Do projeto educacional da modernidade à teoria do agir comunicativo: paradigmas, meta-relatos e pressupostos para uma transformação educacional (2020)
- Autor:
- Autor USP: ALMEIDA, MARCO ANTONIO BETTINE DE - EACH
- Unidade: EACH
- Assunto: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
- Language: Português
- Abstract: O projeto educacional no iluminismo é normalmente associado à superação das superstições e explicações sobrenaturais dos fenômenos que acontecem no mundo, suplantadas pela busca racional de esclarecimentos e uma abordagem fundamentada no conceito moderno de ciência. Processo que se inicia na ilustração e que vai possibilitar as revoluções políticas e econômicas dos séculos seguintes. Uma série de movimentos vai reforçar seu projeto, como a dessacralização do sagrado e a secularização da vida, as descobertas técnicas e científicas ea ampliação do acesso a bens materiais, numa caminhada que tornará a racionalidade e a expectativa de uma explicação baseada em cânones da ciência um elemento importante. No entanto, o que assistimos foi a (a) distribuição e o acesso aos bens de forma assimétrica atingindo grupos sociais restritos e específicos;(b) mercantilização do projeto educacional. Neste ensaio vamos trabalhar com estas ideias principais discutindo a questão de paradigmas e meta-relatos na sociedade atual e como a virada linguística habermasiana pode auxiliar para um processo educativo inclusivo e comunicativo
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Filosofia e Educação
- ISSN: 1984-9605
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 12, n. 1, p. 895-915, jan./abr. 2020
-
ABNT
ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de. Do projeto educacional da modernidade à teoria do agir comunicativo: paradigmas, meta-relatos e pressupostos para uma transformação educacional. Filosofia e Educação, v. 12, n. ja/abr. 2020, p. 895-915, 2020Tradução . . Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8659131/22809. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Almeida, M. A. B. de. (2020). Do projeto educacional da modernidade à teoria do agir comunicativo: paradigmas, meta-relatos e pressupostos para uma transformação educacional. Filosofia e Educação, 12( ja/abr. 2020), 895-915. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8659131/22809 -
NLM
Almeida MAB de. Do projeto educacional da modernidade à teoria do agir comunicativo: paradigmas, meta-relatos e pressupostos para uma transformação educacional [Internet]. Filosofia e Educação. 2020 ; 12( ja/abr. 2020): 895-915.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8659131/22809 -
Vancouver
Almeida MAB de. Do projeto educacional da modernidade à teoria do agir comunicativo: paradigmas, meta-relatos e pressupostos para uma transformação educacional [Internet]. Filosofia e Educação. 2020 ; 12( ja/abr. 2020): 895-915.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8659131/22809 - Estado, mercado e cultura: a produção cultural no tempo livre
- A influência da propaganda de equipamentos de atividade física não monitorada e sua relação com saúde e estética
- Futebol e ferrovia: a história de um trem da industrialização que parte para o noroeste paulista
- A inserção da mulher na arte marcial: o caso do kung fu
- O gênero, a educação física e o esporte: análise de uma escola na zona leste de São Paulo
- Vida dos lutadores de sumô: os yokozunas e os aspectos da cultura japonesa e seu respeito pelas artes marciais e seus praticantes
- Para uma teoria da ação comunicativa
- O lazer e o esporte vistos a partir da teoria da ação comunicativa de Habermas
- Prática de rapel em graduandos de Educação Física: análises e reflexões
- Rapel vertical para cadeirantes: uma proposta de intervenção
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas