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Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora (2022)

  • Autores:
  • Autor USP: FREITAS, MARISTELA SILVA DE - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • DOI: 10.11606/T.48.2022.tde-15082022-091832
  • Assuntos: PRÁTICA DE ENSINO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EMANCIPAÇÃO; ESCRITA
  • Palavras-chave do autor: Emancipação Docente; Pedagogical Practice; Prática Pedagógica; School texts; Teacher Emancipation; Textos escolares
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta tese versa a respeito de uma investigação da própria prática pedagógica. Trata de textos escolares, mas também de uma iniciativa que visa à emancipação docente, por meio da reflexão de práticas desenvolvidas na própria sala de aula. A coleta de dados teve início em 2017, em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, e estendeu-se até 2019, quando os estudantes completavam o primeiro ciclo do Fundamental I. Tomamos como corpus vinte e duas produções escritas de duas estudantes que, à época da coleta de dados, estudavam em uma escola pública municipal situada na comunidade de Paraisópolis. Com base em pesquisas sobre o texto escolar produzidas por pesquisadores e professores-pesquisadores, propusemo-nos a analisar os textos destas crianças visando à compreensão dos avanços e retrocessos no percurso de escrita. Por meio do compromisso em superar a fina linha divisória entre pesquisa e ensino (CALKINS, 2002), constatamos que, a partir das observações das marcas no texto da criança, é possível depreender preocupações sobre o exercício da escrita; ainda que em processo de alfabetização, verificamos que as crianças já são capazes de retroagir sobre o próprio texto, fazendo escolhas que manifestam sua implicação com a escrita. Observamos também que, embora sejam concebidas como atividades construtivistas, as sondagens da escrita que também compõem o corpus desta tese -, têm engessado o trabalho docente, conduzindo o professor à reflexões previsíveis que acabam por nãocontribuir para a aprendizagem da escrita. Em outras palavras, trata-se de uma tese que convida o leitor a assumir a coragem dos delitos da escrita (BARZOTTO, 2011), provocando-o a assumir o compromisso de produzir a diferença por meio da investigação da própria prática
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.06.2022
  • Acesso à fonteAcesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/T.48.2022.tde-15082022-091832 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    Como citar
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    • ABNT

      FREITAS, Maristela Silva de. Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora. 2022. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-15082022-091832/. Acesso em: 18 set. 2024.
    • APA

      Freitas, M. S. de. (2022). Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-15082022-091832/
    • NLM

      Freitas MS de. Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora [Internet]. 2022 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-15082022-091832/
    • Vancouver

      Freitas MS de. Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora [Internet]. 2022 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-15082022-091832/

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