Filtros : "EDM" "CONHECIMENTO" Removido: "bcc" Limpar

Filtros



Refine with date range


  • Unidade: FE

    Subjects: EDUCAÇÃO MUSICAL, CURRÍCULO, SABERES ESCOLARES, CONHECIMENTO

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CARVALHO, Mauricio Braz de. Educação musical escolar para além do desenvolvimento humano: contribuições a partir da perspectiva social-realista. 2023. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-22082023-090624/. Acesso em: 12 jun. 2024.
    • APA

      Carvalho, M. B. de. (2023). Educação musical escolar para além do desenvolvimento humano: contribuições a partir da perspectiva social-realista (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-22082023-090624/
    • NLM

      Carvalho MB de. Educação musical escolar para além do desenvolvimento humano: contribuições a partir da perspectiva social-realista [Internet]. 2023 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-22082023-090624/
    • Vancouver

      Carvalho MB de. Educação musical escolar para além do desenvolvimento humano: contribuições a partir da perspectiva social-realista [Internet]. 2023 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-22082023-090624/
  • Unidade: FE

    Subjects: DANÇA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA, ANCESTRAIS, CONHECIMENTO

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      ARAUJO, Talita Lima de. Pode o ancestral ser contemporâneo?: pedagogias plurais em danças afrocentradas. 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-21062023-110945/. Acesso em: 12 jun. 2024.
    • APA

      Araujo, T. L. de. (2023). Pode o ancestral ser contemporâneo?: pedagogias plurais em danças afrocentradas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-21062023-110945/
    • NLM

      Araujo TL de. Pode o ancestral ser contemporâneo?: pedagogias plurais em danças afrocentradas [Internet]. 2023 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-21062023-110945/
    • Vancouver

      Araujo TL de. Pode o ancestral ser contemporâneo?: pedagogias plurais em danças afrocentradas [Internet]. 2023 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-21062023-110945/
  • Unidade: FE

    Subjects: ENSINO MÉDIO, CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO, CONHECIMENTO

    Acesso à fonteAcesso à fonteDOIHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BAPTISTA, Kassiano Cesar de Souza. O Ensino Médio paulista entre 2007 e 2020: marcas da noção de competências. 2023. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-06092023-101054/. Acesso em: 12 jun. 2024.
    • APA

      Baptista, K. C. de S. (2023). O Ensino Médio paulista entre 2007 e 2020: marcas da noção de competências (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-06092023-101054/
    • NLM

      Baptista KC de S. O Ensino Médio paulista entre 2007 e 2020: marcas da noção de competências [Internet]. 2023 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-06092023-101054/
    • Vancouver

      Baptista KC de S. O Ensino Médio paulista entre 2007 e 2020: marcas da noção de competências [Internet]. 2023 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-06092023-101054/
  • Unidade: FE

    Subjects: CONHECIMENTO, CULTURA, EDUCAÇÃO FÍSICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SANTOS JUNIOR, Flavio Nunes dos. Subvertendo as colonialidades: o currículo cultural da educação física e a enunciação dos saberes discentes. 2020. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-05102020-155037/. Acesso em: 12 jun. 2024.
    • APA

      Santos Junior, F. N. dos. (2020). Subvertendo as colonialidades: o currículo cultural da educação física e a enunciação dos saberes discentes (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-05102020-155037/
    • NLM

      Santos Junior FN dos. Subvertendo as colonialidades: o currículo cultural da educação física e a enunciação dos saberes discentes [Internet]. 2020 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-05102020-155037/
    • Vancouver

      Santos Junior FN dos. Subvertendo as colonialidades: o currículo cultural da educação física e a enunciação dos saberes discentes [Internet]. 2020 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-05102020-155037/
  • Unidade: FE

    Subjects: PRÁTICA DE ENSINO, MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO INDÍGENA, CONHECIMENTO, ETNOMATEMÁTICA

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      OLIVEIRA, Maria Aparecida Mendes de. Nhande reko mbo'e: busca de diálogos entre diferentes sistemas de conhecimentos no contexto das práticas de professores de matemática Guarani e Kaiowá. 2020. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02102020-143153/. Acesso em: 12 jun. 2024.
    • APA

      Oliveira, M. A. M. de. (2020). Nhande reko mbo'e: busca de diálogos entre diferentes sistemas de conhecimentos no contexto das práticas de professores de matemática Guarani e Kaiowá (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02102020-143153/
    • NLM

      Oliveira MAM de. Nhande reko mbo'e: busca de diálogos entre diferentes sistemas de conhecimentos no contexto das práticas de professores de matemática Guarani e Kaiowá [Internet]. 2020 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02102020-143153/
    • Vancouver

      Oliveira MAM de. Nhande reko mbo'e: busca de diálogos entre diferentes sistemas de conhecimentos no contexto das práticas de professores de matemática Guarani e Kaiowá [Internet]. 2020 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02102020-143153/
  • Unidade: FE

    Subjects: CRIANÇAS, SUJEITO, DESEJO, CONHECIMENTO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Ana Carolina Barros. Por uma utopia para as crianças africanas: a incidência do desejo do Outro na posição do sujeito na escola. 2019. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21102020-153422/. Acesso em: 12 jun. 2024.
    • APA

      Silva, A. C. B. (2019). Por uma utopia para as crianças africanas: a incidência do desejo do Outro na posição do sujeito na escola (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21102020-153422/
    • NLM

      Silva ACB. Por uma utopia para as crianças africanas: a incidência do desejo do Outro na posição do sujeito na escola [Internet]. 2019 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21102020-153422/
    • Vancouver

      Silva ACB. Por uma utopia para as crianças africanas: a incidência do desejo do Outro na posição do sujeito na escola [Internet]. 2019 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21102020-153422/
  • Unidade: FE

    Subjects: CONHECIMENTO, EXPERIMENTOS CIENTÍFICOS, SABERES DO DOCENTE, FÍSICA (ENSINO), FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CUNHA, Alexander Montero. Saberes experienciais e estágio investigativo na formação de professores de física. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032014-142112/. Acesso em: 12 jun. 2024.
    • APA

      Cunha, A. M. (2013). Saberes experienciais e estágio investigativo na formação de professores de física (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032014-142112/
    • NLM

      Cunha AM. Saberes experienciais e estágio investigativo na formação de professores de física [Internet]. 2013 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032014-142112/
    • Vancouver

      Cunha AM. Saberes experienciais e estágio investigativo na formação de professores de física [Internet]. 2013 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26032014-142112/
  • Unidade: FE

    Subjects: LEITURA, ESCRITA, CONHECIMENTO, LINGUAGEM

    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      BARZOTTO, Valdir Heitor. Leitura, escrita e relação com o conhecimento. 2013. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. . Acesso em: 12 jun. 2024.
    • APA

      Barzotto, V. H. (2013). Leitura, escrita e relação com o conhecimento (Tese (Livre Docência). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Barzotto VH. Leitura, escrita e relação com o conhecimento. 2013 ;[citado 2024 jun. 12 ]
    • Vancouver

      Barzotto VH. Leitura, escrita e relação com o conhecimento. 2013 ;[citado 2024 jun. 12 ]
  • Unidade: FE

    Subjects: DISCURSO, LETRAMENTO, CONHECIMENTO, PESQUISA (FORMAÇÃO)

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Margarete Fátima Pauletto Sales e. Mobilização da escrita no mestrado: imagens e constituição de sentidos sobre letramento no discurso de pesquisadores em formação. 2012. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21012013-141737/. Acesso em: 12 jun. 2024.
    • APA

      Silva, M. F. P. S. e. (2012). Mobilização da escrita no mestrado: imagens e constituição de sentidos sobre letramento no discurso de pesquisadores em formação (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21012013-141737/
    • NLM

      Silva MFPS e. Mobilização da escrita no mestrado: imagens e constituição de sentidos sobre letramento no discurso de pesquisadores em formação [Internet]. 2012 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21012013-141737/
    • Vancouver

      Silva MFPS e. Mobilização da escrita no mestrado: imagens e constituição de sentidos sobre letramento no discurso de pesquisadores em formação [Internet]. 2012 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21012013-141737/
  • Unidade: FE

    Subjects: CURRÍCULOS E PROGRAMAS, COMPETÊNCIA-CHAVE (EDUCAÇÃO), SABERES DO DOCENTE, SABERES ESCOLARES, CONHECIMENTO, AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SILVA, Eliane Reame da. Uma reflexão sobre a ideia de competência e implicações educacionais. 2010. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14062010-115447/. Acesso em: 12 jun. 2024.
    • APA

      Silva, E. R. da. (2010). Uma reflexão sobre a ideia de competência e implicações educacionais (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14062010-115447/
    • NLM

      Silva ER da. Uma reflexão sobre a ideia de competência e implicações educacionais [Internet]. 2010 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14062010-115447/
    • Vancouver

      Silva ER da. Uma reflexão sobre a ideia de competência e implicações educacionais [Internet]. 2010 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14062010-115447/
  • Unidade: FE

    Subjects: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROFESSOR REFLEXIVO, ENSINO E APRENDIZAGEM, CONHECIMENTO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      PECHLIYE, Magda Medhat. Reflexões e análises do cotidiano de um curso de formação de professores de ciências e/ou biologia. 2010. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02082010-091523/. Acesso em: 12 jun. 2024.
    • APA

      Pechliye, M. M. (2010). Reflexões e análises do cotidiano de um curso de formação de professores de ciências e/ou biologia (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02082010-091523/
    • NLM

      Pechliye MM. Reflexões e análises do cotidiano de um curso de formação de professores de ciências e/ou biologia [Internet]. 2010 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02082010-091523/
    • Vancouver

      Pechliye MM. Reflexões e análises do cotidiano de um curso de formação de professores de ciências e/ou biologia [Internet]. 2010 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02082010-091523/
  • Unidade: FE

    Subjects: MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO), ETNOMATEMÁTICA, CONHECIMENTO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      FREITAS, Regina Santana Alaminos de. Do conhecimento (matemático) primeiro: grandezas e medidas no centro das atenções. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02092009-160046/. Acesso em: 12 jun. 2024.
    • APA

      Freitas, R. S. A. de. (2009). Do conhecimento (matemático) primeiro: grandezas e medidas no centro das atenções (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02092009-160046/
    • NLM

      Freitas RSA de. Do conhecimento (matemático) primeiro: grandezas e medidas no centro das atenções [Internet]. 2009 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02092009-160046/
    • Vancouver

      Freitas RSA de. Do conhecimento (matemático) primeiro: grandezas e medidas no centro das atenções [Internet]. 2009 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-02092009-160046/
  • Unidade: FE

    Subjects: MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO), FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM, CONHECIMENTO, ERRO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      GUENDELMAN, Constanza Kaliks. O conceito de douta ignorância de Nicolau de Cusa em uma perspectiva pedagógica. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-142805/. Acesso em: 12 jun. 2024.
    • APA

      Guendelman, C. K. (2009). O conceito de douta ignorância de Nicolau de Cusa em uma perspectiva pedagógica (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-142805/
    • NLM

      Guendelman CK. O conceito de douta ignorância de Nicolau de Cusa em uma perspectiva pedagógica [Internet]. 2009 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-142805/
    • Vancouver

      Guendelman CK. O conceito de douta ignorância de Nicolau de Cusa em uma perspectiva pedagógica [Internet]. 2009 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08122009-142805/
  • Unidade: FE

    Subjects: EPISTEMOLOGIA, AUTOBIOGRAFIAS, SUBJETIVIDADE, CONHECIMENTO, ESCRITORES

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      CONFORTI, Cristine Marie Tedeschi. Epistemologia dos expertos: subjetividade e conhecimento em autobiografias de ficcionistas e cientistas. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062008-102810/. Acesso em: 12 jun. 2024.
    • APA

      Conforti, C. M. T. (2008). Epistemologia dos expertos: subjetividade e conhecimento em autobiografias de ficcionistas e cientistas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062008-102810/
    • NLM

      Conforti CMT. Epistemologia dos expertos: subjetividade e conhecimento em autobiografias de ficcionistas e cientistas [Internet]. 2008 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062008-102810/
    • Vancouver

      Conforti CMT. Epistemologia dos expertos: subjetividade e conhecimento em autobiografias de ficcionistas e cientistas [Internet]. 2008 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-25062008-102810/
  • Unidade: FE

    Subjects: ÁLGEBRA (ESTUDO E ENSINO), MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO), METACOGNIÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONHECIMENTO

    Acesso à fonteHow to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas
    • ABNT

      SOUSA, Adilson Sebastião de. Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-120830/. Acesso em: 12 jun. 2024.
    • APA

      Sousa, A. S. de. (2007). Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-120830/
    • NLM

      Sousa AS de. Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica [Internet]. 2007 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-120830/
    • Vancouver

      Sousa AS de. Metacognição e ensino da Álgebra: análise do que pensam e dizem professores de Matemática da educação básica [Internet]. 2007 ;[citado 2024 jun. 12 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-29012009-120830/

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024