A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
HELENE, Otaviano Augusto Marcondes. Educação em São Paulo: de que tamanho é o corte?. Tradução . São Paulo, 2024. , p. https://jornal.usbr/?p=837287. Acesso em: 03 nov. 2025.
APA
Helene, O. A. M. (2024). Educação em São Paulo: de que tamanho é o corte?, p. https://jornal.usbr/?p=837287. São Paulo: USP.
NLM
Helene OAM. Educação em São Paulo: de que tamanho é o corte? 2024 ;https://jornal.usbr/?p=837287.[citado 2025 nov. 03 ]
Vancouver
Helene OAM. Educação em São Paulo: de que tamanho é o corte? 2024 ;https://jornal.usbr/?p=837287.[citado 2025 nov. 03 ]
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
HELENE, Otaviano Augusto Marcondes. Por que os atletas do salto em distância não saltam a 45 graus para ir mais longe?. Tradução . The Conversation, São Paulo, 2024. . Acesso em: 03 nov. 2025.
APA
Helene, O. A. M. (2024). Por que os atletas do salto em distância não saltam a 45 graus para ir mais longe? The Conversation. São Paulo: The Conversation Media Group Ltd.
NLM
Helene OAM. Por que os atletas do salto em distância não saltam a 45 graus para ir mais longe? The Conversation. 2024 ;[citado 2025 nov. 03 ]
Vancouver
Helene OAM. Por que os atletas do salto em distância não saltam a 45 graus para ir mais longe? The Conversation. 2024 ;[citado 2025 nov. 03 ]
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
HELENE, Otaviano Augusto Marcondes. Alguns comentários sobre ações afirmativas. Tradução . São Paulo, 2024. , p. https://jornal.usbr/?p=740232. Acesso em: 03 nov. 2025.
APA
Helene, O. A. M. (2024). Alguns comentários sobre ações afirmativas, p. https://jornal.usbr/?p=740232. São Paulo: USP.
NLM
Helene OAM. Alguns comentários sobre ações afirmativas. 2024 ;https://jornal.usbr/?p=740232.[citado 2025 nov. 03 ]
Vancouver
Helene OAM. Alguns comentários sobre ações afirmativas. 2024 ;https://jornal.usbr/?p=740232.[citado 2025 nov. 03 ]
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
HELENE, Otaviano Augusto Marcondes. Sobre os 10% do PIB para a educação pública. Tradução . São Paulo, 2024. , p. https://jornal.usbr/?p=732099. Acesso em: 03 nov. 2025.
APA
Helene, O. A. M. (2024). Sobre os 10% do PIB para a educação pública, p. https://jornal.usbr/?p=732099. São Paulo: USP.
NLM
Helene OAM. Sobre os 10% do PIB para a educação pública. 2024 ;https://jornal.usbr/?p=732099.[citado 2025 nov. 03 ]
Vancouver
Helene OAM. Sobre os 10% do PIB para a educação pública. 2024 ;https://jornal.usbr/?p=732099.[citado 2025 nov. 03 ]
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
HELENE, Otaviano Augusto Marcondes. A superioridade do setor público na área educacional. [Depoiment]. Jornal da USP. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/a-superioridade-do-setor-publico-na-area-educacional/. Acesso em: 03 nov. 2025. , 2023
APA
Helene, O. A. M. (2023). A superioridade do setor público na área educacional. [Depoiment]. Jornal da USP. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://jornal.usp.br/artigos/a-superioridade-do-setor-publico-na-area-educacional/
NLM
Helene OAM. A superioridade do setor público na área educacional. [Depoiment] [Internet]. Jornal da USP. 2023 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://jornal.usp.br/artigos/a-superioridade-do-setor-publico-na-area-educacional/
Vancouver
Helene OAM. A superioridade do setor público na área educacional. [Depoiment] [Internet]. Jornal da USP. 2023 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://jornal.usp.br/artigos/a-superioridade-do-setor-publico-na-area-educacional/
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
HELENE, Otaviano Augusto Marcondes. Desigualdade e educação: Sistema escolar está excluindo do futuro enormes contingentes de jovens. Jornal Folha de São Paulo. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/04/desigualdade-e-educacao.shtml. Acesso em: 03 nov. 2025. , 2023
APA
Helene, O. A. M. (2023). Desigualdade e educação: Sistema escolar está excluindo do futuro enormes contingentes de jovens. Jornal Folha de São Paulo. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/04/desigualdade-e-educacao.shtml
NLM
Helene OAM. Desigualdade e educação: Sistema escolar está excluindo do futuro enormes contingentes de jovens [Internet]. Jornal Folha de São Paulo. 2023 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/04/desigualdade-e-educacao.shtml
Vancouver
Helene OAM. Desigualdade e educação: Sistema escolar está excluindo do futuro enormes contingentes de jovens [Internet]. Jornal Folha de São Paulo. 2023 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/04/desigualdade-e-educacao.shtml
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
HELENE, Otaviano Augusto Marcondes. Educação pública subfinanciada. Jornal Folha de São Paulo. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/02/educacao-publica-subfinanciada.shtml. Acesso em: 03 nov. 2025. , 2023
APA
Helene, O. A. M. (2023). Educação pública subfinanciada. Jornal Folha de São Paulo. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/02/educacao-publica-subfinanciada.shtml
NLM
Helene OAM. Educação pública subfinanciada [Internet]. Jornal Folha de São Paulo. 2023 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/02/educacao-publica-subfinanciada.shtml
Vancouver
Helene OAM. Educação pública subfinanciada [Internet]. Jornal Folha de São Paulo. 2023 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/02/educacao-publica-subfinanciada.shtml
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
YAMASHITA, Marcelo e HELENE, Otaviano Augusto Marcondes. Impacto de reabertura de escolas ainda é desconhecido. Revista Questão de Ciência, 2021Tradução . . Disponível em: https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/artigo/2021/04/01/impacto-de-reabertura-de-escolas-ainda-e-desconhecido. Acesso em: 03 nov. 2025.
APA
Yamashita, M., & Helene, O. A. M. (2021). Impacto de reabertura de escolas ainda é desconhecido. Revista Questão de Ciência. Recuperado de https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/artigo/2021/04/01/impacto-de-reabertura-de-escolas-ainda-e-desconhecido
NLM
Yamashita M, Helene OAM. Impacto de reabertura de escolas ainda é desconhecido [Internet]. Revista Questão de Ciência. 2021 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/artigo/2021/04/01/impacto-de-reabertura-de-escolas-ainda-e-desconhecido
Vancouver
Yamashita M, Helene OAM. Impacto de reabertura de escolas ainda é desconhecido [Internet]. Revista Questão de Ciência. 2021 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://www.revistaquestaodeciencia.com.br/artigo/2021/04/01/impacto-de-reabertura-de-escolas-ainda-e-desconhecido
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
HELENE, Otaviano Augusto Marcondes. O Professor Otaviano Helene fala sobre "Corte de verbas de universidades federais terá impacto em pesquisa e ensino" [Depoimento]. CNN Brasil. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/05/17/podcast-e-tem-mais-o-impacto-do-corte-de-recursos-para-universidades-federais. Acesso em: 03 nov. 2025. , 2021
APA
Helene, O. A. M. (2021). O Professor Otaviano Helene fala sobre "Corte de verbas de universidades federais terá impacto em pesquisa e ensino" [Depoimento]. CNN Brasil. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/05/17/podcast-e-tem-mais-o-impacto-do-corte-de-recursos-para-universidades-federais
NLM
Helene OAM. O Professor Otaviano Helene fala sobre "Corte de verbas de universidades federais terá impacto em pesquisa e ensino" [Depoimento] [Internet]. CNN Brasil. 2021 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/05/17/podcast-e-tem-mais-o-impacto-do-corte-de-recursos-para-universidades-federais
Vancouver
Helene OAM. O Professor Otaviano Helene fala sobre "Corte de verbas de universidades federais terá impacto em pesquisa e ensino" [Depoimento] [Internet]. CNN Brasil. 2021 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/05/17/podcast-e-tem-mais-o-impacto-do-corte-de-recursos-para-universidades-federais
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
HELENE, Otaviano Augusto Marcondes e RODRIGUES, Tulio e MARIANO, Leandro. Previsões incertas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. 06 , 2021Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0305. Acesso em: 03 nov. 2025.
APA
Helene, O. A. M., Rodrigues, T., & Mariano, L. (2021). Previsões incertas. Revista Brasileira de Ensino de Física, 43, 06 . doi:10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0305
NLM
Helene OAM, Rodrigues T, Mariano L. Previsões incertas [Internet]. Revista Brasileira de Ensino de Física. 2021 ; 43 06 .[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0305
Vancouver
Helene OAM, Rodrigues T, Mariano L. Previsões incertas [Internet]. Revista Brasileira de Ensino de Física. 2021 ; 43 06 .[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0305
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
HELENE, Otaviano Augusto Marcondes. O Professor Otaviano Helene fala sobre "A física dos cem metros rasos" [Depoimento]. Canal do Instituto de Física da USP. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qoea7fLMTzk. Acesso em: 03 nov. 2025. , 2021
APA
Helene, O. A. M. (2021). O Professor Otaviano Helene fala sobre "A física dos cem metros rasos" [Depoimento]. Canal do Instituto de Física da USP. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=qoea7fLMTzk
NLM
Helene OAM. O Professor Otaviano Helene fala sobre "A física dos cem metros rasos" [Depoimento] [Internet]. Canal do Instituto de Física da USP. 2021 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://www.youtube.com/watch?v=qoea7fLMTzk
Vancouver
Helene OAM. O Professor Otaviano Helene fala sobre "A física dos cem metros rasos" [Depoimento] [Internet]. Canal do Instituto de Física da USP. 2021 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://www.youtube.com/watch?v=qoea7fLMTzk
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
HELENE, Otaviano Augusto Marcondes. O Professor Otaviano Helene fala sobre "Ciência em Diálogo: Física e Super-Heróis" [Depoimento]. Canal SAIFR divulga. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fpsj9eaO8Rg. Acesso em: 03 nov. 2025. , 2021
APA
Helene, O. A. M. (2021). O Professor Otaviano Helene fala sobre "Ciência em Diálogo: Física e Super-Heróis" [Depoimento]. Canal SAIFR divulga. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=Fpsj9eaO8Rg
NLM
Helene OAM. O Professor Otaviano Helene fala sobre "Ciência em Diálogo: Física e Super-Heróis" [Depoimento] [Internet]. Canal SAIFR divulga. 2021 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://www.youtube.com/watch?v=Fpsj9eaO8Rg
Vancouver
Helene OAM. O Professor Otaviano Helene fala sobre "Ciência em Diálogo: Física e Super-Heróis" [Depoimento] [Internet]. Canal SAIFR divulga. 2021 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://www.youtube.com/watch?v=Fpsj9eaO8Rg
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
RODRIGUES, Tulio e HELENE, Otaviano Augusto Marcondes. Físicos da USP propõem nova análise de dados da pandemia de COVID-19. Sociedade Brasileira de Física. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/acontece/1244-fisicos-da-usp-propoem-nova-analise-de-dados-da-pandemia-de-covid-19?fbclid=IwAR2ZyHhtYdTm7YEtWdTn_MiNjbRbpHZvBkxmNfp6S85056cypes7I_Vabso. Acesso em: 03 nov. 2025. , 2021
APA
Rodrigues, T., & Helene, O. A. M. (2021). Físicos da USP propõem nova análise de dados da pandemia de COVID-19. Sociedade Brasileira de Física. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/acontece/1244-fisicos-da-usp-propoem-nova-analise-de-dados-da-pandemia-de-covid-19?fbclid=IwAR2ZyHhtYdTm7YEtWdTn_MiNjbRbpHZvBkxmNfp6S85056cypes7I_Vabso
NLM
Rodrigues T, Helene OAM. Físicos da USP propõem nova análise de dados da pandemia de COVID-19 [Internet]. Sociedade Brasileira de Física. 2021 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/acontece/1244-fisicos-da-usp-propoem-nova-analise-de-dados-da-pandemia-de-covid-19?fbclid=IwAR2ZyHhtYdTm7YEtWdTn_MiNjbRbpHZvBkxmNfp6S85056cypes7I_Vabso
Vancouver
Rodrigues T, Helene OAM. Físicos da USP propõem nova análise de dados da pandemia de COVID-19 [Internet]. Sociedade Brasileira de Física. 2021 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: http://www.sbfisica.org.br/v1/home/index.php/pt/acontece/1244-fisicos-da-usp-propoem-nova-analise-de-dados-da-pandemia-de-covid-19?fbclid=IwAR2ZyHhtYdTm7YEtWdTn_MiNjbRbpHZvBkxmNfp6S85056cypes7I_Vabso
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
HELENE, Otaviano Augusto Marcondes. O (surpreendentemente?) baixo custo de uma boa universidade pública. [Depoimento]. Jornal da USP. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/o-surpreendentemente-baixo-custo-de-uma-boa-universidade-publica/?fbclid=IwAR2mPRzgHjMvzd3IIvYKGqKaCxnvM_u-JlRD8O9UMQRHqrAEGLkIveguChE. Acesso em: 03 nov. 2025. , 2021
APA
Helene, O. A. M. (2021). O (surpreendentemente?) baixo custo de uma boa universidade pública. [Depoimento]. Jornal da USP. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://jornal.usp.br/artigos/o-surpreendentemente-baixo-custo-de-uma-boa-universidade-publica/?fbclid=IwAR2mPRzgHjMvzd3IIvYKGqKaCxnvM_u-JlRD8O9UMQRHqrAEGLkIveguChE
NLM
Helene OAM. O (surpreendentemente?) baixo custo de uma boa universidade pública. [Depoimento] [Internet]. Jornal da USP. 2021 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://jornal.usp.br/artigos/o-surpreendentemente-baixo-custo-de-uma-boa-universidade-publica/?fbclid=IwAR2mPRzgHjMvzd3IIvYKGqKaCxnvM_u-JlRD8O9UMQRHqrAEGLkIveguChE
Vancouver
Helene OAM. O (surpreendentemente?) baixo custo de uma boa universidade pública. [Depoimento] [Internet]. Jornal da USP. 2021 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://jornal.usp.br/artigos/o-surpreendentemente-baixo-custo-de-uma-boa-universidade-publica/?fbclid=IwAR2mPRzgHjMvzd3IIvYKGqKaCxnvM_u-JlRD8O9UMQRHqrAEGLkIveguChE
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
HELENE, Otaviano Augusto Marcondes. Alguns fatos e algumas considerações sobre o ensino a distância. [Depoimento]. Jornal da USP. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/alguns-fatos-e-algumas-consideracoes-sobre-o-ensino-a-distancia/. Acesso em: 03 nov. 2025. , 2021
APA
Helene, O. A. M. (2021). Alguns fatos e algumas considerações sobre o ensino a distância. [Depoimento]. Jornal da USP. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://jornal.usp.br/artigos/alguns-fatos-e-algumas-consideracoes-sobre-o-ensino-a-distancia/
NLM
Helene OAM. Alguns fatos e algumas considerações sobre o ensino a distância. [Depoimento] [Internet]. Jornal da USP. 2021 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://jornal.usp.br/artigos/alguns-fatos-e-algumas-consideracoes-sobre-o-ensino-a-distancia/
Vancouver
Helene OAM. Alguns fatos e algumas considerações sobre o ensino a distância. [Depoimento] [Internet]. Jornal da USP. 2021 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://jornal.usp.br/artigos/alguns-fatos-e-algumas-consideracoes-sobre-o-ensino-a-distancia/
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
HELENE, Otaviano Augusto Marcondes. O Professor Otaviano Helene fala "Sobre escolas, exclusão e segregação" [Depoimento]. Jornal Folha de São Paulo. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2020/09/sobre-escolas-exclusao-e-segregacao.shtml. Acesso em: 03 nov. 2025. , 2020
APA
Helene, O. A. M. (2020). O Professor Otaviano Helene fala "Sobre escolas, exclusão e segregação" [Depoimento]. Jornal Folha de São Paulo. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2020/09/sobre-escolas-exclusao-e-segregacao.shtml
NLM
Helene OAM. O Professor Otaviano Helene fala "Sobre escolas, exclusão e segregação" [Depoimento] [Internet]. Jornal Folha de São Paulo. 2020 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2020/09/sobre-escolas-exclusao-e-segregacao.shtml
Vancouver
Helene OAM. O Professor Otaviano Helene fala "Sobre escolas, exclusão e segregação" [Depoimento] [Internet]. Jornal Folha de São Paulo. 2020 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2020/09/sobre-escolas-exclusao-e-segregacao.shtml
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
HELENE, Otaviano Augusto Marcondes. Após o final dos isolamentos, reduzir as perdas. [Depoimento]. Jornal da USP. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/apos-o-final-dos-isolamentos-reduzir-as-perdas/. Acesso em: 03 nov. 2025. , 2020
APA
Helene, O. A. M. (2020). Após o final dos isolamentos, reduzir as perdas. [Depoimento]. Jornal da USP. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://jornal.usp.br/artigos/apos-o-final-dos-isolamentos-reduzir-as-perdas/
NLM
Helene OAM. Após o final dos isolamentos, reduzir as perdas. [Depoimento] [Internet]. Jornal da USP. 2020 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://jornal.usp.br/artigos/apos-o-final-dos-isolamentos-reduzir-as-perdas/
Vancouver
Helene OAM. Após o final dos isolamentos, reduzir as perdas. [Depoimento] [Internet]. Jornal da USP. 2020 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://jornal.usp.br/artigos/apos-o-final-dos-isolamentos-reduzir-as-perdas/
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
AGOPYAN, Vahan et al. Nos países desenvolvidos, o dinheiro que financia a ciência na universidade é público [Depoimento a Luiza Caires]. Jornal da USP. São Paulo: Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/nos-paises-desenvolvidos-o-dinheiro-que-financia-a-ciencia-e-publico/. Acesso em: 03 nov. 2025. , 2019
APA
Agopyan, V., Bertotti, M., Helene, O. A. M., Cruz, C. B., Canuto, S. R. A., Solano, E., et al. (2019). Nos países desenvolvidos, o dinheiro que financia a ciência na universidade é público [Depoimento a Luiza Caires]. Jornal da USP. São Paulo: Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://jornal.usp.br/ciencias/nos-paises-desenvolvidos-o-dinheiro-que-financia-a-ciencia-e-publico/
NLM
Agopyan V, Bertotti M, Helene OAM, Cruz CB, Canuto SRA, Solano E, Aguilaniu H, Bernucci LLB, Costa D de M. Nos países desenvolvidos, o dinheiro que financia a ciência na universidade é público [Depoimento a Luiza Caires] [Internet]. Jornal da USP. 2019 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://jornal.usp.br/ciencias/nos-paises-desenvolvidos-o-dinheiro-que-financia-a-ciencia-e-publico/
Vancouver
Agopyan V, Bertotti M, Helene OAM, Cruz CB, Canuto SRA, Solano E, Aguilaniu H, Bernucci LLB, Costa D de M. Nos países desenvolvidos, o dinheiro que financia a ciência na universidade é público [Depoimento a Luiza Caires] [Internet]. Jornal da USP. 2019 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://jornal.usp.br/ciencias/nos-paises-desenvolvidos-o-dinheiro-que-financia-a-ciencia-e-publico/
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
HELENE, Otaviano Augusto Marcondes. Decifrando o Future-se. Tradução . Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2019/10/decifrando-o-future-se.shtml. Acesso em: 03 nov. 2025.
APA
Helene, O. A. M. (2019). Decifrando o Future-se. Jornal Folha de São Paulo. São Paulo: Instituto de Física, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2019/10/decifrando-o-future-se.shtml
NLM
Helene OAM. Decifrando o Future-se [Internet]. Jornal Folha de São Paulo. 2019 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2019/10/decifrando-o-future-se.shtml
Vancouver
Helene OAM. Decifrando o Future-se [Internet]. Jornal Folha de São Paulo. 2019 ;[citado 2025 nov. 03 ] Available from: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2019/10/decifrando-o-future-se.shtml
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
ABNT
MARTINS, Thiago Gonçalves dos Santos et al. Modelo para o ensino da oftalmoscopia direta. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 2, p. 2303-1-2303-8, 2014Tradução . . Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/362303.pdf. Acesso em: 03 nov. 2025.
APA
Martins, T. G. dos S., Costa, A. L. F. de A., Martins, R. V., Martins, E. N., Alves, M. R., Helene, O. A. M., & Schor, P. (2014). Modelo para o ensino da oftalmoscopia direta. Revista Brasileira de Ensino de Física, 36( 2), 2303-1-2303-8. doi:10.1590/s1806-11172014000200003
NLM
Martins TG dos S, Costa ALF de A, Martins RV, Martins EN, Alves MR, Helene OAM, Schor P. Modelo para o ensino da oftalmoscopia direta [Internet]. Revista Brasileira de Ensino de Física. 2014 ; 36( 2): 2303-1-2303-8.[citado 2025 nov. 03 ] Available from: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/362303.pdf
Vancouver
Martins TG dos S, Costa ALF de A, Martins RV, Martins EN, Alves MR, Helene OAM, Schor P. Modelo para o ensino da oftalmoscopia direta [Internet]. Revista Brasileira de Ensino de Física. 2014 ; 36( 2): 2303-1-2303-8.[citado 2025 nov. 03 ] Available from: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/362303.pdf