Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora (2022)
- Authors:
- Autor USP: FREITAS, MARISTELA SILVA DE - FE
- Unidade: FE
- Sigla do Departamento: EDM
- DOI: 10.11606/T.48.2022.tde-15082022-091832
- Subjects: PRÁTICA DE ENSINO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EMANCIPAÇÃO; ESCRITA
- Keywords: Emancipação Docente; Pedagogical Practice; Prática Pedagógica; School texts; Teacher Emancipation; Textos escolares
- Language: Português
- Abstract: Esta tese versa a respeito de uma investigação da própria prática pedagógica. Trata de textos escolares, mas também de uma iniciativa que visa à emancipação docente, por meio da reflexão de práticas desenvolvidas na própria sala de aula. A coleta de dados teve início em 2017, em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, e estendeu-se até 2019, quando os estudantes completavam o primeiro ciclo do Fundamental I. Tomamos como corpus vinte e duas produções escritas de duas estudantes que, à época da coleta de dados, estudavam em uma escola pública municipal situada na comunidade de Paraisópolis. Com base em pesquisas sobre o texto escolar produzidas por pesquisadores e professores-pesquisadores, propusemo-nos a analisar os textos destas crianças visando à compreensão dos avanços e retrocessos no percurso de escrita. Por meio do compromisso em superar a fina linha divisória entre pesquisa e ensino (CALKINS, 2002), constatamos que, a partir das observações das marcas no texto da criança, é possível depreender preocupações sobre o exercício da escrita; ainda que em processo de alfabetização, verificamos que as crianças já são capazes de retroagir sobre o próprio texto, fazendo escolhas que manifestam sua implicação com a escrita. Observamos também que, embora sejam concebidas como atividades construtivistas, as sondagens da escrita que também compõem o corpus desta tese -, têm engessado o trabalho docente, conduzindo o professor à reflexões previsíveis que acabam por nãocontribuir para a aprendizagem da escrita. Em outras palavras, trata-se de uma tese que convida o leitor a assumir a coragem dos delitos da escrita (BARZOTTO, 2011), provocando-o a assumir o compromisso de produzir a diferença por meio da investigação da própria prática
- Imprenta:
- Data da defesa: 10.06.2022
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- Cor do Acesso Aberto: gold
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ABNT
FREITAS, Maristela Silva de. Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora. 2022. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-15082022-091832/. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Freitas, M. S. de. (2022). Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-15082022-091832/ -
NLM
Freitas MS de. Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora [Internet]. 2022 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-15082022-091832/ -
Vancouver
Freitas MS de. Produção de textos na sala de aula e emancipação docente: a investigação de uma professora-pesquisadora [Internet]. 2022 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-15082022-091832/
Informações sobre o DOI: 10.11606/T.48.2022.tde-15082022-091832 (Fonte: oaDOI API)
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