Filtros : "PIGNATARI, DECIO" "FAU" Removido: "TORRES, ELIZABETH APARECIDA FERRAZ DA S" Limpar

Filtros



Refine with date range


  • Source: Viver Osasco. Unidade: FAU

    Assunto: OSASCO (SP) (CRÍTICA)

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PIGNATARI, Décio. Amigos, o trem, Frankenstein e um time de futebol chamado Soma. Viver Osasco, v. jan./fe 2012, n. 11, p. 19, 2012Tradução . . Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Pignatari, D. (2012). Amigos, o trem, Frankenstein e um time de futebol chamado Soma. Viver Osasco, jan./fe 2012( 11), 19.
    • NLM

      Pignatari D. Amigos, o trem, Frankenstein e um time de futebol chamado Soma. Viver Osasco. 2012 ; jan./fe 2012( 11): 19.[citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pignatari D. Amigos, o trem, Frankenstein e um time de futebol chamado Soma. Viver Osasco. 2012 ; jan./fe 2012( 11): 19.[citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Folha de São Paulo. Unidade: FAU

    Assunto: POESIA CONCRETA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PIGNATARI, Décio. Prestes a completar 80 anos, Décio Pignatari não quer celebrar data nem cinqüentenário da poesia concreta; ele diz que não guarda rancor do inimigo íntimo Ferreira Gullar, critica a arquitetura e vê vanguardismo na moda [Entrevista a Eduardo Simões e Noemi Jafee]. Folha de São Paulo. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 19 nov. 2024. , 2007
    • APA

      Pignatari, D. (2007). Prestes a completar 80 anos, Décio Pignatari não quer celebrar data nem cinqüentenário da poesia concreta; ele diz que não guarda rancor do inimigo íntimo Ferreira Gullar, critica a arquitetura e vê vanguardismo na moda [Entrevista a Eduardo Simões e Noemi Jafee]. Folha de São Paulo. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Pignatari D. Prestes a completar 80 anos, Décio Pignatari não quer celebrar data nem cinqüentenário da poesia concreta; ele diz que não guarda rancor do inimigo íntimo Ferreira Gullar, critica a arquitetura e vê vanguardismo na moda [Entrevista a Eduardo Simões e Noemi Jafee]. Folha de São Paulo. 2007 ;04 ago. 2007. E1.[citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pignatari D. Prestes a completar 80 anos, Décio Pignatari não quer celebrar data nem cinqüentenário da poesia concreta; ele diz que não guarda rancor do inimigo íntimo Ferreira Gullar, critica a arquitetura e vê vanguardismo na moda [Entrevista a Eduardo Simões e Noemi Jafee]. Folha de São Paulo. 2007 ;04 ago. 2007. E1.[citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Folha de de São Paulo. Ilustrada. Unidade: FAU

    Assunto: POESIA CONCRETA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PIGNATARI, Décio. "Vanguarda majoritária não existe", diz poeta. Pignatari afirma qua mais importante que ser novo é ter poesia de alto repertório; para ele, número 1 foi Sousândrade: correspondência com os irmãos Campos, organizada em livro, mostrará nascimento da poesia concreta e "xingatórios" [Entrevista a Eduardo Simões e Noemi Jaffe]. Folha de de São Paulo. Ilustrada. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 19 nov. 2024. , 2007
    • APA

      Pignatari, D. (2007). "Vanguarda majoritária não existe", diz poeta. Pignatari afirma qua mais importante que ser novo é ter poesia de alto repertório; para ele, número 1 foi Sousândrade: correspondência com os irmãos Campos, organizada em livro, mostrará nascimento da poesia concreta e "xingatórios" [Entrevista a Eduardo Simões e Noemi Jaffe]. Folha de de São Paulo. Ilustrada. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Pignatari D. "Vanguarda majoritária não existe", diz poeta. Pignatari afirma qua mais importante que ser novo é ter poesia de alto repertório; para ele, número 1 foi Sousândrade: correspondência com os irmãos Campos, organizada em livro, mostrará nascimento da poesia concreta e "xingatórios" [Entrevista a Eduardo Simões e Noemi Jaffe]. Folha de de São Paulo. Ilustrada. 2007 ;04 ago 2007. E2-3.[citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pignatari D. "Vanguarda majoritária não existe", diz poeta. Pignatari afirma qua mais importante que ser novo é ter poesia de alto repertório; para ele, número 1 foi Sousândrade: correspondência com os irmãos Campos, organizada em livro, mostrará nascimento da poesia concreta e "xingatórios" [Entrevista a Eduardo Simões e Noemi Jaffe]. Folha de de São Paulo. Ilustrada. 2007 ;04 ago 2007. E2-3.[citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Unidade: FAU

    Subjects: COMUNICAÇÃO (ENSAIOS), CONTRACULTURA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PIGNATARI, Décio. Teoria da guerrilha artística. Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Tradução . Rio de Janeiro: Funarte, 2006. . . Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Pignatari, D. (2006). Teoria da guerrilha artística. In Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte.
    • NLM

      Pignatari D. Teoria da guerrilha artística. In: Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte; 2006. [citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pignatari D. Teoria da guerrilha artística. In: Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte; 2006. [citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Unidade: FAU

    Assunto: ARTE MODERNA (CRÍTICA)

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PIGNATARI, Décio. A vingança de Aracy Pape. Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Tradução . Rio de Janeiro: Funarte, 2006. . . Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Pignatari, D. (2006). A vingança de Aracy Pape. In Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte.
    • NLM

      Pignatari D. A vingança de Aracy Pape. In: Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte; 2006. [citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pignatari D. A vingança de Aracy Pape. In: Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte; 2006. [citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Unidade: FAU

    Assunto: ARTE CONCRETA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PIGNATARI, Décio. Arte concreta: objeto e objetivo - A propósito da mostra de arte arte concreta. Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Tradução . Rio de Janeiro: Funarte, 2006. . . Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Pignatari, D. (2006). Arte concreta: objeto e objetivo - A propósito da mostra de arte arte concreta. In Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte.
    • NLM

      Pignatari D. Arte concreta: objeto e objetivo - A propósito da mostra de arte arte concreta. In: Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte; 2006. [citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pignatari D. Arte concreta: objeto e objetivo - A propósito da mostra de arte arte concreta. In: Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte; 2006. [citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Unidade: FAU

    Assunto: ARTE CONTEMPORÂNEA (EVENTOS)

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FARIAS, Agnaldo A. C. Faxinal das Artes no Faxinal do Céu. Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Tradução . Rio de Janeiro: Funarte, 2006. . . Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Farias, A. A. C. (2006). Faxinal das Artes no Faxinal do Céu. In Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte.
    • NLM

      Farias AAC. Faxinal das Artes no Faxinal do Céu. In: Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte; 2006. [citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Farias AAC. Faxinal das Artes no Faxinal do Céu. In: Crítica de arte no Brasil : temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte; 2006. [citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Folha de São Paulo. Unidade: FAU

    Assunto: CINEMA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PIGNATARI, Décio. Kierkegaard em Dogville: influenciado pela teologia existencialista do pensador dinamarquês, grupo Dogma, que completou dez anos, inaugurou o realismo ético no cinema. Tradução . Folha de São Paulo, São Paulo, 2005. , p. 24 abr. 2005. 3. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Pignatari, D. (2005). Kierkegaard em Dogville: influenciado pela teologia existencialista do pensador dinamarquês, grupo Dogma, que completou dez anos, inaugurou o realismo ético no cinema. Folha de São Paulo, p. 24 abr. 2005. 3. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Pignatari D. Kierkegaard em Dogville: influenciado pela teologia existencialista do pensador dinamarquês, grupo Dogma, que completou dez anos, inaugurou o realismo ético no cinema. Folha de São Paulo. 2005 ;24 abr. 2005. 3.[citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pignatari D. Kierkegaard em Dogville: influenciado pela teologia existencialista do pensador dinamarquês, grupo Dogma, que completou dez anos, inaugurou o realismo ético no cinema. Folha de São Paulo. 2005 ;24 abr. 2005. 3.[citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Marcas trade marks CM Cauduro Martino Arquitetos Associados. Unidade: FAU

    Subjects: COMUNICAÇÃO VISUAL, LOGOTIPOS, MARCAS COMERCIAIS, DESIGN GRÁFICO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PIGNATARI, Décio. Marca do tempo, tempo da marca. Marcas trade marks CM Cauduro Martino Arquitetos Associados. Tradução . São Paulo: Imprensa Oficial, 2005. . . Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Pignatari, D. (2005). Marca do tempo, tempo da marca. In Marcas trade marks CM Cauduro Martino Arquitetos Associados. São Paulo: Imprensa Oficial.
    • NLM

      Pignatari D. Marca do tempo, tempo da marca. In: Marcas trade marks CM Cauduro Martino Arquitetos Associados. São Paulo: Imprensa Oficial; 2005. [citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pignatari D. Marca do tempo, tempo da marca. In: Marcas trade marks CM Cauduro Martino Arquitetos Associados. São Paulo: Imprensa Oficial; 2005. [citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Folha de São Paulo. Unidade: FAU

    Assunto: TEATRO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PIGNATARI, Décio. Pignatari vai ao teatro e anuncia peça. /Depoimento a Valmir Santos. Folha de São Paulo. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 19 nov. 2024. , 2002
    • APA

      Pignatari, D. (2002). Pignatari vai ao teatro e anuncia peça. /Depoimento a Valmir Santos. Folha de São Paulo. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Pignatari D. Pignatari vai ao teatro e anuncia peça. /Depoimento a Valmir Santos. Folha de São Paulo. 2002 ; E3.[citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pignatari D. Pignatari vai ao teatro e anuncia peça. /Depoimento a Valmir Santos. Folha de São Paulo. 2002 ; E3.[citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Folha de São Paulo. Unidade: FAU

    Assunto: ARTES

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PAPE, Lygia et al. Seleção cultural brasileira "joga" em NY [Depoimento a Cassiano Elek Machado]. Folha de São Paulo. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 19 nov. 2024. , 2001
    • APA

      Pape, L., Pérez-Barreiro, G., Piñon, N., Herkenhoff, P., & Pignatari, D. (2001). Seleção cultural brasileira "joga" em NY [Depoimento a Cassiano Elek Machado]. Folha de São Paulo. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Pape L, Pérez-Barreiro G, Piñon N, Herkenhoff P, Pignatari D. Seleção cultural brasileira "joga" em NY [Depoimento a Cassiano Elek Machado]. Folha de São Paulo. 2001 ;5.[citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pape L, Pérez-Barreiro G, Piñon N, Herkenhoff P, Pignatari D. Seleção cultural brasileira "joga" em NY [Depoimento a Cassiano Elek Machado]. Folha de São Paulo. 2001 ;5.[citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Folha de São Paulo. Unidade: FAU

    Assunto: ARTISTAS PLÁSTICOS

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PIGNATARI, Décio. Seja breve: Décio Pignatari escreve resenha-depoimento sobre o artista plático Luiz Sacilotto. Folha de São Paulo. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 19 nov. 2024. , 2001
    • APA

      Pignatari, D. (2001). Seja breve: Décio Pignatari escreve resenha-depoimento sobre o artista plático Luiz Sacilotto. Folha de São Paulo. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Pignatari D. Seja breve: Décio Pignatari escreve resenha-depoimento sobre o artista plático Luiz Sacilotto. Folha de São Paulo. 2001 ; 8.[citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pignatari D. Seja breve: Décio Pignatari escreve resenha-depoimento sobre o artista plático Luiz Sacilotto. Folha de São Paulo. 2001 ; 8.[citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Folha de São Paulo. Unidade: FAU

    Assunto: POEMA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PIGNATARI, Décio. Dentro. Tradução . Folha de São Paulo, São Paulo, 2001. , p. 17. Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Pignatari, D. (2001). Dentro. Folha de São Paulo, p. 17. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Pignatari D. Dentro. Folha de São Paulo. 2001 ;17.[citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pignatari D. Dentro. Folha de São Paulo. 2001 ;17.[citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Folha de São Paulo. Unidade: FAU

    Subjects: EXPOSIÇÕES DE ARTE, HISTÓRIA DA ARTE

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PIGNATARI, Décio. Desvio para o concreto. Folha de São Paulo. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 19 nov. 2024. , 2001
    • APA

      Pignatari, D. (2001). Desvio para o concreto. Folha de São Paulo. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Pignatari D. Desvio para o concreto. Folha de São Paulo. 2001 ;12.[citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pignatari D. Desvio para o concreto. Folha de São Paulo. 2001 ;12.[citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Revista USP. Unidade: FAU

    Assunto: LITERATURA BRASILEIRA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PIGNATARI, Décio. Metáfora: barroco, surrealismo, Rosa. Revista USP, v. fe 1998, n. 36, p. 96-99, 1998Tradução . . Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Pignatari, D. (1998). Metáfora: barroco, surrealismo, Rosa. Revista USP, fe 1998( 36), 96-99.
    • NLM

      Pignatari D. Metáfora: barroco, surrealismo, Rosa. Revista USP. 1998 ; fe 1998( 36): 96-99.[citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pignatari D. Metáfora: barroco, surrealismo, Rosa. Revista USP. 1998 ; fe 1998( 36): 96-99.[citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Folha de São Paulo. Unidade: FAU

    Subjects: SEMIÓTICA, COMUNICAÇÃO (PROCESSOS)

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PIGNATARI, Décio. Decio Pignatari se proclama o "designer da linguagem" [Entrevista a Bernanrdo Carvalho]. Folha de São Paulo. [S.l.]: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 19 nov. 2024. , 1998
    • APA

      Pignatari, D. (1998). Decio Pignatari se proclama o "designer da linguagem" [Entrevista a Bernanrdo Carvalho]. Folha de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Pignatari D. Decio Pignatari se proclama o "designer da linguagem" [Entrevista a Bernanrdo Carvalho]. Folha de São Paulo. 1998 ;1.[citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pignatari D. Decio Pignatari se proclama o "designer da linguagem" [Entrevista a Bernanrdo Carvalho]. Folha de São Paulo. 1998 ;1.[citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Folha de São Paulo. Unidade: FAU

    Assunto: ARQUITETURA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PIGNATARI, Décio. Sabiá sem palmeiras. Folha de São Paulo. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 19 nov. 2024. , 1997
    • APA

      Pignatari, D. (1997). Sabiá sem palmeiras. Folha de São Paulo. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Pignatari D. Sabiá sem palmeiras. Folha de São Paulo. 1997 ; 12.[citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pignatari D. Sabiá sem palmeiras. Folha de São Paulo. 1997 ; 12.[citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Kit : prática profissional : designer gráfico. Unidade: FAU

    Assunto: COMUNICAÇÃO VISUAL

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PIGNATARI, Décio. Design, comunicação, etc. Kit : prática profissional : designer gráfico. Tradução . São Paulo: ADG, 1997. . . Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Pignatari, D. (1997). Design, comunicação, etc. In Kit : prática profissional : designer gráfico. São Paulo: ADG.
    • NLM

      Pignatari D. Design, comunicação, etc. In: Kit : prática profissional : designer gráfico. São Paulo: ADG; 1997. [citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pignatari D. Design, comunicação, etc. In: Kit : prática profissional : designer gráfico. São Paulo: ADG; 1997. [citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Jornal da Tarde. Unidade: FAU

    Subjects: ARTE CONTEMPORÂNEA, ARQUITETURA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PIGNATARI, Décio. Decio pignatari, sabio demais para o concretismo. [Depoimento a jota de moraes]. Jornal da Tarde. [S.l.]: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 19 nov. 2024. , 1996
    • APA

      Pignatari, D. (1996). Decio pignatari, sabio demais para o concretismo. [Depoimento a jota de moraes]. Jornal da Tarde. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Pignatari D. Decio pignatari, sabio demais para o concretismo. [Depoimento a jota de moraes]. Jornal da Tarde. 1996 ;( 01 ju 1996):c-1.[citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pignatari D. Decio pignatari, sabio demais para o concretismo. [Depoimento a jota de moraes]. Jornal da Tarde. 1996 ;( 01 ju 1996):c-1.[citado 2024 nov. 19 ]
  • Source: Suplemento. Unidade: FAU

    Subjects: SEMIÓTICA, LITERATURA COMPARADA, LITERATURA BRASILEIRA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PIGNATARI, Décio. De um haicai de issa (1763/1827). Suplemento, n. 11, p. 24, 1996Tradução . . Acesso em: 19 nov. 2024.
    • APA

      Pignatari, D. (1996). De um haicai de issa (1763/1827). Suplemento, (11), 24.
    • NLM

      Pignatari D. De um haicai de issa (1763/1827). Suplemento. 1996 ;(11): 24.[citado 2024 nov. 19 ]
    • Vancouver

      Pignatari D. De um haicai de issa (1763/1827). Suplemento. 1996 ;(11): 24.[citado 2024 nov. 19 ]

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024