Ensino de leitura de palavras com dificuldades ortográficas para uma criança com de implante coclear (2019)
- Authors:
- USP affiliated authors: SILVA, LEANDRA TABANEZ DO NASCIMENTO - HRAC ; MORET, ADRIANE LIMA MORTARI - FOB
- Unidades: HRAC; FOB
- DOI: 10.9788/TP2019.4-01
- Subjects: ENSINO; LEITURA; ORTOGRAFIA; CRIANÇAS; IMPLANTE DA CÓCLEA; FONOAUDIOLOGIA
- Agências de fomento:
- Language: Inglês
- Abstract: Considerando os efeitos do ensino de leitura sobre a precisão da fala de crianças com deficiência auditiva e implante coclear apresentados na literatura, o objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do Módulo 2 do ALEPP® sobre a precisão da fala em leitura de palavras com dificuldades ortográficas a uma criança usuária de implante coclear. A participante tinha nove anos, com deficiência auditiva profunda, bilateral e sensorioneural. O programa expôs a contingências de ensino de seleção de palavras e sílabas impressas condicionalmente a palavras e sílabas ditadas com seis conjuntos de estímulos (ç, lh, ch, vLc, vNc e vRc); cada conjunto era composto por 16 palavras, totalizando 96 palavras de ensino; outras 64 palavras funcionaram como controle. Testes das 160 palavras intercalaram o ensino de acordo com o delineamento de múltiplas sondas. A participante aprendeu a ler as 96 palavras-alvo de ensino, com estabelecimento de controle pelas unidades mínimas alvo, manutenção de desempenho e generalização na leitura de palavras controle. Erros na precisão da fala diminuíram somente após o ensino. Os resultados replicam estudos anteriores com palavras simples e futuras investigações podem isolar os tipos de treino do ALEPP® e explorar seus efeitos sobre a precisão da fala e sobre o controle pelas unidades mínimas.
- Imprenta:
- Publisher place: Ribeirão Preto
- Date published: 2019
- Source:
- Título do periódico: Trends in Psychology
- ISSN: 2358-1883
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 27, n. 4, p. 819-835, Oct./Dec. 2019
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo NÃO é de acesso aberto
-
ABNT
CRAVO, Felipe Augusto Monteiro et al. Ensino de leitura de palavras com dificuldades ortográficas para uma criança com de implante coclear. Trends in Psychology, v. 27, n. 4, p. 819-835, 2019Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.9788/TP2019.4-01. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Cravo, F. A. M., Almeida-Verdu, A. C. M., Lucchesi, F. D. M., Silva, L. T. do N., & Moret, A. L. M. (2019). Ensino de leitura de palavras com dificuldades ortográficas para uma criança com de implante coclear. Trends in Psychology, 27( 4), 819-835. doi:10.9788/TP2019.4-01 -
NLM
Cravo FAM, Almeida-Verdu ACM, Lucchesi FDM, Silva LT do N, Moret ALM. Ensino de leitura de palavras com dificuldades ortográficas para uma criança com de implante coclear [Internet]. Trends in Psychology. 2019 ; 27( 4): 819-835.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.9788/TP2019.4-01 -
Vancouver
Cravo FAM, Almeida-Verdu ACM, Lucchesi FDM, Silva LT do N, Moret ALM. Ensino de leitura de palavras com dificuldades ortográficas para uma criança com de implante coclear [Internet]. Trends in Psychology. 2019 ; 27( 4): 819-835.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.9788/TP2019.4-01 - Aquisição da precisão da fala de sentenças em crianças com implante coclear
- Repertórios receptivos e expressivos de sentenças em implantados cocleares pré-linguais: aspectos teóricos, metodológicos e de aplicação
- Ensino por múltiplos exemplares e integração de comportamentos de ouvinte e falante com unidades sintáticas substantivo-adjetivo em crianças com DENA e IC
- Auditory sentence comprehension in children with cochlear implants after simple visual discrimination training with specific auditory-visual consequences
- Sentence comprehension and production in children with cochlear implants: errorless procedures and equivalence-based instruction
- Ensino de repertórios expressivos a crianças usuárias de implante coclear: uma revisão de literatura
- Improving oral sentence production in children with cochlear implants: effects of equivalence-based instruction and matrix training
- As implicações do implante coclear para desenvolvimento das habilidades de linguagem: uma revisão da literatura
- Speech intelligibility in sentences after reading and dictation training in children with prelingually hearing disabilities who use cochlear implants
- Critérios de indicação do implante coclear em crianças
Informações sobre o DOI: 10.9788/TP2019.4-01 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas