Filtros : "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "Giordan, Marcelo" Removidos: "IFSC224" "PEDIATRIA" "IFSC-FFI" Limpar

Filtros



Refine with date range


  • Source: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Unidade: FE

    Subjects: QUÍMICA, ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Versão PublicadaAcesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MORAIS, Rafael Pedroso de e BEGO, Amadeu Moura e GIORDAN, Marcelo. Investigação dos impactos do processo de elaboração, aplicação e reelaboração de sequências didáticas na racionalidade prevalente acerca do planejamento. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 21, n. ja/dez. 2021, p. 32 , 2021Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u531562. Acesso em: 30 set. 2024.
    • APA

      Morais, R. P. de, Bego, A. M., & Giordan, M. (2021). Investigação dos impactos do processo de elaboração, aplicação e reelaboração de sequências didáticas na racionalidade prevalente acerca do planejamento. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 21( ja/dez. 2021), 32 . doi:10.28976/1984-2686rbpec2021u531562
    • NLM

      Morais RP de, Bego AM, Giordan M. Investigação dos impactos do processo de elaboração, aplicação e reelaboração de sequências didáticas na racionalidade prevalente acerca do planejamento [Internet]. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 2021 ; 21( ja/dez. 2021): 32 .[citado 2024 set. 30 ] Available from: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u531562
    • Vancouver

      Morais RP de, Bego AM, Giordan M. Investigação dos impactos do processo de elaboração, aplicação e reelaboração de sequências didáticas na racionalidade prevalente acerca do planejamento [Internet]. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 2021 ; 21( ja/dez. 2021): 32 .[citado 2024 set. 30 ] Available from: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u531562
  • Source: Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Unidade: FE

    Subjects: QUÍMICA, PRÁTICA DE ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MACENO, Nicole Glock e GIORDAN, Marcelo. Formação, desenvolvimento profissional e práticas de ensino de professores de química em escolas públicas de Santa Catarina. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 2, 2020Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p321. Acesso em: 30 set. 2024.
    • APA

      Maceno, N. G., & Giordan, M. (2020). Formação, desenvolvimento profissional e práticas de ensino de professores de química em escolas públicas de Santa Catarina. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 13( 2). doi:10.5007/1982-5153.2020v13n2p321
    • NLM

      Maceno NG, Giordan M. Formação, desenvolvimento profissional e práticas de ensino de professores de química em escolas públicas de Santa Catarina [Internet]. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 2020 ; 13( 2):[citado 2024 set. 30 ] Available from: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p321
    • Vancouver

      Maceno NG, Giordan M. Formação, desenvolvimento profissional e práticas de ensino de professores de química em escolas públicas de Santa Catarina [Internet]. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 2020 ; 13( 2):[citado 2024 set. 30 ] Available from: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p321
  • Source: Ciência & Educação. Unidade: FE

    Subjects: QUÍMICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA DE ENSINO, ENSINO E APRENDIZAGEM

    Versão PublicadaAcesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BEGO, Amadeu Moura e ALVES, Milena e GIORDAN, Marcelo. O planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino: potencialidades do Processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração) para a formação inicial de professores. Ciência & Educação, v. 25, n. 3, p. 625-645, 2019Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320190030016. Acesso em: 30 set. 2024.
    • APA

      Bego, A. M., Alves, M., & Giordan, M. (2019). O planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino: potencialidades do Processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração) para a formação inicial de professores. Ciência & Educação, 25( 3), 625-645. doi:10.1590/1516-731320190030016
    • NLM

      Bego AM, Alves M, Giordan M. O planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino: potencialidades do Processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração) para a formação inicial de professores [Internet]. Ciência & Educação. 2019 ; 25( 3): 625-645.[citado 2024 set. 30 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1516-731320190030016
    • Vancouver

      Bego AM, Alves M, Giordan M. O planejamento de sequências didáticas de química fundamentadas no Modelo Topológico de Ensino: potencialidades do Processo EAR (Elaboração, Aplicação e Reelaboração) para a formação inicial de professores [Internet]. Ciência & Educação. 2019 ; 25( 3): 625-645.[citado 2024 set. 30 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1516-731320190030016
  • Source: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Unidade: FE

    Subjects: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CIÊNCIA, PRÁTICA DE ENSINO

    Versão PublicadaAcesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LIMA, Guilherme da Silva e GIORDAN, Marcelo. The teacher’s movements toward the use of science communication in the classroom: a model from the activity theory. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 2, p. 521–547, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182521. Acesso em: 30 set. 2024.
    • APA

      Lima, G. da S., & Giordan, M. (2018). The teacher’s movements toward the use of science communication in the classroom: a model from the activity theory. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18( 2), 521–547. doi:10.28976/1984-2686rbpec2018182521
    • NLM

      Lima G da S, Giordan M. The teacher’s movements toward the use of science communication in the classroom: a model from the activity theory [Internet]. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 2018 ; 18( 2): 521–547.[citado 2024 set. 30 ] Available from: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182521
    • Vancouver

      Lima G da S, Giordan M. The teacher’s movements toward the use of science communication in the classroom: a model from the activity theory [Internet]. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 2018 ; 18( 2): 521–547.[citado 2024 set. 30 ] Available from: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182521
  • Unidade: ENSINO CIÊNCIAS

    Subjects: QUÍMICA, GESTOS, ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SEMIÓTICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA NETO, Arcelino Bezerra da. Multimodalidade e produção de significados sobre representação estrutural química: aportes metodológicos para a análise gestual na sala de aula. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-29032017-171514/. Acesso em: 30 set. 2024.
    • APA

      Silva Neto, A. B. da. (2017). Multimodalidade e produção de significados sobre representação estrutural química: aportes metodológicos para a análise gestual na sala de aula (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-29032017-171514/
    • NLM

      Silva Neto AB da. Multimodalidade e produção de significados sobre representação estrutural química: aportes metodológicos para a análise gestual na sala de aula [Internet]. 2017 ;[citado 2024 set. 30 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-29032017-171514/
    • Vancouver

      Silva Neto AB da. Multimodalidade e produção de significados sobre representação estrutural química: aportes metodológicos para a análise gestual na sala de aula [Internet]. 2017 ;[citado 2024 set. 30 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-29032017-171514/
  • Unidade: ENSINO CIÊNCIAS

    Subjects: FÍSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Daniela Fiorini da. Concepções sobre ciência e tecnologia de professores de ciências em formação continuada e seus planos de ensino. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-05072018-135601/. Acesso em: 30 set. 2024.
    • APA

      Silva, D. F. da. (2017). Concepções sobre ciência e tecnologia de professores de ciências em formação continuada e seus planos de ensino (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-05072018-135601/
    • NLM

      Silva DF da. Concepções sobre ciência e tecnologia de professores de ciências em formação continuada e seus planos de ensino [Internet]. 2017 ;[citado 2024 set. 30 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-05072018-135601/
    • Vancouver

      Silva DF da. Concepções sobre ciência e tecnologia de professores de ciências em formação continuada e seus planos de ensino [Internet]. 2017 ;[citado 2024 set. 30 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-05072018-135601/
  • Unidade: ENSINO CIÊNCIAS

    Subjects: EDUCAÇÃO, FÍSICA, ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PAULO, Walter de Oliveira. Modelo metodológico de construção de indicadores de uso de TIC para gestão da produção de planos de ensino. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-08122016-154833/. Acesso em: 30 set. 2024.
    • APA

      Paulo, W. de O. (2016). Modelo metodológico de construção de indicadores de uso de TIC para gestão da produção de planos de ensino (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-08122016-154833/
    • NLM

      Paulo W de O. Modelo metodológico de construção de indicadores de uso de TIC para gestão da produção de planos de ensino [Internet]. 2016 ;[citado 2024 set. 30 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-08122016-154833/
    • Vancouver

      Paulo W de O. Modelo metodológico de construção de indicadores de uso de TIC para gestão da produção de planos de ensino [Internet]. 2016 ;[citado 2024 set. 30 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-08122016-154833/
  • Source: Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. Unidade: FE

    Subjects: CIÊNCIA (ENSINO), DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, MÍDIA ELETRÔNICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GIORDAN, Marcelo e CUNHA, Marcia Borin da. Um conjunto de fatores surgidos nas duas últimas décadas tem trazido a divulgação científica.. [Apresentação]. Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí: Editora Inijui. . Acesso em: 30 set. 2024. , 2015
    • APA

      Giordan, M., & Cunha, M. B. da. (2015). Um conjunto de fatores surgidos nas duas últimas décadas tem trazido a divulgação científica.. [Apresentação]. Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. Ijuí: Editora Inijui.
    • NLM

      Giordan M, Cunha MB da. Um conjunto de fatores surgidos nas duas últimas décadas tem trazido a divulgação científica.. [Apresentação]. Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. 2015 ;[citado 2024 set. 30 ]
    • Vancouver

      Giordan M, Cunha MB da. Um conjunto de fatores surgidos nas duas últimas décadas tem trazido a divulgação científica.. [Apresentação]. Divulgação científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. 2015 ;[citado 2024 set. 30 ]
  • Source: Linguagens e discursos na educação em ciências. Unidades: FE, ENSINO CIÊNCIAS

    Subjects: SEMIÓTICA, PRÁTICA DE ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUÍMICA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      AIZAWA, Alexandre e SILVA NETO, Arcelino Bezerra da e GIORDAN, Marcelo. Análise dos modos semióticos de representação estrutural química: categorias emergentes na formação inicial de professores. Linguagens e discursos na educação em ciências. Tradução . Rio de Janeiro: Multifoco, 2014. . . Acesso em: 30 set. 2024.
    • APA

      Aizawa, A., Silva Neto, A. B. da, & Giordan, M. (2014). Análise dos modos semióticos de representação estrutural química: categorias emergentes na formação inicial de professores. In Linguagens e discursos na educação em ciências. Rio de Janeiro: Multifoco.
    • NLM

      Aizawa A, Silva Neto AB da, Giordan M. Análise dos modos semióticos de representação estrutural química: categorias emergentes na formação inicial de professores. In: Linguagens e discursos na educação em ciências. Rio de Janeiro: Multifoco; 2014. [citado 2024 set. 30 ]
    • Vancouver

      Aizawa A, Silva Neto AB da, Giordan M. Análise dos modos semióticos de representação estrutural química: categorias emergentes na formação inicial de professores. In: Linguagens e discursos na educação em ciências. Rio de Janeiro: Multifoco; 2014. [citado 2024 set. 30 ]
  • Unidade: FE

    Subjects: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INTERNET (EDUCAÇÃO)

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      DOTTA, Silvia Cristina. Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância. 2009. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-105631/. Acesso em: 30 set. 2024.
    • APA

      Dotta, S. C. (2009). Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-105631/
    • NLM

      Dotta SC. Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância [Internet]. 2009 ;[citado 2024 set. 30 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-105631/
    • Vancouver

      Dotta SC. Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância [Internet]. 2009 ;[citado 2024 set. 30 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-24092009-105631/
  • Source: O ensino de química em ambientes virtuais. Unidade: FE

    Subjects: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GIORDAN, Marcelo. A formação de professores para lidar.. [Prefácio]. O ensino de química em ambientes virtuais. Cuiabá, MT: EduFMT. . Acesso em: 30 set. 2024. , 2009
    • APA

      Giordan, M. (2009). A formação de professores para lidar.. [Prefácio]. O ensino de química em ambientes virtuais. Cuiabá, MT: EduFMT.
    • NLM

      Giordan M. A formação de professores para lidar.. [Prefácio]. O ensino de química em ambientes virtuais. 2009 ;[citado 2024 set. 30 ]
    • Vancouver

      Giordan M. A formação de professores para lidar.. [Prefácio]. O ensino de química em ambientes virtuais. 2009 ;[citado 2024 set. 30 ]
  • Unidade: FE

    Subjects: COMPUTADOR NO ENSINO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INTERNET, COMUNICAÇÃO VISUAL, INTERAÇÃO CULTURAL, ESTUDO DE CASO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      STAROBINAS, Lilian. Interação de professores em fóruns eletrônicos: um estudo de caso do programa Educar na Sociedade da Informação. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009-081416/. Acesso em: 30 set. 2024.
    • APA

      Starobinas, L. (2008). Interação de professores em fóruns eletrônicos: um estudo de caso do programa Educar na Sociedade da Informação (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009-081416/
    • NLM

      Starobinas L. Interação de professores em fóruns eletrônicos: um estudo de caso do programa Educar na Sociedade da Informação [Internet]. 2008 ;[citado 2024 set. 30 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009-081416/
    • Vancouver

      Starobinas L. Interação de professores em fóruns eletrônicos: um estudo de caso do programa Educar na Sociedade da Informação [Internet]. 2008 ;[citado 2024 set. 30 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122009-081416/
  • Source: Revista FAFE / Fundação de Apoio à Faculdade de Educação. Unidade: FE

    Subjects: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO PERMANENTE, ENSINO E APRENDIZAGEM

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CARVALHO, Anna Maria Pessoa de et al. A teia do saber e da originalidade. [Depoimento]. Revista FAFE / Fundação de Apoio à Faculdade de Educação. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. . Acesso em: 30 set. 2024. , 2006
    • APA

      Carvalho, A. M. P. de, Abib, M. L. V. dos S., Abud, K. M., Moura, M. O. de, Giordan, M., & Trivelato, S. L. F. (2006). A teia do saber e da originalidade. [Depoimento]. Revista FAFE / Fundação de Apoio à Faculdade de Educação. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Carvalho AMP de, Abib MLV dos S, Abud KM, Moura MO de, Giordan M, Trivelato SLF. A teia do saber e da originalidade. [Depoimento]. Revista FAFE / Fundação de Apoio à Faculdade de Educação. 2006 ;( 2): 10-14.[citado 2024 set. 30 ]
    • Vancouver

      Carvalho AMP de, Abib MLV dos S, Abud KM, Moura MO de, Giordan M, Trivelato SLF. A teia do saber e da originalidade. [Depoimento]. Revista FAFE / Fundação de Apoio à Faculdade de Educação. 2006 ;( 2): 10-14.[citado 2024 set. 30 ]
  • Source: Folha de S. Paulo. Unidade: FE

    Subjects: COMPUTADOR NO ENSINO, INTERNET (EDUCAÇÃO), FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GIORDAN, Marcelo e STAROBINAS, Lilian e SCHWARTZ, Gilson. Inclusão digital e reforma universitária. Tradução . Folha de S. Paulo, São Paulo, 2005. , p. 29 mar. 2005. A-3. Acesso em: 30 set. 2024.
    • APA

      Giordan, M., Starobinas, L., & Schwartz, G. (2005). Inclusão digital e reforma universitária. Folha de S. Paulo, p. 29 mar. 2005. A-3. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
    • NLM

      Giordan M, Starobinas L, Schwartz G. Inclusão digital e reforma universitária. Folha de S. Paulo. 2005 ;29 mar. 2005. A-3.[citado 2024 set. 30 ]
    • Vancouver

      Giordan M, Starobinas L, Schwartz G. Inclusão digital e reforma universitária. Folha de S. Paulo. 2005 ;29 mar. 2005. A-3.[citado 2024 set. 30 ]
  • Unidade: FE

    Subjects: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COMPUTADOR NO ENSINO, CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      TAVARES, Neide Rodriguez Barea. Formação continuada de professores em informática educacional. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19052004-142914/. Acesso em: 30 set. 2024.
    • APA

      Tavares, N. R. B. (2001). Formação continuada de professores em informática educacional (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19052004-142914/
    • NLM

      Tavares NRB. Formação continuada de professores em informática educacional [Internet]. 2001 ;[citado 2024 set. 30 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19052004-142914/
    • Vancouver

      Tavares NRB. Formação continuada de professores em informática educacional [Internet]. 2001 ;[citado 2024 set. 30 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19052004-142914/

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024