Filters : "Alavarse, Ocimar Munhoz" Limpar

Filters



Refine with date range


  • Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

    Online source accessOnline source accessDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      AMARAL, Michelly Francini Brassaroto do. Avaliações externas e formação docente em avaliação educacional : limites e perspectivas. 2022. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-19102022-110654/. Acesso em: 27 nov. 2022.
    • APA

      Amaral, M. F. B. do. (2022). Avaliações externas e formação docente em avaliação educacional : limites e perspectivas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-19102022-110654/
    • NLM

      Amaral MFB do. Avaliações externas e formação docente em avaliação educacional : limites e perspectivas [Internet]. 2022 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-19102022-110654/
    • Vancouver

      Amaral MFB do. Avaliações externas e formação docente em avaliação educacional : limites e perspectivas [Internet]. 2022 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-19102022-110654/
  • Unidade: FE

    Subjects: DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO, POLÍTICA EDUCACIONAL, CURRÍCULOS E PROGRAMAS, CICLOS DE ESCOLARIZAÇÃO

    Online source accessHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BARROS, Diego Navarro de. A organização curricular seriada: histórico, características, problematizações e a alternativa dos ciclos para a democratização da escola. 2021. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-23062021-110804/. Acesso em: 27 nov. 2022.
    • APA

      Barros, D. N. de. (2021). A organização curricular seriada: histórico, características, problematizações e a alternativa dos ciclos para a democratização da escola (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-23062021-110804/
    • NLM

      Barros DN de. A organização curricular seriada: histórico, características, problematizações e a alternativa dos ciclos para a democratização da escola [Internet]. 2021 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-23062021-110804/
    • Vancouver

      Barros DN de. A organização curricular seriada: histórico, características, problematizações e a alternativa dos ciclos para a democratização da escola [Internet]. 2021 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-23062021-110804/
  • Unidade: FE

    Subjects: ENSINO MÉDIO, POLÍTICA EDUCACIONAL, AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS, POLÍTICAS PÚBLICAS

    Online source accessDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BRAVO, Maria Helena de Aguiar. A política de avaliação do estado do Ceará de 2009 a 2018: interfaces com as políticas de avaliação do governo federal para o Ensino Médio. 2021. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-08022022-110623/. Acesso em: 27 nov. 2022.
    • APA

      Bravo, M. H. de A. (2021). A política de avaliação do estado do Ceará de 2009 a 2018: interfaces com as políticas de avaliação do governo federal para o Ensino Médio (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-08022022-110623/
    • NLM

      Bravo MH de A. A política de avaliação do estado do Ceará de 2009 a 2018: interfaces com as políticas de avaliação do governo federal para o Ensino Médio [Internet]. 2021 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-08022022-110623/
    • Vancouver

      Bravo MH de A. A política de avaliação do estado do Ceará de 2009 a 2018: interfaces com as políticas de avaliação do governo federal para o Ensino Médio [Internet]. 2021 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-08022022-110623/
  • Source: A tessitura formativa e reflexiva : o PIBID Na Universidade de São Paulo (2018-2020). Unidades: FE, IME

    Subjects: ENSINO FUNDAMENTAL, AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

    Online source accessDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz et al. Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental: problematizando resultados e desafios. A tessitura formativa e reflexiva : o PIBID Na Universidade de São Paulo (2018-2020). Tradução . Piracicaba, SP: ESALQ-USP, 2021. p. 190 : il. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/748. Acesso em: 27 nov. 2022.
    • APA

      Alavarse, O. M., Lima, G. F. de, Galiano, R. L., & Romeiro, V. M. (2021). Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental: problematizando resultados e desafios. In A tessitura formativa e reflexiva : o PIBID Na Universidade de São Paulo (2018-2020) (p. 190 : il). Piracicaba, SP: ESALQ-USP. doi:10.11606/9786587391151
    • NLM

      Alavarse OM, Lima GF de, Galiano RL, Romeiro VM. Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental: problematizando resultados e desafios [Internet]. In: A tessitura formativa e reflexiva : o PIBID Na Universidade de São Paulo (2018-2020). Piracicaba, SP: ESALQ-USP; 2021. p. 190 : il.[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/748
    • Vancouver

      Alavarse OM, Lima GF de, Galiano RL, Romeiro VM. Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental: problematizando resultados e desafios [Internet]. In: A tessitura formativa e reflexiva : o PIBID Na Universidade de São Paulo (2018-2020). Piracicaba, SP: ESALQ-USP; 2021. p. 190 : il.[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/748
  • Source: Cadernos de Pesquisa. Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, POLÍTICA EDUCACIONAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO

    Online source accessHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz e CHAPPAZ, Raíssa de Oliveira e FREITAS, Pâmela Félix. Avaliações da aprendizagem externas em larga escala e gestores escolares: características, controvérsias e alternativas. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. ja/mar, p. 250-275, 2021Tradução . . Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15392/8608. Acesso em: 27 nov. 2022.
    • APA

      Alavarse, O. M., Chappaz, R. de O., & Freitas, P. F. (2021). Avaliações da aprendizagem externas em larga escala e gestores escolares: características, controvérsias e alternativas. Cadernos de Pesquisa, 28( ja/mar), 250-275. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15392/8608
    • NLM

      Alavarse OM, Chappaz R de O, Freitas PF. Avaliações da aprendizagem externas em larga escala e gestores escolares: características, controvérsias e alternativas [Internet]. Cadernos de Pesquisa. 2021 ; 28( ja/mar): 250-275.[citado 2022 nov. 27 ] Available from: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15392/8608
    • Vancouver

      Alavarse OM, Chappaz R de O, Freitas PF. Avaliações da aprendizagem externas em larga escala e gestores escolares: características, controvérsias e alternativas [Internet]. Cadernos de Pesquisa. 2021 ; 28( ja/mar): 250-275.[citado 2022 nov. 27 ] Available from: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15392/8608
  • Source: Educação e Pesquisa. Unidade: FE

    Subjects: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, ENSINO E APRENDIZAGEM

    Online source accessDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SIQUEIRA, Valéria Aparecida de Souza e FREITAS, Pâmela Félix e ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Professores e lacunas formativas em avaliação da aprendizagem: evidências e problematizações. Educação e Pesquisa, v. 47, 2021Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147241339. Acesso em: 27 nov. 2022.
    • APA

      Siqueira, V. A. de S., Freitas, P. F., & Alavarse, O. M. (2021). Professores e lacunas formativas em avaliação da aprendizagem: evidências e problematizações. Educação e Pesquisa, 47. doi:10.1590/S1678-4634202147241339
    • NLM

      Siqueira VA de S, Freitas PF, Alavarse OM. Professores e lacunas formativas em avaliação da aprendizagem: evidências e problematizações [Internet]. Educação e Pesquisa. 2021 ; 47[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147241339
    • Vancouver

      Siqueira VA de S, Freitas PF, Alavarse OM. Professores e lacunas formativas em avaliação da aprendizagem: evidências e problematizações [Internet]. Educação e Pesquisa. 2021 ; 47[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147241339
  • Source: Olhar de professor. Unidades: FE, ENSINO CIÊNCIAS

    Subjects: ENSINO E APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, POLÍTICA EDUCACIONAL

    Online source accessDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      AMARAL, Michelly Francini Brassaroto do e ALAVARSE, Ocimar Munhoz e SILVA, Fernando Augusto. O desafio da construção de um modelo alternativo de avaliação externa em larga escala da aprendizagem: um desafio, simultaneamente, conceitual, técnico e político como ponto de apoio para o sucesso de todos os alunos. Olhar de professor, v. 23, p. 1-18, 2020Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15616.209209225971.0530. Acesso em: 27 nov. 2022.
    • APA

      Amaral, M. F. B. do, Alavarse, O. M., & Silva, F. A. (2020). O desafio da construção de um modelo alternativo de avaliação externa em larga escala da aprendizagem: um desafio, simultaneamente, conceitual, técnico e político como ponto de apoio para o sucesso de todos os alunos. Olhar de professor, 23, 1-18. doi:10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15616.209209225971.0530
    • NLM

      Amaral MFB do, Alavarse OM, Silva FA. O desafio da construção de um modelo alternativo de avaliação externa em larga escala da aprendizagem: um desafio, simultaneamente, conceitual, técnico e político como ponto de apoio para o sucesso de todos os alunos [Internet]. Olhar de professor. 2020 ; 23 1-18.[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15616.209209225971.0530
    • Vancouver

      Amaral MFB do, Alavarse OM, Silva FA. O desafio da construção de um modelo alternativo de avaliação externa em larga escala da aprendizagem: um desafio, simultaneamente, conceitual, técnico e político como ponto de apoio para o sucesso de todos os alunos [Internet]. Olhar de professor. 2020 ; 23 1-18.[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15616.209209225971.0530
  • Source: Estudos em Avaliação Educacional. Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

    Online source accessDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      RODRIGO TRAVITZKI, et al. Teste adaptativo informatizado da Provinha Brasil – Leitura: resultados e perspectivas. Estudos em Avaliação Educacional, v. 31, n. 78, p. 525–553, 2020Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.7216. Acesso em: 27 nov. 2022.
    • APA

      Rodrigo Travitzki,, Alavarse, O. M., Meneghetti, D. de R., & Catalani, É. M. de T. (2020). Teste adaptativo informatizado da Provinha Brasil – Leitura: resultados e perspectivas. Estudos em Avaliação Educacional, 31( 78), 525–553. doi:10.18222/eae.v0ix.7216
    • NLM

      Rodrigo Travitzki, Alavarse OM, Meneghetti D de R, Catalani ÉM de T. Teste adaptativo informatizado da Provinha Brasil – Leitura: resultados e perspectivas [Internet]. Estudos em Avaliação Educacional. 2020 ; 31( 78): 525–553.[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.7216
    • Vancouver

      Rodrigo Travitzki, Alavarse OM, Meneghetti D de R, Catalani ÉM de T. Teste adaptativo informatizado da Provinha Brasil – Leitura: resultados e perspectivas [Internet]. Estudos em Avaliação Educacional. 2020 ; 31( 78): 525–553.[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.7216
  • Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO

    Online source accessHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CATALANI, Érica Maria Toledo. Teste adaptativo informatizado da Provinha Brasil: a construção de um instrumento de apoio para professores(as) e gestores(as) de escolas. 2019. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03072019-152110/. Acesso em: 27 nov. 2022.
    • APA

      Catalani, É. M. T. (2019). Teste adaptativo informatizado da Provinha Brasil: a construção de um instrumento de apoio para professores(as) e gestores(as) de escolas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03072019-152110/
    • NLM

      Catalani ÉMT. Teste adaptativo informatizado da Provinha Brasil: a construção de um instrumento de apoio para professores(as) e gestores(as) de escolas [Internet]. 2019 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03072019-152110/
    • Vancouver

      Catalani ÉMT. Teste adaptativo informatizado da Provinha Brasil: a construção de um instrumento de apoio para professores(as) e gestores(as) de escolas [Internet]. 2019 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03072019-152110/
  • Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Online source accessHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FREITAS, Pâmela Felix. Formação docente em avaliação educacional: lacunas, consequências e desafios. 2019. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28092020-143159/. Acesso em: 27 nov. 2022.
    • APA

      Freitas, P. F. (2019). Formação docente em avaliação educacional: lacunas, consequências e desafios (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28092020-143159/
    • NLM

      Freitas PF. Formação docente em avaliação educacional: lacunas, consequências e desafios [Internet]. 2019 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28092020-143159/
    • Vancouver

      Freitas PF. Formação docente em avaliação educacional: lacunas, consequências e desafios [Internet]. 2019 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28092020-143159/
  • Source: Jornal da USP. Unidade: FE

    Subjects: EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS

    Online source accessHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Ministério da Educação deixou 60 milhões de alunos à deriva [Entrevista a Pedro Teixeira]. Jornal da USP. Sao Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/ministerio-da-educacao-deixou-60-milhoes-de-alunos-a-deriva/. Acesso em: 27 nov. 2022. , 2019
    • APA

      Alavarse, O. M. (2019). Ministério da Educação deixou 60 milhões de alunos à deriva [Entrevista a Pedro Teixeira]. Jornal da USP. Sao Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://jornal.usp.br/atualidades/ministerio-da-educacao-deixou-60-milhoes-de-alunos-a-deriva/
    • NLM

      Alavarse OM. Ministério da Educação deixou 60 milhões de alunos à deriva [Entrevista a Pedro Teixeira] [Internet]. Jornal da USP. 2019 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://jornal.usp.br/atualidades/ministerio-da-educacao-deixou-60-milhoes-de-alunos-a-deriva/
    • Vancouver

      Alavarse OM. Ministério da Educação deixou 60 milhões de alunos à deriva [Entrevista a Pedro Teixeira] [Internet]. Jornal da USP. 2019 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://jornal.usp.br/atualidades/ministerio-da-educacao-deixou-60-milhoes-de-alunos-a-deriva/
  • Source: Nova Escola. Unidade: FE

    Subjects: POLÍTICA EDUCACIONAL, PRÁTICA DE ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz. A receita é colaborar. [Depoimento a Rodrigo Ratier]. Nova Escola. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 27 nov. 2022. , 2018
    • APA

      Alavarse, O. M. (2018). A receita é colaborar. [Depoimento a Rodrigo Ratier]. Nova Escola. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Alavarse OM. A receita é colaborar. [Depoimento a Rodrigo Ratier]. Nova Escola. 2018 ; 32( 311): 28-29.[citado 2022 nov. 27 ]
    • Vancouver

      Alavarse OM. A receita é colaborar. [Depoimento a Rodrigo Ratier]. Nova Escola. 2018 ; 32( 311): 28-29.[citado 2022 nov. 27 ]
  • Source: Roteiro. Unidade: FE

    Subjects: CURRÍCULO, DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO, ENSINO FUNDAMENTAL, CICLOS DE ESCOLARIZAÇÃO

    Online source accessDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz e ARCAS, Paulo Henrique e MACHADO, Cristiane. Revisitando propostas e iniciativas de organização do ensino em ciclos: um debate atual e necessário. Roteiro, v. 43, p. 131-154, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16466. Acesso em: 27 nov. 2022.
    • APA

      Alavarse, O. M., Arcas, P. H., & Machado, C. (2018). Revisitando propostas e iniciativas de organização do ensino em ciclos: um debate atual e necessário. Roteiro, 43, 131-154. doi:10.18593/r.v43iesp.16466
    • NLM

      Alavarse OM, Arcas PH, Machado C. Revisitando propostas e iniciativas de organização do ensino em ciclos: um debate atual e necessário [Internet]. Roteiro. 2018 ; 43 131-154.[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16466
    • Vancouver

      Alavarse OM, Arcas PH, Machado C. Revisitando propostas e iniciativas de organização do ensino em ciclos: um debate atual e necessário [Internet]. Roteiro. 2018 ; 43 131-154.[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16466
  • Unidade: FE

    Subject: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

    Online source accessHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SIQUEIRA, Valéria Aparecida de Souza. Avaliações internas e externas: concepções, tensões e articulações no trabalho avaliativo. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17012018-110503/. Acesso em: 27 nov. 2022.
    • APA

      Siqueira, V. A. de S. (2017). Avaliações internas e externas: concepções, tensões e articulações no trabalho avaliativo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17012018-110503/
    • NLM

      Siqueira VA de S. Avaliações internas e externas: concepções, tensões e articulações no trabalho avaliativo [Internet]. 2017 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17012018-110503/
    • Vancouver

      Siqueira VA de S. Avaliações internas e externas: concepções, tensões e articulações no trabalho avaliativo [Internet]. 2017 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17012018-110503/
  • Source: Educação. Unidade: FE

    Subjects: POLÍTICA EDUCACIONAL, AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      OLIVEIRA, Romualdo Portela de e ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Um mar de dados à procura de sentido. [Depoimento a Marta Avancini]. Educação. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 27 nov. 2022. , 2017
    • APA

      Oliveira, R. P. de, & Alavarse, O. M. (2017). Um mar de dados à procura de sentido. [Depoimento a Marta Avancini]. Educação. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Oliveira RP de, Alavarse OM. Um mar de dados à procura de sentido. [Depoimento a Marta Avancini]. Educação. 2017 ; 20( 238): 28-35.[citado 2022 nov. 27 ]
    • Vancouver

      Oliveira RP de, Alavarse OM. Um mar de dados à procura de sentido. [Depoimento a Marta Avancini]. Educação. 2017 ; 20( 238): 28-35.[citado 2022 nov. 27 ]
  • Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, POLÍTICA EDUCACIONAL

    Online source accessHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BRAVO, Maria Helena de Aguiar. Enem e o percurso histórico do conceito de avaliação: implicações das e para as políticas educacionais. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13092017-154702/. Acesso em: 27 nov. 2022.
    • APA

      Bravo, M. H. de A. (2017). Enem e o percurso histórico do conceito de avaliação: implicações das e para as políticas educacionais (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13092017-154702/
    • NLM

      Bravo MH de A. Enem e o percurso histórico do conceito de avaliação: implicações das e para as políticas educacionais [Internet]. 2017 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13092017-154702/
    • Vancouver

      Bravo MH de A. Enem e o percurso histórico do conceito de avaliação: implicações das e para as políticas educacionais [Internet]. 2017 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13092017-154702/
  • Source: Revista Diálogo Educacional. Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Online source accessDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ALAVARSE, Ocimar Munhoz e ARCAS, Paulo Henrique e MACHADO, Cristiane. Avaliação externa e qualidade da educação: formação docente em questão. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 54, p. 1353-1375, 2017Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.AO04. Acesso em: 27 nov. 2022.
    • APA

      Alavarse, O. M., Arcas, P. H., & Machado, C. (2017). Avaliação externa e qualidade da educação: formação docente em questão. Revista Diálogo Educacional, 17( 54), 1353-1375. doi:10.7213/1981-416X.17.054.AO04
    • NLM

      Alavarse OM, Arcas PH, Machado C. Avaliação externa e qualidade da educação: formação docente em questão [Internet]. Revista Diálogo Educacional. 2017 ; 17( 54): 1353-1375.[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.AO04
    • Vancouver

      Alavarse OM, Arcas PH, Machado C. Avaliação externa e qualidade da educação: formação docente em questão [Internet]. Revista Diálogo Educacional. 2017 ; 17( 54): 1353-1375.[citado 2022 nov. 27 ] Available from: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.AO04
  • Source: Cadernos Cenpec. Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, POLÍTICA EDUCACIONAL, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, ENSINO PÚBLICO

    Online source accessDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CHAPPAZ, Raíssa de Oliveira e ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Avaliação externa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: os desafios da participação docente. Cadernos Cenpec, v. 7, n. 2, p. 88-111, 2017Tradução . . Disponível em: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v7i2.402. Acesso em: 27 nov. 2022.
    • APA

      Chappaz, R. de O., & Alavarse, O. M. (2017). Avaliação externa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: os desafios da participação docente. Cadernos Cenpec, 7( 2), 88-111. doi:10.18676/cadernoscenpec.v7i2.402
    • NLM

      Chappaz R de O, Alavarse OM. Avaliação externa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: os desafios da participação docente [Internet]. Cadernos Cenpec. 2017 ; 7( 2): 88-111.[citado 2022 nov. 27 ] Available from: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v7i2.402
    • Vancouver

      Chappaz R de O, Alavarse OM. Avaliação externa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo: os desafios da participação docente [Internet]. Cadernos Cenpec. 2017 ; 7( 2): 88-111.[citado 2022 nov. 27 ] Available from: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v7i2.402
  • Unidade: FE

    Subjects: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO, POLÍTICA EDUCACIONAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, ENSINO FUNDAMENTAL

    Online source accessHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MELO, Wolney Candido de. Erros de medida da Prova Brasil 2013 e sua influência no IDEB das escolas da rede municipal de ensino de São Paulo: um estudo sobre os anos finais do ensino fundamental e seus desdobramentos para as políticas educacionais. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18102017-115121/. Acesso em: 27 nov. 2022.
    • APA

      Melo, W. C. de. (2017). Erros de medida da Prova Brasil 2013 e sua influência no IDEB das escolas da rede municipal de ensino de São Paulo: um estudo sobre os anos finais do ensino fundamental e seus desdobramentos para as políticas educacionais (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18102017-115121/
    • NLM

      Melo WC de. Erros de medida da Prova Brasil 2013 e sua influência no IDEB das escolas da rede municipal de ensino de São Paulo: um estudo sobre os anos finais do ensino fundamental e seus desdobramentos para as políticas educacionais [Internet]. 2017 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18102017-115121/
    • Vancouver

      Melo WC de. Erros de medida da Prova Brasil 2013 e sua influência no IDEB das escolas da rede municipal de ensino de São Paulo: um estudo sobre os anos finais do ensino fundamental e seus desdobramentos para as políticas educacionais [Internet]. 2017 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18102017-115121/
  • Unidade: FE

    Subject: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

    Online source accessHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FREIRE, Lilian Rose da Silva Carvalho. Concepções de docentes sobre avaliação educacional no contexto de avaliações externas: estudo de uma escola da rede municipal de ensino de São Paulo. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11042018-115822/. Acesso em: 27 nov. 2022.
    • APA

      Freire, L. R. da S. C. (2017). Concepções de docentes sobre avaliação educacional no contexto de avaliações externas: estudo de uma escola da rede municipal de ensino de São Paulo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11042018-115822/
    • NLM

      Freire LR da SC. Concepções de docentes sobre avaliação educacional no contexto de avaliações externas: estudo de uma escola da rede municipal de ensino de São Paulo [Internet]. 2017 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11042018-115822/
    • Vancouver

      Freire LR da SC. Concepções de docentes sobre avaliação educacional no contexto de avaliações externas: estudo de uma escola da rede municipal de ensino de São Paulo [Internet]. 2017 ;[citado 2022 nov. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11042018-115822/

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2022