Filtros : "Brazilian music" Limpar

Filtros



Refine with date range


  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA, INTERPRETAÇÃO MUSICAL, ANÁLISE MUSICAL, COMPOSIÇÃO MUSICAL

    Acesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CANDIDO, Marisa Milan. O piano de Eunice Katunda: uma reflexão sobre a inter-relação entre atividade composicional e interpretativa. 2023. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-30062023-144846. Acesso em: 23 fev. 2024.
    • APA

      Candido, M. M. (2023). O piano de Eunice Katunda: uma reflexão sobre a inter-relação entre atividade composicional e interpretativa (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-30062023-144846
    • NLM

      Candido MM. O piano de Eunice Katunda: uma reflexão sobre a inter-relação entre atividade composicional e interpretativa [Internet]. 2023 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-30062023-144846
    • Vancouver

      Candido MM. O piano de Eunice Katunda: uma reflexão sobre a inter-relação entre atividade composicional e interpretativa [Internet]. 2023 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.27.2023.tde-30062023-144846
  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA INSTRUMENTAL, VIOLINO, ANÁLISE MUSICAL

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ZOMER, Ana Leticia Crozetta. Indeterminação na música brasileira: análises de obras do repertório violinístico compostas na segunda metade do século XX. 2022. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12092022-150441/. Acesso em: 23 fev. 2024.
    • APA

      Zomer, A. L. C. (2022). Indeterminação na música brasileira: análises de obras do repertório violinístico compostas na segunda metade do século XX (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12092022-150441/
    • NLM

      Zomer ALC. Indeterminação na música brasileira: análises de obras do repertório violinístico compostas na segunda metade do século XX [Internet]. 2022 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12092022-150441/
    • Vancouver

      Zomer ALC. Indeterminação na música brasileira: análises de obras do repertório violinístico compostas na segunda metade do século XX [Internet]. 2022 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12092022-150441/
  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA, MÚSICA POPULAR, BOSSA NOVA, MÚSICA DE CÂMARA

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      COSTA, Juliana Ripke da. O legado e a influência de Villa-Lobos em Tom Jobim e na origem da Bossa Nova . 2022. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-20092022-151412/. Acesso em: 23 fev. 2024.
    • APA

      Costa, J. R. da. (2022). O legado e a influência de Villa-Lobos em Tom Jobim e na origem da Bossa Nova  (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-20092022-151412/
    • NLM

      Costa JR da. O legado e a influência de Villa-Lobos em Tom Jobim e na origem da Bossa Nova  [Internet]. 2022 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-20092022-151412/
    • Vancouver

      Costa JR da. O legado e a influência de Villa-Lobos em Tom Jobim e na origem da Bossa Nova  [Internet]. 2022 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-20092022-151412/
  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA POPULAR, MODINHA, ORALIDADE, ESCRITA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FALCÃO, Gina Cavalcante. Seresta e salão: circulação, encontros e desencontros. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26122019-120642/. Acesso em: 23 fev. 2024.
    • APA

      Falcão, G. C. (2019). Seresta e salão: circulação, encontros e desencontros: abordagem comparativa dos tipos de modinha na produção escrita literária e musical (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26122019-120642/
    • NLM

      Falcão GC. Seresta e salão: circulação, encontros e desencontros: abordagem comparativa dos tipos de modinha na produção escrita literária e musical [Internet]. 2019 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26122019-120642/
    • Vancouver

      Falcão GC. Seresta e salão: circulação, encontros e desencontros: abordagem comparativa dos tipos de modinha na produção escrita literária e musical [Internet]. 2019 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26122019-120642/
  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA, MÚSICA RELIGIOSA, MISSA (FORMA MUSICAL)

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PASSOS, Pedro Faidiga. Uma interpretação da significação musical no kyrie da missa de Santa Cecília do Pe. José Maurício Nunes Garcia. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-05092019-111518/. Acesso em: 23 fev. 2024.
    • APA

      Passos, P. F. (2019). Uma interpretação da significação musical no kyrie da missa de Santa Cecília do Pe. José Maurício Nunes Garcia (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-05092019-111518/
    • NLM

      Passos PF. Uma interpretação da significação musical no kyrie da missa de Santa Cecília do Pe. José Maurício Nunes Garcia [Internet]. 2019 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-05092019-111518/
    • Vancouver

      Passos PF. Uma interpretação da significação musical no kyrie da missa de Santa Cecília do Pe. José Maurício Nunes Garcia [Internet]. 2019 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-05092019-111518/
  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA INSTRUMENTAL, VIOLA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SALES, Max Junior. A diversidade composicional na obra instrumental de Almir Sater. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07112019-155800/. Acesso em: 23 fev. 2024.
    • APA

      Sales, M. J. (2019). A diversidade composicional na obra instrumental de Almir Sater (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07112019-155800/
    • NLM

      Sales MJ. A diversidade composicional na obra instrumental de Almir Sater [Internet]. 2019 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07112019-155800/
    • Vancouver

      Sales MJ. A diversidade composicional na obra instrumental de Almir Sater [Internet]. 2019 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07112019-155800/
  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA INSTRUMENTAL, MÚSICA DE CÂMARA, INTERPRETAÇÃO MUSICAL, SONATA, VIOLINO, PIANO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CAIXETA, Luciana de Araújo. O caminho da performance: questões interpretativas nas sonatas para violino e piano de Almeida Prado. 2019. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26122019-124319/. Acesso em: 23 fev. 2024.
    • APA

      Caixeta, L. de A. (2019). O caminho da performance: questões interpretativas nas sonatas para violino e piano de Almeida Prado (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26122019-124319/
    • NLM

      Caixeta L de A. O caminho da performance: questões interpretativas nas sonatas para violino e piano de Almeida Prado [Internet]. 2019 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26122019-124319/
    • Vancouver

      Caixeta L de A. O caminho da performance: questões interpretativas nas sonatas para violino e piano de Almeida Prado [Internet]. 2019 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-26122019-124319/
  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA, ANÁLISE MUSICAL, TEORIA MUSICAL, COMPOSIÇÃO MUSICAL

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      OLIVEIRA, Rafael Fajiolli de. Análise da estrutura atonal da Primeira Sinfonia para duas orquestras de cordas de Cláudio Santoro. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12012018-112149/. Acesso em: 23 fev. 2024.
    • APA

      Oliveira, R. F. de. (2017). Análise da estrutura atonal da Primeira Sinfonia para duas orquestras de cordas de Cláudio Santoro (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12012018-112149/
    • NLM

      Oliveira RF de. Análise da estrutura atonal da Primeira Sinfonia para duas orquestras de cordas de Cláudio Santoro [Internet]. 2017 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12012018-112149/
    • Vancouver

      Oliveira RF de. Análise da estrutura atonal da Primeira Sinfonia para duas orquestras de cordas de Cláudio Santoro [Internet]. 2017 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12012018-112149/
  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA POPULAR, ANÁLISE DE CONTEÚDO, ARRANJO MUSICAL

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LOPES, Patrícia de Almeida Ferreira. A singular sonoridade de Matita Perê construída por meio da parceria de Tom Jobim e Claus Ogerman. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07072017-153615/. Acesso em: 23 fev. 2024.
    • APA

      Lopes, P. de A. F. (2017). A singular sonoridade de Matita Perê construída por meio da parceria de Tom Jobim e Claus Ogerman (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07072017-153615/
    • NLM

      Lopes P de AF. A singular sonoridade de Matita Perê construída por meio da parceria de Tom Jobim e Claus Ogerman [Internet]. 2017 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07072017-153615/
    • Vancouver

      Lopes P de AF. A singular sonoridade de Matita Perê construída por meio da parceria de Tom Jobim e Claus Ogerman [Internet]. 2017 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07072017-153615/
  • Unidade: FFLCH

    Subjects: MÚSICA POPULAR, GOVERNOS MILITARES (1964-1985)

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MESQUITA, Regina Marcia Bordallo de. Da bossa à barricada?: Engajamento político e mercado na carreira de Geraldo Vandré (1961-1968). 2015. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-10032016-130725/. Acesso em: 23 fev. 2024.
    • APA

      Mesquita, R. M. B. de. (2015). Da bossa à barricada?: Engajamento político e mercado na carreira de Geraldo Vandré (1961-1968) (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-10032016-130725/
    • NLM

      Mesquita RMB de. Da bossa à barricada?: Engajamento político e mercado na carreira de Geraldo Vandré (1961-1968) [Internet]. 2015 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-10032016-130725/
    • Vancouver

      Mesquita RMB de. Da bossa à barricada?: Engajamento político e mercado na carreira de Geraldo Vandré (1961-1968) [Internet]. 2015 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-10032016-130725/
  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA POPULAR, ANÁLISE MUSICAL

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PINTO, Renato de Barros. Egberto Gismonti e a poética da semi-erudição. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-24112015-165134/. Acesso em: 23 fev. 2024.
    • APA

      Pinto, R. de B. (2015). Egberto Gismonti e a poética da semi-erudição (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-24112015-165134/
    • NLM

      Pinto R de B. Egberto Gismonti e a poética da semi-erudição [Internet]. 2015 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-24112015-165134/
    • Vancouver

      Pinto R de B. Egberto Gismonti e a poética da semi-erudição [Internet]. 2015 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-24112015-165134/
  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA, VIOLINO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FRÉSCA, Camila Ventura. Luz e sombra: música e política na trajetória de Manoel Joaquim de Macedo (1845-1925). 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-01122014-162315/. Acesso em: 23 fev. 2024.
    • APA

      Frésca, C. V. (2014). Luz e sombra: música e política na trajetória de Manoel Joaquim de Macedo (1845-1925) (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-01122014-162315/
    • NLM

      Frésca CV. Luz e sombra: música e política na trajetória de Manoel Joaquim de Macedo (1845-1925) [Internet]. 2014 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-01122014-162315/
    • Vancouver

      Frésca CV. Luz e sombra: música e política na trajetória de Manoel Joaquim de Macedo (1845-1925) [Internet]. 2014 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-01122014-162315/
  • Unidade: ECA

    Subjects: CONTRAPONTO, TEORIA MUSICAL, MÚSICA COLONIAL, MÚSICA (ESTUDO E ENSINO)

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      RAMOS, Rafael Registro. Discurso e conceitos no tratado de contraponto de André da Silva Gomes: um estudo de recepção. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-27012015-162939/. Acesso em: 23 fev. 2024.
    • APA

      Ramos, R. R. (2014). Discurso e conceitos no tratado de contraponto de André da Silva Gomes: um estudo de recepção (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-27012015-162939/
    • NLM

      Ramos RR. Discurso e conceitos no tratado de contraponto de André da Silva Gomes: um estudo de recepção [Internet]. 2014 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-27012015-162939/
    • Vancouver

      Ramos RR. Discurso e conceitos no tratado de contraponto de André da Silva Gomes: um estudo de recepção [Internet]. 2014 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-27012015-162939/
  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA, ORQUESTRA DE SOPRO, MÚSICA INSTRUMENTAL, BANDA DE MÚSICA, SINFONIA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GIARDINI, Mônica. Processos composicionais de Edmundo Villani-Côrtes na sua sinfonia nº 1 para orquestra de sopros. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18112013-120913/. Acesso em: 23 fev. 2024.
    • APA

      Giardini, M. (2013). Processos composicionais de Edmundo Villani-Côrtes na sua sinfonia nº 1 para orquestra de sopros (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18112013-120913/
    • NLM

      Giardini M. Processos composicionais de Edmundo Villani-Côrtes na sua sinfonia nº 1 para orquestra de sopros [Internet]. 2013 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18112013-120913/
    • Vancouver

      Giardini M. Processos composicionais de Edmundo Villani-Côrtes na sua sinfonia nº 1 para orquestra de sopros [Internet]. 2013 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-18112013-120913/
  • Unidade: ECA

    Subjects: HISTÓRIA DA MÚSICA, MUSICOLOGIA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CAVALCANTI, Jairo José Botelho. Luiz Heitor Corrêa de Azevedo na historiografia musical brasileira: história, ideologia e sociabilidade. 2011. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12122011-230722/. Acesso em: 23 fev. 2024.
    • APA

      Cavalcanti, J. J. B. (2011). Luiz Heitor Corrêa de Azevedo na historiografia musical brasileira: história, ideologia e sociabilidade (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12122011-230722/
    • NLM

      Cavalcanti JJB. Luiz Heitor Corrêa de Azevedo na historiografia musical brasileira: história, ideologia e sociabilidade [Internet]. 2011 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12122011-230722/
    • Vancouver

      Cavalcanti JJB. Luiz Heitor Corrêa de Azevedo na historiografia musical brasileira: história, ideologia e sociabilidade [Internet]. 2011 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12122011-230722/
  • Unidade: ECA

    Subjects: MÚSICA INSTRUMENTAL, VIOLÃO, ANÁLISE MUSICAL

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      OLIVEIRA, Thiago Chaves de Andrade. Sérgio Assad: sua linguagem estético-musical através da análise de Aquarelle para violão solo. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-23122009-132443/. Acesso em: 23 fev. 2024.
    • APA

      Oliveira, T. C. de A. (2009). Sérgio Assad: sua linguagem estético-musical através da análise de Aquarelle para violão solo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-23122009-132443/
    • NLM

      Oliveira TC de A. Sérgio Assad: sua linguagem estético-musical através da análise de Aquarelle para violão solo [Internet]. 2009 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-23122009-132443/
    • Vancouver

      Oliveira TC de A. Sérgio Assad: sua linguagem estético-musical através da análise de Aquarelle para violão solo [Internet]. 2009 ;[citado 2024 fev. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-23122009-132443/

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024