Filtros : "MÚSICA ELETROACÚSTICA" Removido: "Souza, Rodolfo Nogueira Coelho de" Limpar

Filtros



Limitar por data


  • Unidade: ECA

    Assuntos: ARTE SONORA, MÚSICA EXPERIMENTAL, MÚSICA ELETROACÚSTICA, ARTE, MÚSICA, SOM (MÚSICA)

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Alto e bom som: uma história da arte sonora brasileira. . São Paulo: EDUSP. . Acesso em: 08 out. 2025. , 2024
    • APA

      Alto e bom som: uma história da arte sonora brasileira. (2024). Alto e bom som: uma história da arte sonora brasileira. São Paulo: EDUSP.
    • NLM

      Alto e bom som: uma história da arte sonora brasileira. 2024 ;[citado 2025 out. 08 ]
    • Vancouver

      Alto e bom som: uma história da arte sonora brasileira. 2024 ;[citado 2025 out. 08 ]
  • Fonte: Anais. Nome do evento: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Unidade: ECA

    Assuntos: MÚSICA ELETROACÚSTICA, HISTORIOGRAFIA

    PrivadoAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      IAZZETTA, Fernando. Histórias, ladainhas e duas peças eletroacústicas. 2023, Anais.. São João Del Rei: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003174626.pdf. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Iazzetta, F. (2023). Histórias, ladainhas e duas peças eletroacústicas. In Anais. São João Del Rei: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003174626.pdf
    • NLM

      Iazzetta F. Histórias, ladainhas e duas peças eletroacústicas [Internet]. Anais. 2023 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003174626.pdf
    • Vancouver

      Iazzetta F. Histórias, ladainhas e duas peças eletroacústicas [Internet]. Anais. 2023 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003174626.pdf
  • Unidade: ECA

    Assuntos: MÚSICA ELETROACÚSTICA, ACÚSTICA MUSICAL, PROCESSAMENTO DE SINAIS ACÚSTICOS, INSTRUMENTO MUSICAL ELETRÔNICO

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      THOMASI, Ricardo de Oliveira. Estudos ecos e vislumbres de uma performance musical ecossistêmica: uma investigação sobre estratégias de controle de estruturas emergentes em ecossistemas audíveis. 2022. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26092022-113044/. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Thomasi, R. de O. (2022). Estudos ecos e vislumbres de uma performance musical ecossistêmica: uma investigação sobre estratégias de controle de estruturas emergentes em ecossistemas audíveis (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26092022-113044/
    • NLM

      Thomasi R de O. Estudos ecos e vislumbres de uma performance musical ecossistêmica: uma investigação sobre estratégias de controle de estruturas emergentes em ecossistemas audíveis [Internet]. 2022 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26092022-113044/
    • Vancouver

      Thomasi R de O. Estudos ecos e vislumbres de uma performance musical ecossistêmica: uma investigação sobre estratégias de controle de estruturas emergentes em ecossistemas audíveis [Internet]. 2022 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26092022-113044/
  • Unidade: ECA

    Assuntos: COMPOSIÇÃO MUSICAL, CRIAÇÃO ARTÍSTICA, MÚSICA ELETROACÚSTICA, TECNOLOGIA MUSICAL

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PEREZ, Mauricio. Materialidade e criação musical: a presença dos meios nos processos criativos. 2021. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26082021-231307/. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Perez, M. (2021). Materialidade e criação musical: a presença dos meios nos processos criativos (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26082021-231307/
    • NLM

      Perez M. Materialidade e criação musical: a presença dos meios nos processos criativos [Internet]. 2021 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26082021-231307/
    • Vancouver

      Perez M. Materialidade e criação musical: a presença dos meios nos processos criativos [Internet]. 2021 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26082021-231307/
  • Fonte: Revista Música. Unidade: ECA

    Assuntos: MÚSICA, MÚSICA ELETROACÚSTICA, MÚSICA DODECAFÔNICA, NOTAÇÃO MUSICAL, ANÁLISE MUSICAL

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ZOMER, Ana Leticia Crozetta e MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha. Tradição e inovação: uma análise musical da obra Mutationen VIde Claudio Santoro. Revista Música, v. 21, n. 1, p. 99-130, 2021Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188826. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Zomer, A. L. C., & Moreira, A. L. da C. (2021). Tradição e inovação: uma análise musical da obra Mutationen VIde Claudio Santoro. Revista Música, 21( 1), 99-130. doi:10.11606/rm.v21i1.188826
    • NLM

      Zomer ALC, Moreira AL da C. Tradição e inovação: uma análise musical da obra Mutationen VIde Claudio Santoro [Internet]. Revista Música. 2021 ; 21( 1): 99-130.[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188826
    • Vancouver

      Zomer ALC, Moreira AL da C. Tradição e inovação: uma análise musical da obra Mutationen VIde Claudio Santoro [Internet]. Revista Música. 2021 ; 21( 1): 99-130.[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188826
  • Fonte: Musica Theorica. Unidades: FFCLRP, IAU

    Assuntos: MÚSICA ELETROACÚSTICA, NARRATIVA, COMPOSIÇÃO MUSICAL

    Acesso à fonteDOIComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOUZA, Rodolfo Coelho de e FUJIOKA, Paulo Yassuhide. Narrative strategies and sound space in Nau dos Insensatos by Conrado Silva at the XXth São Paulo Art Biennial. Musica Theorica, v. 5, n. 2, p. 142-164, 2020Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.52930/mt.v5i2.168. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Souza, R. C. de, & Fujioka, P. Y. (2020). Narrative strategies and sound space in Nau dos Insensatos by Conrado Silva at the XXth São Paulo Art Biennial. Musica Theorica, 5( 2), 142-164. doi:10.52930/mt.v5i2.168
    • NLM

      Souza RC de, Fujioka PY. Narrative strategies and sound space in Nau dos Insensatos by Conrado Silva at the XXth São Paulo Art Biennial [Internet]. Musica Theorica. 2020 ; 5( 2): 142-164.[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://doi.org/10.52930/mt.v5i2.168
    • Vancouver

      Souza RC de, Fujioka PY. Narrative strategies and sound space in Nau dos Insensatos by Conrado Silva at the XXth São Paulo Art Biennial [Internet]. Musica Theorica. 2020 ; 5( 2): 142-164.[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://doi.org/10.52930/mt.v5i2.168
  • Unidade: ECA

    Assuntos: ARTE SONORA, MÚSICA EXPERIMENTAL, MÚSICA ELETROACÚSTICA, ARTE, MÚSICA, SOM (MÚSICA)

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Making it heard: a history of Brazilian sound art. . New York: Bloomsbury. . Acesso em: 08 out. 2025. , 2019
    • APA

      Making it heard: a history of Brazilian sound art. (2019). Making it heard: a history of Brazilian sound art. New York: Bloomsbury.
    • NLM

      Making it heard: a history of Brazilian sound art. 2019 ;[citado 2025 out. 08 ]
    • Vancouver

      Making it heard: a history of Brazilian sound art. 2019 ;[citado 2025 out. 08 ]
  • Fonte: Anais. Nome do evento: Encontro internacional de teoria e análise musical. Unidade: ECA

    Assuntos: MÚSICA, MÚSICA ELETROACÚSTICA, MÚSICA DODECAFÔNICA, NOTAÇÃO MUSICAL, ANÁLISE MUSICAL

    PrivadoAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ZOMER, Ana Leticia Crozetta e MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha. Análise musical de Mutationen VI para violino e fita magnética de Cláudio Santoro. 2019, Anais.. Campinas: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003034615.pdf. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Zomer, A. L. C., & Moreira, A. L. da C. (2019). Análise musical de Mutationen VI para violino e fita magnética de Cláudio Santoro. In Anais. Campinas: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003034615.pdf
    • NLM

      Zomer ALC, Moreira AL da C. Análise musical de Mutationen VI para violino e fita magnética de Cláudio Santoro [Internet]. Anais. 2019 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003034615.pdf
    • Vancouver

      Zomer ALC, Moreira AL da C. Análise musical de Mutationen VI para violino e fita magnética de Cláudio Santoro [Internet]. Anais. 2019 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003034615.pdf
  • Fonte: Musica Theorica. Unidade: FFCLRP

    Assuntos: ANÁLISE MUSICAL, MÚSICA ELETROACÚSTICA, MÚSICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOUZA, Rodolfo Coelho de. Harmonic perception and voice leading spaces of set classes related by unordered interval classes. Musica Theorica, 2018Tradução . . Disponível em: https://tema.mus.br/revistas/index.php/musica-theorica/article/view/82. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Souza, R. C. de. (2018). Harmonic perception and voice leading spaces of set classes related by unordered interval classes. Musica Theorica. Recuperado de https://tema.mus.br/revistas/index.php/musica-theorica/article/view/82
    • NLM

      Souza RC de. Harmonic perception and voice leading spaces of set classes related by unordered interval classes [Internet]. Musica Theorica. 2018 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://tema.mus.br/revistas/index.php/musica-theorica/article/view/82
    • Vancouver

      Souza RC de. Harmonic perception and voice leading spaces of set classes related by unordered interval classes [Internet]. Musica Theorica. 2018 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://tema.mus.br/revistas/index.php/musica-theorica/article/view/82
  • Fonte: Musica Theorica. Unidade: ECA

    Assuntos: ANÁLISE MUSICAL, MÚSICA ELETROACÚSTICA

    Versão PublicadaAcesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GUMBOSKI, Leandro e ZOMER, Ana Leticia Crozetta e MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha. Readings of a work: a musical analysis of All Round Me by Russel Pinkston. Musica Theorica, v. 3, n. 1, p. 68-96, 2018Tradução . . Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002921897.pdf. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Gumboski, L., Zomer, A. L. C., & Moreira, A. L. da C. (2018). Readings of a work: a musical analysis of All Round Me by Russel Pinkston. Musica Theorica, 3( 1), 68-96. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002921897.pdf
    • NLM

      Gumboski L, Zomer ALC, Moreira AL da C. Readings of a work: a musical analysis of All Round Me by Russel Pinkston [Internet]. Musica Theorica. 2018 ; 3( 1): 68-96.[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002921897.pdf
    • Vancouver

      Gumboski L, Zomer ALC, Moreira AL da C. Readings of a work: a musical analysis of All Round Me by Russel Pinkston [Internet]. Musica Theorica. 2018 ; 3( 1): 68-96.[citado 2025 out. 08 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002921897.pdf
  • Unidade: ECA

    Assuntos: MÚSICA INSTRUMENTAL, MÚSICA ELETRÔNICA, MÚSICA ELETROACÚSTICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      IAZZETTA, Fernando. Tempo transversal: flauta expandida. [Texto em encarte de CD]. . São Paulo: Selo SESC. . Acesso em: 08 out. 2025. , 2017
    • APA

      Iazzetta, F. (2017). Tempo transversal: flauta expandida. [Texto em encarte de CD]. São Paulo: Selo SESC.
    • NLM

      Iazzetta F. Tempo transversal: flauta expandida. [Texto em encarte de CD]. 2017 ;[citado 2025 out. 08 ]
    • Vancouver

      Iazzetta F. Tempo transversal: flauta expandida. [Texto em encarte de CD]. 2017 ;[citado 2025 out. 08 ]
  • Unidade: ECA

    Assuntos: SOM (CINEMA), TRILHA SONORA DE FILMES, MÚSICA ELETROACÚSTICA, ANÁLISE MUSICAL

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      NICOLINO, Marcelo Sarra. A espectromorfologia na análise da composição do desenho de som cinematográfico: um estudo de caso . 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-08092016-153324/. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Nicolino, M. S. (2015). A espectromorfologia na análise da composição do desenho de som cinematográfico: um estudo de caso  (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-08092016-153324/
    • NLM

      Nicolino MS. A espectromorfologia na análise da composição do desenho de som cinematográfico: um estudo de caso  [Internet]. 2015 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-08092016-153324/
    • Vancouver

      Nicolino MS. A espectromorfologia na análise da composição do desenho de som cinematográfico: um estudo de caso  [Internet]. 2015 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-08092016-153324/
  • Unidade: ECA

    Assuntos: COMPUTAÇÃO MUSICAL, MÚSICA ELETROACÚSTICA, TECNOLOGIA MUSICAL

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ARANGO, Julián Jaramillo. Network Music: criação e performance musical colaborativa no âmbito das redes de informação. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-05112014-100111/. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Arango, J. J. (2014). Network Music: criação e performance musical colaborativa no âmbito das redes de informação (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-05112014-100111/
    • NLM

      Arango JJ. Network Music: criação e performance musical colaborativa no âmbito das redes de informação [Internet]. 2014 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-05112014-100111/
    • Vancouver

      Arango JJ. Network Music: criação e performance musical colaborativa no âmbito das redes de informação [Internet]. 2014 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-05112014-100111/
  • Fonte: Revista Vórtex. Unidade: FFCLRP

    Assunto: MÚSICA ELETROACÚSTICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOUZA, Rodolfo Coelho de. Abstração e representação na música eletroacústica. Revista Vórtex, n. 1, p. 23-35, 2013Tradução . . Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Souza, R. C. de. (2013). Abstração e representação na música eletroacústica. Revista Vórtex, ( 1), 23-35.
    • NLM

      Souza RC de. Abstração e representação na música eletroacústica. Revista Vórtex. 2013 ;( 1): 23-35.[citado 2025 out. 08 ]
    • Vancouver

      Souza RC de. Abstração e representação na música eletroacústica. Revista Vórtex. 2013 ;( 1): 23-35.[citado 2025 out. 08 ]
  • Unidade: ECA

    Assuntos: MÚSICA ELETRÔNICA, MÚSICA EXPERIMENTAL, MÚSICA ELETROACÚSTICA

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVEIRA, Henrique Iwao Jardim da. Colagem musical na música eletrônica experimental. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07032013-165026/. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Silveira, H. I. J. da. (2012). Colagem musical na música eletrônica experimental (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07032013-165026/
    • NLM

      Silveira HIJ da. Colagem musical na música eletrônica experimental [Internet]. 2012 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07032013-165026/
    • Vancouver

      Silveira HIJ da. Colagem musical na música eletrônica experimental [Internet]. 2012 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07032013-165026/
  • Unidade: ECA

    Assunto: MÚSICA ELETROACÚSTICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      Música eletroacústica Brasileira. . São Paulo: LAMI. . Acesso em: 08 out. 2025. , 2010
    • APA

      Música eletroacústica Brasileira. (2010). Música eletroacústica Brasileira. São Paulo: LAMI.
    • NLM

      Música eletroacústica Brasileira. 2010 ;[citado 2025 out. 08 ]
    • Vancouver

      Música eletroacústica Brasileira. 2010 ;[citado 2025 out. 08 ]
  • Unidade: ECA

    Assuntos: MÚSICA ELETROACÚSTICA, LINGUAGEM MUSICAL, MÚSICA

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOUZA, Rodolfo Coelho de. Música eletroacústica: linguagem ou técnica? Tradução . Ribeirão Preto: FUNPEC, 2009. . . Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Souza, R. C. de. (2009). Música eletroacústica: linguagem ou técnica? In . Ribeirão Preto: FUNPEC.
    • NLM

      Souza RC de. Música eletroacústica: linguagem ou técnica? Ribeirão Preto: FUNPEC; 2009. [citado 2025 out. 08 ]
    • Vancouver

      Souza RC de. Música eletroacústica: linguagem ou técnica? Ribeirão Preto: FUNPEC; 2009. [citado 2025 out. 08 ]
  • Unidade: ECA

    Assuntos: MÚSICA ELETROACÚSTICA, TECNOLOGIA MUSICAL

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      IAZZETTA, Fernando. Música e mediação tecnológica. . São Paulo: Perspectiva. . Acesso em: 08 out. 2025. , 2009
    • APA

      Iazzetta, F. (2009). Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva.
    • NLM

      Iazzetta F. Música e mediação tecnológica. 2009 ;[citado 2025 out. 08 ]
    • Vancouver

      Iazzetta F. Música e mediação tecnológica. 2009 ;[citado 2025 out. 08 ]
  • Unidade: ECA

    Assuntos: TECNOLOGIA MUSICAL, MÚSICA ELETROACÚSTICA, COMPOSIÇÃO MUSICAL, PERFORMANCE

    Acesso à fonteComo citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MISKALO, Vitor Kisil. A performance enquanto elemento composicional na música eletroacústica interativa. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-18092009-132904/. Acesso em: 08 out. 2025.
    • APA

      Miskalo, V. K. (2009). A performance enquanto elemento composicional na música eletroacústica interativa (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-18092009-132904/
    • NLM

      Miskalo VK. A performance enquanto elemento composicional na música eletroacústica interativa [Internet]. 2009 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-18092009-132904/
    • Vancouver

      Miskalo VK. A performance enquanto elemento composicional na música eletroacústica interativa [Internet]. 2009 ;[citado 2025 out. 08 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-18092009-132904/

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2025