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Contradições na atividade de aprendizagem em ciências: uma crítica à "inclusão" de alunos com deficiência visual (2020)

  • Autores:
  • Autor USP: YOSHIKAWA, RENATO CHIMASO DOS SANTOS - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDM
  • Assuntos: CONTRADIÇÃO; APRENDIZAGEM; CIÊNCIA; DEFICIÊNCIA VISUAL
  • Palavras-chave do autor: Contradições; Atividade de Aprendizagem; Inclusão em Ciências; Deficiência visual; Contradictions; Learning activity; Inclusion in sciences; Visual impairment
  • Idioma: Português
  • Resumo: A constituição da Educação inclusiva tem favorecido o ingresso de muitos estudantes cegos e com baixa visão nas escolas regulares, apesar das diversas barreiras que limitam suas aprendizagens, colocando à escola regular o desafio de modificar-se. Na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, assume-se que em todo processo há contradições que engendram seu desenvolvimento. Logo, uma possibilidade de compreensão dos fenômenos relacionados à inclusão na escola atual está na análise das contradições, já que elas são uma das forças motrizes da Atividade. Pensando no componente curricular Ciências, falta conhecimento sobre quais seriam as manifestações das contradições vivenciadas pelos alunos e como elas interfeririam em seu aprendizado. A tese tem como objetivo investigar a relação entre contradições emergentes da Atividade e possíveis aprendizagens e transformações dos alunos em Ciências, no contexto da inclusão da pessoa com deficiência visual. Como ponto de partida da investigação, a parte empírica contou com a colaboração de uma classe comum composta por alunos cegos, com baixa visão e sem deficiência visual, os quais estudaram o tema rochas em tarefas organizadas pelo pesquisador. Na construção dos dados, consideraram-se diário de campo, transcrições dos encontros, entrevistas semiestruturadas dos alunos e documentos do colégio. A análise dos dados procurou tecer uma compreensão inspirada na ascensão do abstrato ao concreto. Ao longo do processo, com os alunos vivenciandomanifestações das contradições, identificaram-se a elaboração de conhecimentos empíricos e teóricos, a atribuição de novos sentidos de coletivo e a constituição de autorias pelos estudantes. Da análise desenvolvida, defende-se a tese de que, se o ensino for organizado valorizando contradições e vivências dos alunos, podem se constituir novas qualidades de pensamento a respeito de si, de ser com o outro na perspectiva inclusiva e do estudo em Ciências, enaltecendo- se, assim, as potencialidades humanas, a coletividade e a singularidade, expressões de uma Educação humanizadora
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.02.2020
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      YOSHIKAWA, Renato Chimaso dos Santos. Contradições na atividade de aprendizagem em ciências: uma crítica à "inclusão" de alunos com deficiência visual. 2020. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28092020-172648/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Yoshikawa, R. C. dos S. (2020). Contradições na atividade de aprendizagem em ciências: uma crítica à "inclusão" de alunos com deficiência visual (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28092020-172648/
    • NLM

      Yoshikawa RC dos S. Contradições na atividade de aprendizagem em ciências: uma crítica à "inclusão" de alunos com deficiência visual [Internet]. 2020 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28092020-172648/
    • Vancouver

      Yoshikawa RC dos S. Contradições na atividade de aprendizagem em ciências: uma crítica à "inclusão" de alunos com deficiência visual [Internet]. 2020 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28092020-172648/


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