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Quando as ideias se encontram: ressonâncias de Locke no pensamento de Dewey (2022)

  • Autores:
  • Autor USP: BIASOTTO, KARINE - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDF
  • DOI: 10.11606/T.48.2022.tde-08032022-144418
  • Assuntos: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO; CONHECIMENTO; EDUCAÇÃO
  • Palavras-chave do autor: Conhecimento; Educação; Education; Experience; Experiência; John Dewey; John Dewey; John Locke; John Locke; Knowledge
  • Idioma: Português
  • Resumo: Nesta tese analisamos as relações entre o pensamento de John Locke (1632-1704) e John Dewey (1859-1952). Nosso objetivo consistiu em identificar traços do pensamento de Locke na filosofia de Dewey com a finalidade de entender a conexão entre as teorias elaboradas pelos dois autores. Para atingir esse desígnio, levamos em consideração que o pensamento intelectual transpõe fronteiras temporais e espaciais. Assim, foi possível analisar como teorias elaboradas em um determinado espaço geográfico podem ser reorganizadas de modo a refletir expressões locais de outras nações e em outro tempo histórico. Desenvolvemos esse trabalho em cinco capítulos. Nos dois primeiros, discutimos o significado de conhecimento, experiência e política para os dois autores. O terceiro e o quarto capítulo, dedicamos às discussões a respeito da educação sob o olhar de cada autor. E, finalmente, no último capítulo trabalhamos com a conexão entre os pensamentos dos dois filósofos mediante categorias operatórias relacionadas a três grandes eixos: sociedade, educação e epistemologia. A partir delas, foram feitas as apreciações sobre o pensamento dos dois autores. Para isso, priorizamos como fonte de pesquisa as obras dos próprios autores: Ensaio acerca do entendimento humano (1689), Segundo tratado sobre o governo civil (1689) e Alguns pensamentos sobre a educação (1693), de Locke. A criança e o programa escolar (1902), Democracia e educação (1916), Experiência e educação (1938), Liberdade e cultura (1939),Meu credo pedagógico (1897), A escola e a sociedade (1899), Como pensamos (1910), Reconstrução em filosofia (1920), A natureza humana e a conduta (1922) e Arte como experiência (1934), de Dewey. Quanto aos resultados aos quais chegamos, ressaltamos que ambos os autores se valem de conceitos com idêntica denominação, atribuindo a eles significados com algumas diferenças, o que indica não apenas uma reelaboração do conhecimento, mas também uma continuidade das mesmas ideias
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 11.02.2022
  • Acesso à fonteAcesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/T.48.2022.tde-08032022-144418 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BIASOTTO, Karine. Quando as ideias se encontram: ressonâncias de Locke no pensamento de Dewey. 2022. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-08032022-144418/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Biasotto, K. (2022). Quando as ideias se encontram: ressonâncias de Locke no pensamento de Dewey (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-08032022-144418/
    • NLM

      Biasotto K. Quando as ideias se encontram: ressonâncias de Locke no pensamento de Dewey [Internet]. 2022 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-08032022-144418/
    • Vancouver

      Biasotto K. Quando as ideias se encontram: ressonâncias de Locke no pensamento de Dewey [Internet]. 2022 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-08032022-144418/

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