Xenofobia na escola pública: a perspectivas dos estudantes do ensino médio (2022)
- Authors:
- USP affiliated authors: KOHATSU, LINEU NORIÓ - IP ; SAITO, GABRIEL KATSUMI - IP
- Unidade: IP
- DOI: 10.5027/psicoperspectivas-Vol21-Issue1-fulltext-2554
- Subjects: ESCOLA PÚBLICA; ENSINO MÉDIO; IMIGRANTES; XENOFOBIA
- Language: Português
- Abstract: Neste artigo são apresentados alguns resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública de São Paulo, Brasil, tendo como recorte a discussão sobre a xenofobia. A coleta de dados foi realizada nos anos de 2018 e 2019 por meio de entrevistas com 21 estudantes, sendo catorze bolivianos e sete brasileiros, filhos de bolivianos, e por meio de um questionário respondido por 150 estudantes brasileiros e de origem boliviana do último ano do Ensino Médio. A maioria dos entrevistados de origem boliviana relatou vivências de xenofobia, na forma de insultos verbais e/ou agressões físicas, sofridas ao longo da vida escolar. A análise quantitativa dos itens do questionário apontou discrepâncias de respostas entre brasileiros e alunos de origem boliviana, sendo que os primeiros apresentaram mais respostas de concordância em alguns itens com afirmações xenofóbicas, contrastando com o número de respostas de discordância de alunos de origem boliviana. Embora os resultados não sejam conclusivos, apontam para a necessidade de mais pesquisas sobre a xenofobia nas escolas
- Imprenta:
- Publisher place: Vina del Mar
- Date published: 2022
- Source:
- Título do periódico: Psicoperspectivas
- ISSN: 0718-6924
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 21, n. 1, p. 1-12, mar. 2022
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
KOHATSU, Lineu Norio e SAITO, Gabriel Katsumi. Xenofobia na escola pública: a perspectivas dos estudantes do ensino médio. Psicoperspectivas, v. 21, n. 1, p. 1-12, 2022Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol21-Issue1-fulltext-2554. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Kohatsu, L. N., & Saito, G. K. (2022). Xenofobia na escola pública: a perspectivas dos estudantes do ensino médio. Psicoperspectivas, 21( 1), 1-12. doi:10.5027/psicoperspectivas-Vol21-Issue1-fulltext-2554 -
NLM
Kohatsu LN, Saito GK. Xenofobia na escola pública: a perspectivas dos estudantes do ensino médio [Internet]. Psicoperspectivas. 2022 ; 21( 1): 1-12.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol21-Issue1-fulltext-2554 -
Vancouver
Kohatsu LN, Saito GK. Xenofobia na escola pública: a perspectivas dos estudantes do ensino médio [Internet]. Psicoperspectivas. 2022 ; 21( 1): 1-12.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.5027/psicoperspectivas-Vol21-Issue1-fulltext-2554 - Imigração, mídia e xenofobia: a ameaça imaginária em questão
- Por que clamam por uma escola livre de doutrinação política, sexual e ideológica? Um estudo dos tabus sobre o magistério e da ideologia da racionalidade tecnológica
- El Raval, Barcelona: imigração, estigmatização e gentrificação
- Imigrantes bolivianos na comunidade São Remo: mapeamento das políticas públicas e organizações sociais no território
- Do lado de fora da escola especial: histórias vividas no bairro e contadas por ex-alunos por meio do vídeo
- Sociedade e escola: produção e resistência à violência
- Ficção e realidade: uso de imagens como entretenimento e conhecimento
- Tratamento nutricional da anorexia e da bulimia nervosas: aspectos psicológicos dos pacientes, de suas famílias e das nutricionistas
- Migraçõese deslocamentos entre muros, pontes, portas e janelas: a escola (para todos) num mundo com fronteiras
- Psicologia e cinema
Informações sobre o DOI: 10.5027/psicoperspectivas-Vol21-Issue1-fulltext-2554 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas