Exportar registro bibliográfico

Efeitos dos parâmetros de usinagem na formação da camada branca em torneamento duro nos aços-rolamento (DIN 100Cr6) (2007)

  • Authors:
  • Autor USP: COSTA, RONALDO FERREIRA DA - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PMT
  • Subjects: USINAGEM; PARÂMETROS DE RESPOSTAS; ACABAMENTO DE SUPERFÍCIES
  • Language: Português
  • Abstract: Este trabalho discute as alterações micro-estruturais superficiais nos aços usinados por torneamento duro. Uma estrutura não aceita metalurgicamente, chamada de Camada Branca ("White Lair" - WL), é freqüentemente encontrada na superfície torneada. A presença desta camada depende dos parâmetros do processo de corte, especialmente do desgaste e da velocidade do corte. A formação da camada branca foi investigada no presente trabalho na face plana inferior de um anel de rolamento fabricada com o aço DIN 100Cr6, usinada por torneamento duro no estado temperado e revenido (dureza 60HRC). A profundidade foi medida usando as técnicas padrões metalográficas. As propriedades mecânicas da camada superficial (Módulo de rigidez, E, e microdureza Vickers, HV) foram estimadas pelo método de microindentação instrumentada em uma amostra isenta da camada branca e em duas outras amostras, com camadas brancas de diferentes espessuras (respectivamente 7 e 12 µm de espessura). De acordo com a literatura a profundidade da camada branca aumenta com a velocidade de corte, mas atinge a saturação. Em outras palavras, a profundidade de corte tem pouco efeito sobre a profundidade da camada branca; porém aumentando o avanço da ferramenta de corte ocorre o aparecimento da mesma. Os presentes resultados confirmam um efeito do avanço da ferramenta sobre a espessura da WL, tal que quanto menor o avanço, maior é a espessura, porém não confirmam o efeito do desgaste da ferramenta. A formação desta camada é discutida no contexto da sua influência sobre a rugosidade das peças.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 02.04.2007
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      COSTA, Ronaldo Ferreira da; SCHÖN, Cláudio Geraldo. Efeitos dos parâmetros de usinagem na formação da camada branca em torneamento duro nos aços-rolamento (DIN 100Cr6). 2007.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-19072007-163542/ >.
    • APA

      Costa, R. F. da, & Schön, C. G. (2007). Efeitos dos parâmetros de usinagem na formação da camada branca em torneamento duro nos aços-rolamento (DIN 100Cr6). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-19072007-163542/
    • NLM

      Costa RF da, Schön CG. Efeitos dos parâmetros de usinagem na formação da camada branca em torneamento duro nos aços-rolamento (DIN 100Cr6) [Internet]. 2007 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-19072007-163542/
    • Vancouver

      Costa RF da, Schön CG. Efeitos dos parâmetros de usinagem na formação da camada branca em torneamento duro nos aços-rolamento (DIN 100Cr6) [Internet]. 2007 ;Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-19072007-163542/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2021