Exportar registro bibliográfico

Alterações conjuntivais induzidas por análogos das prostaglandinas e maleato de timolol: estudo histo-morfométrico (2007)

  • Authors:
  • Autor USP: GIACOMETTI, HELOÍSA HELENA ABIL RUSS - FM
  • Unidade: FM
  • Sigla do Departamento: MOF
  • Subjects: PROSTAGLANDINA SINTASE; CONJUNTIVA; GLAUCOMA (TERAPIA); COELHOS
  • Language: Português
  • Abstract: Objetivo: Comparar alterações histológicas induzidas por análogos de prostaglandinas (PG) e timolol na conjuntiva de coelhos. Método: 50 coelhas divididas em 5 grupos, tratados com análogos de PG, timolol ou lubrificantes com cloreto de benzalcônio (BAK) por 30 dias. Realizadas biópsias conjuntivais e efetuada avaliação histo-morfométrica. Resultados:Todos os grupos, exceto BAK, exibiram infiltrado inflamatório moderado com o tratamento, mais denso no grupo timolol. No 30º dia, apenas grupo timolol mostrou aumento da densidade subepitelial de colágeno, espessura epitelial e número de vasos. A densidade de células caliciformes aumentou nos grupos dos análogos das prostaglandinas. Conclusão: Análogos de prostaglandinas induzem menores alterações que maleato de timolol na conjuntiva de coelhos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.09.2007
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      GIACOMETTI, Heloisa Helena Abil Russ; COSTA, Vital Paulino. Alterações conjuntivais induzidas por análogos das prostaglandinas e maleato de timolol: estudo histo-morfométrico. 2007.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5149/tde-17022009-104025/ >.
    • APA

      Giacometti, H. H. A. R., & Costa, V. P. (2007). Alterações conjuntivais induzidas por análogos das prostaglandinas e maleato de timolol: estudo histo-morfométrico. Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5149/tde-17022009-104025/
    • NLM

      Giacometti HHAR, Costa VP. Alterações conjuntivais induzidas por análogos das prostaglandinas e maleato de timolol: estudo histo-morfométrico [Internet]. 2007 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5149/tde-17022009-104025/
    • Vancouver

      Giacometti HHAR, Costa VP. Alterações conjuntivais induzidas por análogos das prostaglandinas e maleato de timolol: estudo histo-morfométrico [Internet]. 2007 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5149/tde-17022009-104025/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2021