Filters : "FE" "ARTIGO DE PERIODICO-TRADUCAO" Limpar

Filters



Refine with date range


  • Source: Ponto Urbe. Unidade: FE

    Subjects: ANTROPOLOGIA CULTURAL E SOCIAL, ETNOGRAFIA, YANOMAMI

    Online source accessDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      OLIVEIRA, Rosenilton Silva de e LABAÑINO, Yumei de Isabel Morales. A queda do céu: um pas-de-deux entre um xamã e um antropólogo. Ponto Urbe. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://doi.org/10.4000/pontourbe.7544. Acesso em: 30 nov. 2022. , 2019
    • APA

      Oliveira, R. S. de, & Labañino, Y. de I. M. (2019). A queda do céu: um pas-de-deux entre um xamã e um antropólogo. Ponto Urbe. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. doi:10.4000/pontourbe.7544
    • NLM

      Oliveira RS de, Labañino Y de IM. A queda do céu: um pas-de-deux entre um xamã e um antropólogo [Internet]. Ponto Urbe. 2019 ;( 25): 1-23.[citado 2022 nov. 30 ] Available from: https://doi.org/10.4000/pontourbe.7544
    • Vancouver

      Oliveira RS de, Labañino Y de IM. A queda do céu: um pas-de-deux entre um xamã e um antropólogo [Internet]. Ponto Urbe. 2019 ;( 25): 1-23.[citado 2022 nov. 30 ] Available from: https://doi.org/10.4000/pontourbe.7544
  • Source: Revista de Educação do Cogeime. Unidade: FE

    Subjects: FILOSOFIA, TEOLOGIA, CIÊNCIA

    Online source accessHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LAUAND, Luiz Jean. Ciência, filosofar e teologia: nota introdutória a dois textos clássicos de Josef Pieper. Revista de Educação do Cogeime. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://www.redemetodista.edu.br/revistas/revistas-cogeime/index.php/COGEIME/article/view/127. Acesso em: 30 nov. 2022. , 2014
    • APA

      Lauand, L. J. (2014). Ciência, filosofar e teologia: nota introdutória a dois textos clássicos de Josef Pieper. Revista de Educação do Cogeime. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.redemetodista.edu.br/revistas/revistas-cogeime/index.php/COGEIME/article/view/127
    • NLM

      Lauand LJ. Ciência, filosofar e teologia: nota introdutória a dois textos clássicos de Josef Pieper [Internet]. Revista de Educação do Cogeime. 2014 ; 23( 44): 65-73.[citado 2022 nov. 30 ] Available from: https://www.redemetodista.edu.br/revistas/revistas-cogeime/index.php/COGEIME/article/view/127
    • Vancouver

      Lauand LJ. Ciência, filosofar e teologia: nota introdutória a dois textos clássicos de Josef Pieper [Internet]. Revista de Educação do Cogeime. 2014 ; 23( 44): 65-73.[citado 2022 nov. 30 ] Available from: https://www.redemetodista.edu.br/revistas/revistas-cogeime/index.php/COGEIME/article/view/127
  • Source: Notandum. Unidade: FE

    Subjects: CULTURA, FILOSOFIA, PROVÉRBIOS

    Online source accessHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LAUAND, Luiz Jean. Cem provérbios da tradição árabe. Notandum. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.hottopos.com/notand35/127-140JeanProverbios.pdf. Acesso em: 30 nov. 2022. , 2014
    • APA

      Lauand, L. J. (2014). Cem provérbios da tradição árabe. Notandum. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.hottopos.com/notand35/127-140JeanProverbios.pdf
    • NLM

      Lauand LJ. Cem provérbios da tradição árabe [Internet]. Notandum. 2014 ; 17( 35-36): 127-140.[citado 2022 nov. 30 ] Available from: http://www.hottopos.com/notand35/127-140JeanProverbios.pdf
    • Vancouver

      Lauand LJ. Cem provérbios da tradição árabe [Internet]. Notandum. 2014 ; 17( 35-36): 127-140.[citado 2022 nov. 30 ] Available from: http://www.hottopos.com/notand35/127-140JeanProverbios.pdf
  • Source: Notandum. Unidade: FE

    Subject: FILOSOFIA

    Online source accessHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LAUAND, Luiz Jean. Livro da escala de Maomé - capítulos 50, 51 e 70. Notandum. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.hottopos.com/collat9/jeannn.htm. Acesso em: 30 nov. 2022. , 2014
    • APA

      Lauand, L. J. (2014). Livro da escala de Maomé - capítulos 50, 51 e 70. Notandum. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.hottopos.com/collat9/jeannn.htm
    • NLM

      Lauand LJ. Livro da escala de Maomé - capítulos 50, 51 e 70 [Internet]. Notandum. 2014 ; 17( 35-36): 77-84.[citado 2022 nov. 30 ] Available from: http://www.hottopos.com/collat9/jeannn.htm
    • Vancouver

      Lauand LJ. Livro da escala de Maomé - capítulos 50, 51 e 70 [Internet]. Notandum. 2014 ; 17( 35-36): 77-84.[citado 2022 nov. 30 ] Available from: http://www.hottopos.com/collat9/jeannn.htm
  • Source: Revista Internacional d' Humanitats. Unidade: FE

    Subjects: SERMÃO, CONHECIMENTO, CRISTIANISMO, RELIGIÃO, FILOSOFIA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Textos Bernardo de Claraval: sermão sobre o conhecimento e a ignorância. Revista Internacional d' Humanitats. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 30 nov. 2022. , 2013
    • APA

      Textos Bernardo de Claraval: sermão sobre o conhecimento e a ignorância. (2013). Textos Bernardo de Claraval: sermão sobre o conhecimento e a ignorância. Revista Internacional d' Humanitats. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Textos Bernardo de Claraval: sermão sobre o conhecimento e a ignorância. Revista Internacional d' Humanitats. 2013 ; 16( 28): 139-148.[citado 2022 nov. 30 ]
    • Vancouver

      Textos Bernardo de Claraval: sermão sobre o conhecimento e a ignorância. Revista Internacional d' Humanitats. 2013 ; 16( 28): 139-148.[citado 2022 nov. 30 ]
  • Source: Collatio. Unidades: FFLCH, FE

    Subjects: CULTURA ORIENTAL, LÍNGUA ÁRABE, LITERATURA ÁRABE, TEATRO (LITERATURA), CULTURA ISLÂMICA

    Online source accessHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      HANANIA, Aida Ramezá e LAUAND, Luiz Jean. O Drama de Karbala: a Paixão de Imam Hussain. Collatio. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.hottopos.com/collat10/4758AidaAshura.pdf. Acesso em: 30 nov. 2022. , 2012
    • APA

      Hanania, A. R., & Lauand, L. J. (2012). O Drama de Karbala: a Paixão de Imam Hussain. Collatio. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.hottopos.com/collat10/4758AidaAshura.pdf
    • NLM

      Hanania AR, Lauand LJ. O Drama de Karbala: a Paixão de Imam Hussain [Internet]. Collatio. 2012 ;( ja/mar. 2012): 52-58.[citado 2022 nov. 30 ] Available from: http://www.hottopos.com/collat10/4758AidaAshura.pdf
    • Vancouver

      Hanania AR, Lauand LJ. O Drama de Karbala: a Paixão de Imam Hussain [Internet]. Collatio. 2012 ;( ja/mar. 2012): 52-58.[citado 2022 nov. 30 ] Available from: http://www.hottopos.com/collat10/4758AidaAshura.pdf
  • Source: International Studies on Law and Education. Unidade: FE

    Subjects: FILOSOFIA MEDIEVAL, FILOSOFIA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LAUAND, Luiz Jean. A Espanha medieval fronteira da cristandade. International Studies on Law and Education. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 30 nov. 2022. , 2012
    • APA

      Lauand, L. J. (2012). A Espanha medieval fronteira da cristandade. International Studies on Law and Education. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Lauand LJ. A Espanha medieval fronteira da cristandade. International Studies on Law and Education. 2012 ;(12): 57-68.[citado 2022 nov. 30 ]
    • Vancouver

      Lauand LJ. A Espanha medieval fronteira da cristandade. International Studies on Law and Education. 2012 ;(12): 57-68.[citado 2022 nov. 30 ]
  • Source: International Studies on Law and Education. Unidade: FE

    Subjects: EDUCAÇÃO COMPARADA, RELIGIÃO, DISCRIMINAÇÃO, MULHERES

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FISCHMANN, Roseli. Educação laica (nas escolas públicas): uma questão política, cultural e de direito. International Studies on Law and Education. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 30 nov. 2022. , 2012
    • APA

      Fischmann, R. (2012). Educação laica (nas escolas públicas): uma questão política, cultural e de direito. International Studies on Law and Education. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Fischmann R. Educação laica (nas escolas públicas): uma questão política, cultural e de direito. International Studies on Law and Education. 2012 ;(11): 5-18.[citado 2022 nov. 30 ]
    • Vancouver

      Fischmann R. Educação laica (nas escolas públicas): uma questão política, cultural e de direito. International Studies on Law and Education. 2012 ;(11): 5-18.[citado 2022 nov. 30 ]
  • Source: International Studies on Law and Education. Unidade: FE

    Subjects: CRISTIANISMO, CRISTIANISMO, TEOLOGIA, FILOSOFIA DA RELIGIÃO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      A inovação radical do cristianismo. International Studies on Law and Education. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 30 nov. 2022. , 2012
    • APA

      A inovação radical do cristianismo. (2012). A inovação radical do cristianismo. International Studies on Law and Education. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      A inovação radical do cristianismo. International Studies on Law and Education. 2012 ;( 11): 73-78.[citado 2022 nov. 30 ]
    • Vancouver

      A inovação radical do cristianismo. International Studies on Law and Education. 2012 ;( 11): 73-78.[citado 2022 nov. 30 ]
  • Source: Collatio. Unidades: FFLCH, FE

    Subjects: CULTURA ORIENTAL, ARTES

    Online source accessHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      HIROSE, Chie et al. Educação, contar histórias e artes orientais. Collatio. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.hottopos.com/collat11/101-116MesaRedonda.pdf. Acesso em: 30 nov. 2022. , 2012
    • APA

      Hirose, C., Vassimon, G., Santos, S. O. dos, Horta, S. R. de G., & Lauand, L. J. (2012). Educação, contar histórias e artes orientais. Collatio. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.hottopos.com/collat11/101-116MesaRedonda.pdf
    • NLM

      Hirose C, Vassimon G, Santos SO dos, Horta SR de G, Lauand LJ. Educação, contar histórias e artes orientais [Internet]. Collatio. 2012 ;( abr./ju 2012): 101-116.[citado 2022 nov. 30 ] Available from: http://www.hottopos.com/collat11/101-116MesaRedonda.pdf
    • Vancouver

      Hirose C, Vassimon G, Santos SO dos, Horta SR de G, Lauand LJ. Educação, contar histórias e artes orientais [Internet]. Collatio. 2012 ;( abr./ju 2012): 101-116.[citado 2022 nov. 30 ] Available from: http://www.hottopos.com/collat11/101-116MesaRedonda.pdf
  • Source: International Studies on Law and Education. Unidade: FE

    Subjects: FILOSOFIA DA RELIGIÃO, VIRTUDE, TEOLOGIA, FILOSOFIA CRISTÃ

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      As virtudes cardeais revisitadas. International Studies on Law and Education. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 30 nov. 2022. , 2012
    • APA

      As virtudes cardeais revisitadas. (2012). As virtudes cardeais revisitadas. International Studies on Law and Education. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      As virtudes cardeais revisitadas. International Studies on Law and Education. 2012 ;( 11): 95-101.[citado 2022 nov. 30 ]
    • Vancouver

      As virtudes cardeais revisitadas. International Studies on Law and Education. 2012 ;( 11): 95-101.[citado 2022 nov. 30 ]
  • Source: Notandum. Unidade: FE

    Subject: FILOSOFIA

    Online source accessHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LAUAND, Luiz Jean. Inútil e indispensável. Notandum. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.hottopos.com/notand26/N-71-72Pieper.pdf. Acesso em: 30 nov. 2022. , 2011
    • APA

      Lauand, L. J. (2011). Inútil e indispensável. Notandum. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.hottopos.com/notand26/N-71-72Pieper.pdf
    • NLM

      Lauand LJ. Inútil e indispensável [Internet]. Notandum. 2011 ; 14( 26): 71-72.[citado 2022 nov. 30 ] Available from: http://www.hottopos.com/notand26/N-71-72Pieper.pdf
    • Vancouver

      Lauand LJ. Inútil e indispensável [Internet]. Notandum. 2011 ; 14( 26): 71-72.[citado 2022 nov. 30 ] Available from: http://www.hottopos.com/notand26/N-71-72Pieper.pdf
  • Source: International Studies on Law and Education. Unidade: FE

    Subjects: FILOSOFIA, CIÊNCIA, TEOLOGIA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Dois modos de ser crítico. International Studies on Law and Education. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 30 nov. 2022. , 2011
    • APA

      Dois modos de ser crítico. (2011). Dois modos de ser crítico. International Studies on Law and Education. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Dois modos de ser crítico. International Studies on Law and Education. 2011 ;( 09): set./dez. 2011. 39-40.[citado 2022 nov. 30 ]
    • Vancouver

      Dois modos de ser crítico. International Studies on Law and Education. 2011 ;( 09): set./dez. 2011. 39-40.[citado 2022 nov. 30 ]
  • Source: Revista Brasileira de História da Educação. Unidade: FE

    Subjects: CURRÍCULOS E PROGRAMAS (ENSINO), HISTÓRIA (ENSINO), GEOGRAFIA (ENSINO)

    Online source accessHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CARPENTIER, Claude. Manuais e programas escolares franceses de história e de geografia: identidades, globalização e construção europeia (1995-2002). Revista Brasileira de História da Educação. Campinas: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 30 nov. 2022. , 2010
    • APA

      Carpentier, C. (2010). Manuais e programas escolares franceses de história e de geografia: identidades, globalização e construção europeia (1995-2002). Revista Brasileira de História da Educação. Campinas: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Carpentier C. Manuais e programas escolares franceses de história e de geografia: identidades, globalização e construção europeia (1995-2002). Revista Brasileira de História da Educação. 2010 ;( ja-abr. 2010.): 113-139.[citado 2022 nov. 30 ]
    • Vancouver

      Carpentier C. Manuais e programas escolares franceses de história e de geografia: identidades, globalização e construção europeia (1995-2002). Revista Brasileira de História da Educação. 2010 ;( ja-abr. 2010.): 113-139.[citado 2022 nov. 30 ]
  • Source: Mirandum.. Unidade: FE

    Online source accessHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LAUAND, Luiz Jean e CASTRO, Roberto C. G. A Carta de Bento VXI para o Centro de Estudos Josef Pieper [Tradução]. Mirandum. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.hottopos.com/mirand21/bento.pdf. Acesso em: 30 nov. 2022. , 2010
    • APA

      Lauand, L. J., & Castro, R. C. G. (2010). A Carta de Bento VXI para o Centro de Estudos Josef Pieper [Tradução]. Mirandum.. São Paulo, SP: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.hottopos.com/mirand21/bento.pdf
    • NLM

      Lauand LJ, Castro RCG. A Carta de Bento VXI para o Centro de Estudos Josef Pieper [Tradução] [Internet]. Mirandum. 2010 ; 14( 21):[citado 2022 nov. 30 ] Available from: http://www.hottopos.com/mirand21/bento.pdf
    • Vancouver

      Lauand LJ, Castro RCG. A Carta de Bento VXI para o Centro de Estudos Josef Pieper [Tradução] [Internet]. Mirandum. 2010 ; 14( 21):[citado 2022 nov. 30 ] Available from: http://www.hottopos.com/mirand21/bento.pdf
  • Source: Videtur. Unidade: FE

    Subjects: MATEMÁTICA, ARITMÉTICA, GEOMETRIA, IDADE MÉDIA (EDUCAÇÃO)

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Sobre a matemática: aritmética e geometria. Videtur. Porto, PO: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 30 nov. 2022. , 2005
    • APA

      Sobre a matemática: aritmética e geometria. (2005). Sobre a matemática: aritmética e geometria. Videtur. Porto, PO: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Sobre a matemática: aritmética e geometria. Videtur. 2005 ;( 30): 31-40.[citado 2022 nov. 30 ]
    • Vancouver

      Sobre a matemática: aritmética e geometria. Videtur. 2005 ;( 30): 31-40.[citado 2022 nov. 30 ]
  • Source: Videtur. Unidade: FE

    Subjects: IDADE MÉDIA, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Instituições - Cap. 30: sobre os copistas e a recordação da ortografia. Videtur. Porto, PO: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 30 nov. 2022. , 2005
    • APA

      Instituições - Cap. 30: sobre os copistas e a recordação da ortografia. (2005). Instituições - Cap. 30: sobre os copistas e a recordação da ortografia. Videtur. Porto, PO: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Instituições - Cap. 30: sobre os copistas e a recordação da ortografia. Videtur. 2005 ;( 31): 65-66.[citado 2022 nov. 30 ]
    • Vancouver

      Instituições - Cap. 30: sobre os copistas e a recordação da ortografia. Videtur. 2005 ;( 31): 65-66.[citado 2022 nov. 30 ]
  • Source: Ruah.. Unidade: FE

    Subjects: FILOSOFIA ESCOLÁSTICA, FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, FILOSOFIA MEDIEVAL

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Boécio e o de Trinitate: tradução e estudo introdutório. Ruah. Santo André: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 30 nov. 2022. , 2005
    • APA

      Boécio e o de Trinitate: tradução e estudo introdutório. (2005). Boécio e o de Trinitate: tradução e estudo introdutório. Ruah.. Santo André: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Boécio e o de Trinitate: tradução e estudo introdutório. Ruah. 2005 ;( 1): 33-52.[citado 2022 nov. 30 ]
    • Vancouver

      Boécio e o de Trinitate: tradução e estudo introdutório. Ruah. 2005 ;( 1): 33-52.[citado 2022 nov. 30 ]
  • Source: Revista Internacional d'Humanitats. Unidade: FE

    Subjects: MEMÓRIA (PSICOLOGIA), FILOSOFIA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      É a memória parte da prudência?. Revista Internacional d'Humanitats. Barcelona: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 30 nov. 2022. , 2005
    • APA

      É a memória parte da prudência? (2005). É a memória parte da prudência? Revista Internacional d'Humanitats. Barcelona: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      É a memória parte da prudência? Revista Internacional d'Humanitats. 2005 ; 8( 8): 40-42.[citado 2022 nov. 30 ]
    • Vancouver

      É a memória parte da prudência? Revista Internacional d'Humanitats. 2005 ; 8( 8): 40-42.[citado 2022 nov. 30 ]
  • Source: Videtur. Unidade: FE

    Subject: ETIMOLOGIA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Algumas etimologias - Isidoro de Sevilha. Videtur. Porto: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 30 nov. 2022. , 2004
    • APA

      Algumas etimologias - Isidoro de Sevilha. (2004). Algumas etimologias - Isidoro de Sevilha. Videtur. Porto: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Algumas etimologias - Isidoro de Sevilha. Videtur. 2004 ;( 25): 50-54.[citado 2022 nov. 30 ]
    • Vancouver

      Algumas etimologias - Isidoro de Sevilha. Videtur. 2004 ;( 25): 50-54.[citado 2022 nov. 30 ]

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2022