Filtros : "ASTRONOMIA" "Brasil" "IAG" Removidos: "FCF004" "ENS" Limpar

Filtros



Refine with date range


  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ENSINO FUNDAMENTAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CAMPOS, Jaqueline de Souza Valdemiro. Formação continuada de professores: Os cometas como estratégia pedagógica interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2022. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. . Acesso em: 01 out. 2024.
    • APA

      Campos, J. de S. V. (2022). Formação continuada de professores: Os cometas como estratégia pedagógica interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Campos J de SV. Formação continuada de professores: Os cometas como estratégia pedagógica interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2022 ;[citado 2024 out. 01 ]
    • Vancouver

      Campos J de SV. Formação continuada de professores: Os cometas como estratégia pedagógica interdisciplinar para inserir conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2022 ;[citado 2024 out. 01 ]
  • Source: Pesquisa FAPESP. Unidades: IAG, IFSC

    Subjects: PESQUISA CIENTÍFICA, BURACOS NEGROS, RAIOS GAMA, CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO;DISSEMINAÇÃO), ASTRONOMIA

    Versão PublicadaAcesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Rodrigo Nemmen da e SOUZA, Vitor de. Panorama do Universo extremo. [Depoimento a Igor Zolnerkevic]. Pesquisa FAPESP. São Paulo: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/panorama-do-universo-extremo/. Acesso em: 01 out. 2024. , 2021
    • APA

      Silva, R. N. da, & Souza, V. de. (2021). Panorama do Universo extremo. [Depoimento a Igor Zolnerkevic]. Pesquisa FAPESP. São Paulo: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://revistapesquisa.fapesp.br/panorama-do-universo-extremo/
    • NLM

      Silva RN da, Souza V de. Panorama do Universo extremo. [Depoimento a Igor Zolnerkevic] [Internet]. Pesquisa FAPESP. 2021 ;[citado 2024 out. 01 ] Available from: https://revistapesquisa.fapesp.br/panorama-do-universo-extremo/
    • Vancouver

      Silva RN da, Souza V de. Panorama do Universo extremo. [Depoimento a Igor Zolnerkevic] [Internet]. Pesquisa FAPESP. 2021 ;[citado 2024 out. 01 ] Available from: https://revistapesquisa.fapesp.br/panorama-do-universo-extremo/
  • Source: Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Unidades: IF, ENSINO CIÊNCIAS, IAG

    Subjects: CIÊNCIA, FÍSICA, TEORIA DA APRENDIZAGEM, ABSTRAÇÃO (PENSAMENTO), ASTRONOMIA

    Versão PublicadaAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LAGO, Leonardo e ORTEGA, José Luis e MATTOS, Cristiano. O modelo genético e o movimento dinâmico entre abstrato e concreto como instrumentos para o planejamento de sequências didáticas para o ensino de ciências. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 1, p. 123-153, 2020Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p123. Acesso em: 01 out. 2024.
    • APA

      Lago, L., Ortega, J. L., & Mattos, C. (2020). O modelo genético e o movimento dinâmico entre abstrato e concreto como instrumentos para o planejamento de sequências didáticas para o ensino de ciências. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 13( 1), 123-153. doi:10.5007/1982-5153.2020v13n1p123
    • NLM

      Lago L, Ortega JL, Mattos C. O modelo genético e o movimento dinâmico entre abstrato e concreto como instrumentos para o planejamento de sequências didáticas para o ensino de ciências [Internet]. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 2020 ; 13( 1): 123-153.[citado 2024 out. 01 ] Available from: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p123
    • Vancouver

      Lago L, Ortega JL, Mattos C. O modelo genético e o movimento dinâmico entre abstrato e concreto como instrumentos para o planejamento de sequências didáticas para o ensino de ciências [Internet]. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 2020 ; 13( 1): 123-153.[citado 2024 out. 01 ] Available from: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n1p123
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ENSINO FUNDAMENTAL

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      AMARAL, Sílvio Fernandes do. Alfabetização e a educação científica em astronomia para alunos dos anos iniciais do fundamental I. 2019. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. . Acesso em: 01 out. 2024.
    • APA

      Amaral, S. F. do. (2019). Alfabetização e a educação científica em astronomia para alunos dos anos iniciais do fundamental I (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Amaral SF do. Alfabetização e a educação científica em astronomia para alunos dos anos iniciais do fundamental I. 2019 ;[citado 2024 out. 01 ]
    • Vancouver

      Amaral SF do. Alfabetização e a educação científica em astronomia para alunos dos anos iniciais do fundamental I. 2019 ;[citado 2024 out. 01 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ASTRONOMIA - ENSINO E APRENDIZAGEM

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      AZEVEDO, Andreia Neves de. Céu do Brasil: software de estado das constelações. 2019. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. . Acesso em: 01 out. 2024.
    • APA

      Azevedo, A. N. de. (2019). Céu do Brasil: software de estado das constelações (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Azevedo AN de. Céu do Brasil: software de estado das constelações. 2019 ;[citado 2024 out. 01 ]
    • Vancouver

      Azevedo AN de. Céu do Brasil: software de estado das constelações. 2019 ;[citado 2024 out. 01 ]
  • Unidades: IAG, IFSC

    Subjects: ASTRONOMIA, BURACOS NEGROS, COSMOLOGIA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      International Conference on Black Holes as Cosmic Batteries - BHCB. . Palotina: Universidade Federal do Paraná - UFPR. . Acesso em: 01 out. 2024. , 2018
    • APA

      International Conference on Black Holes as Cosmic Batteries - BHCB. (2018). International Conference on Black Holes as Cosmic Batteries - BHCB. Palotina: Universidade Federal do Paraná - UFPR.
    • NLM

      International Conference on Black Holes as Cosmic Batteries - BHCB. 2018 ;[citado 2024 out. 01 ]
    • Vancouver

      International Conference on Black Holes as Cosmic Batteries - BHCB. 2018 ;[citado 2024 out. 01 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ENSINO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SUNAGA, Alexsandro Issao. Textos de divulgação cientifica no ensino de astronomia produção, divulgação e aplicação. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. . Acesso em: 01 out. 2024.
    • APA

      Sunaga, A. I. (2018). Textos de divulgação cientifica no ensino de astronomia produção, divulgação e aplicação (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Sunaga AI. Textos de divulgação cientifica no ensino de astronomia produção, divulgação e aplicação. 2018 ;[citado 2024 out. 01 ]
    • Vancouver

      Sunaga AI. Textos de divulgação cientifica no ensino de astronomia produção, divulgação e aplicação. 2018 ;[citado 2024 out. 01 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ENSINO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      LEME, Paulo Roberto. Uma proposta do uso motivacional do mecanismo de antikythera para o aprendizado contextualizado de fundamentos de astronomia. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. . Acesso em: 01 out. 2024.
    • APA

      Leme, P. R. (2017). Uma proposta do uso motivacional do mecanismo de antikythera para o aprendizado contextualizado de fundamentos de astronomia (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Leme PR. Uma proposta do uso motivacional do mecanismo de antikythera para o aprendizado contextualizado de fundamentos de astronomia. 2017 ;[citado 2024 out. 01 ]
    • Vancouver

      Leme PR. Uma proposta do uso motivacional do mecanismo de antikythera para o aprendizado contextualizado de fundamentos de astronomia. 2017 ;[citado 2024 out. 01 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ENSINO MÉDIO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOUZA, Eduardo Rocha de. Marés na escola: sobre a interdisciplinaridade de um fenômeno astronômico. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. . Acesso em: 01 out. 2024.
    • APA

      Souza, E. R. de. (2017). Marés na escola: sobre a interdisciplinaridade de um fenômeno astronômico (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Souza ER de. Marés na escola: sobre a interdisciplinaridade de um fenômeno astronômico. 2017 ;[citado 2024 out. 01 ]
    • Vancouver

      Souza ER de. Marés na escola: sobre a interdisciplinaridade de um fenômeno astronômico. 2017 ;[citado 2024 out. 01 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ENSINO, LÍNGUA DE SINAIS

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      NUNES, Marilia Rios. Possibilidades e desafios no ensino de astronomia pela língua brasileira de sinais. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. . Acesso em: 01 out. 2024.
    • APA

      Nunes, M. R. (2017). Possibilidades e desafios no ensino de astronomia pela língua brasileira de sinais (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Nunes MR. Possibilidades e desafios no ensino de astronomia pela língua brasileira de sinais. 2017 ;[citado 2024 out. 01 ]
    • Vancouver

      Nunes MR. Possibilidades e desafios no ensino de astronomia pela língua brasileira de sinais. 2017 ;[citado 2024 out. 01 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ENSINO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      RODRIGUES, Danilo Miranda. O conceito de espaço e a evolução das distâncias astronômicas: construção de um material didático. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. . Acesso em: 01 out. 2024.
    • APA

      Rodrigues, D. M. (2017). O conceito de espaço e a evolução das distâncias astronômicas: construção de um material didático (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Rodrigues DM. O conceito de espaço e a evolução das distâncias astronômicas: construção de um material didático. 2017 ;[citado 2024 out. 01 ]
    • Vancouver

      Rodrigues DM. O conceito de espaço e a evolução das distâncias astronômicas: construção de um material didático. 2017 ;[citado 2024 out. 01 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ASTRONOMIA

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Marcos Pedroso Barbosa da. Ensino de astronomia na educação básica na cidade de Santo André: uma parceria entre planetário e escola. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. . Acesso em: 01 out. 2024.
    • APA

      Silva, M. P. B. da. (2017). Ensino de astronomia na educação básica na cidade de Santo André: uma parceria entre planetário e escola (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Silva MPB da. Ensino de astronomia na educação básica na cidade de Santo André: uma parceria entre planetário e escola. 2017 ;[citado 2024 out. 01 ]
    • Vancouver

      Silva MPB da. Ensino de astronomia na educação básica na cidade de Santo André: uma parceria entre planetário e escola. 2017 ;[citado 2024 out. 01 ]
  • Source: Revista de Graduação USP. Unidade: IAG

    Subjects: DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO, ASTRONOMIA, EVOLUÇÃO ESTELAR, QUÍMICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GREGÓRIO-HETEM, Jane e CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Animação e Rock’n’Roll Usados para facilitar o ensino de astronomia e química. Revista de Graduação USP, v. 2, n. 1, p. 1-7, 2017Tradução . . Disponível em: http://gradmais.usp.br/wp-content/uploads/2017/04/Gradmais3_R01_Jane.pdf. Acesso em: 01 out. 2024.
    • APA

      Gregório-Hetem, J., & Castellar, S. M. V. (2017). Animação e Rock’n’Roll Usados para facilitar o ensino de astronomia e química. Revista de Graduação USP, 2( 1), 1-7. Recuperado de http://gradmais.usp.br/wp-content/uploads/2017/04/Gradmais3_R01_Jane.pdf
    • NLM

      Gregório-Hetem J, Castellar SMV. Animação e Rock’n’Roll Usados para facilitar o ensino de astronomia e química [Internet]. Revista de Graduação USP. 2017 ;2( 1): 1-7.[citado 2024 out. 01 ] Available from: http://gradmais.usp.br/wp-content/uploads/2017/04/Gradmais3_R01_Jane.pdf
    • Vancouver

      Gregório-Hetem J, Castellar SMV. Animação e Rock’n’Roll Usados para facilitar o ensino de astronomia e química [Internet]. Revista de Graduação USP. 2017 ;2( 1): 1-7.[citado 2024 out. 01 ] Available from: http://gradmais.usp.br/wp-content/uploads/2017/04/Gradmais3_R01_Jane.pdf
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ENSINO, PLANETÁRIOS

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      RESENDE, Kizzy Alves. A interação entre o planetário e a escola :: justificativas, dificuldades e propostas. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. . Acesso em: 01 out. 2024.
    • APA

      Resende, K. A. (2017). A interação entre o planetário e a escola :: justificativas, dificuldades e propostas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Resende KA. A interação entre o planetário e a escola :: justificativas, dificuldades e propostas. 2017 ;[citado 2024 out. 01 ]
    • Vancouver

      Resende KA. A interação entre o planetário e a escola :: justificativas, dificuldades e propostas. 2017 ;[citado 2024 out. 01 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ASTROMETRIA, ENSINO, FOTOMETRIA, TELESCÓPIOS

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FIDÊNCIO NETO, Messias. Atividades didáticas observacionais com telescópios operados remotamente. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. . Acesso em: 01 out. 2024.
    • APA

      Fidêncio Neto, M. (2017). Atividades didáticas observacionais com telescópios operados remotamente (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Fidêncio Neto M. Atividades didáticas observacionais com telescópios operados remotamente. 2017 ;[citado 2024 out. 01 ]
    • Vancouver

      Fidêncio Neto M. Atividades didáticas observacionais com telescópios operados remotamente. 2017 ;[citado 2024 out. 01 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, ENSINO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ARIZONO, Elisa Carolina. Animação como ferramenta no ensino não formal em astronomia. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. . Acesso em: 01 out. 2024.
    • APA

      Arizono, E. C. (2016). Animação como ferramenta no ensino não formal em astronomia (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Arizono EC. Animação como ferramenta no ensino não formal em astronomia. 2016 ;[citado 2024 out. 01 ]
    • Vancouver

      Arizono EC. Animação como ferramenta no ensino não formal em astronomia. 2016 ;[citado 2024 out. 01 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      WINKLER, Julio Cezar. Uso da tecnologia de informação e comunicação no estímulo ao interesse de estudantes pela astronomia. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. . Acesso em: 01 out. 2024.
    • APA

      Winkler, J. C. (2016). Uso da tecnologia de informação e comunicação no estímulo ao interesse de estudantes pela astronomia (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Winkler JC. Uso da tecnologia de informação e comunicação no estímulo ao interesse de estudantes pela astronomia. 2016 ;[citado 2024 out. 01 ]
    • Vancouver

      Winkler JC. Uso da tecnologia de informação e comunicação no estímulo ao interesse de estudantes pela astronomia. 2016 ;[citado 2024 out. 01 ]
  • Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, PLANETÁRIOS, SATÉLITES

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FOLONIER, Hugo Alberto. Maré em satélites planetários diferenciados: aplicação á Titã. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. . Acesso em: 01 out. 2024.
    • APA

      Folonier, H. A. (2016). Maré em satélites planetários diferenciados: aplicação á Titã (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Folonier HA. Maré em satélites planetários diferenciados: aplicação á Titã. 2016 ;[citado 2024 out. 01 ]
    • Vancouver

      Folonier HA. Maré em satélites planetários diferenciados: aplicação á Titã. 2016 ;[citado 2024 out. 01 ]
  • Source: Jornal da USP. Unidade: IAG

    Subjects: ASTRONOMIA, GEOFÍSICA, METEOROLOGIA, HISTÓRIA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      MOLINA, Eder Cassola e MARANGONI, Yára Regina. Semana de Arte e Cultura da USP terá mais de 150 atividades para o público em geral. Jornal da USP. São Paulo: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://jornal.usp.br/atualidades/semana-de-arte-e-cultura-da-usp-tera-mais-de-150-atividades-para-o-publico-em-geral/. Acesso em: 01 out. 2024. , 2016
    • APA

      Molina, E. C., & Marangoni, Y. R. (2016). Semana de Arte e Cultura da USP terá mais de 150 atividades para o público em geral. Jornal da USP. São Paulo: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://jornal.usp.br/atualidades/semana-de-arte-e-cultura-da-usp-tera-mais-de-150-atividades-para-o-publico-em-geral/
    • NLM

      Molina EC, Marangoni YR. Semana de Arte e Cultura da USP terá mais de 150 atividades para o público em geral [Internet]. Jornal da USP. 2016 ;[citado 2024 out. 01 ] Available from: http://jornal.usp.br/atualidades/semana-de-arte-e-cultura-da-usp-tera-mais-de-150-atividades-para-o-publico-em-geral/
    • Vancouver

      Molina EC, Marangoni YR. Semana de Arte e Cultura da USP terá mais de 150 atividades para o público em geral [Internet]. Jornal da USP. 2016 ;[citado 2024 out. 01 ] Available from: http://jornal.usp.br/atualidades/semana-de-arte-e-cultura-da-usp-tera-mais-de-150-atividades-para-o-publico-em-geral/
  • Unidades: IAG, IF, IFSC

    Subjects: ASTRONOMIA, COSMOLOGIA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CYPRIANO, Eduardo Serra et al. Workshop on New Physics in Space, 13. . São Paulo: International Centre for Theoretical Physics, ICTP, South American Institute for Fundamental Research, SAIFR. Disponível em: http://www.ictp-saifr.org/wp-content/uploads/2016/06/NPinspace_v1.pdf. Acesso em: 01 out. 2024. , 2016
    • APA

      Cypriano, E. S., Lima, M. V. B. T., Opher, R., Dal Pino, E. M. de G., & Vanzella, D. A. T. (2016). Workshop on New Physics in Space, 13. São Paulo: International Centre for Theoretical Physics, ICTP, South American Institute for Fundamental Research, SAIFR. Recuperado de http://www.ictp-saifr.org/wp-content/uploads/2016/06/NPinspace_v1.pdf
    • NLM

      Cypriano ES, Lima MVBT, Opher R, Dal Pino EM de G, Vanzella DAT. Workshop on New Physics in Space, 13 [Internet]. 2016 ;[citado 2024 out. 01 ] Available from: http://www.ictp-saifr.org/wp-content/uploads/2016/06/NPinspace_v1.pdf
    • Vancouver

      Cypriano ES, Lima MVBT, Opher R, Dal Pino EM de G, Vanzella DAT. Workshop on New Physics in Space, 13 [Internet]. 2016 ;[citado 2024 out. 01 ] Available from: http://www.ictp-saifr.org/wp-content/uploads/2016/06/NPinspace_v1.pdf

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024