2024 ago. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1678-53202007000200004
  • Unidade: ECA

    Assuntos: BIENAIS DE ARTE, EXPOSIÇÕES DE ARTE, ARTES

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVEIRA, Regina. 8a. Bienal do Mercosul ensaios de geopoética: ensaios de geopoética. . São Paulo: Fundação Bienal do Mercosul. . Acesso em: 18 ago. 2024. , 2011
    • APA

      Silveira, R. (2011). 8a. Bienal do Mercosul ensaios de geopoética: ensaios de geopoética. São Paulo: Fundação Bienal do Mercosul.
    • NLM

      Silveira R. 8a. Bienal do Mercosul ensaios de geopoética: ensaios de geopoética. 2011 ;[citado 2024 ago. 18 ]
    • Vancouver

      Silveira R. 8a. Bienal do Mercosul ensaios de geopoética: ensaios de geopoética. 2011 ;[citado 2024 ago. 18 ]
  • Fonte: Folha de São Paulo. Unidade: ECA

    Assuntos: BIENAIS DE ARTE, ARTE NEGRA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      TEIXEIRA COELHO,. Artistas negros não passam de 4% nas últimas cinco bienais. [Depoimento dado a: Silas Martí]. Folha de São Paulo. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002329689.pdf. Acesso em: 18 ago. 2024. , 2011
    • APA

      Teixeira Coelho,. (2011). Artistas negros não passam de 4% nas últimas cinco bienais. [Depoimento dado a: Silas Martí]. Folha de São Paulo. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002329689.pdf
    • NLM

      Teixeira Coelho. Artistas negros não passam de 4% nas últimas cinco bienais. [Depoimento dado a: Silas Martí] [Internet]. Folha de São Paulo. 2011 ;[citado 2024 ago. 18 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002329689.pdf
    • Vancouver

      Teixeira Coelho. Artistas negros não passam de 4% nas últimas cinco bienais. [Depoimento dado a: Silas Martí] [Internet]. Folha de São Paulo. 2011 ;[citado 2024 ago. 18 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002329689.pdf
  • Unidade: ECA

    Assuntos: BIENAIS DE ARTE, POLÍTICA, DITADURA, GOVERNOS MILITARES (1964-1985)

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SCHROEDER, Caroline Saut. X Bienal de São Paulo: sob os efeitos da contestação. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-26112011-133939/. Acesso em: 18 ago. 2024.
    • APA

      Schroeder, C. S. (2011). X Bienal de São Paulo: sob os efeitos da contestação (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-26112011-133939/
    • NLM

      Schroeder CS. X Bienal de São Paulo: sob os efeitos da contestação [Internet]. 2011 ;[citado 2024 ago. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-26112011-133939/
    • Vancouver

      Schroeder CS. X Bienal de São Paulo: sob os efeitos da contestação [Internet]. 2011 ;[citado 2024 ago. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-26112011-133939/

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024