Educação matemática: equidade e legitimação (2019)
- Authors:
- Autor USP: SILVA, DANIEL ROMÃO DA - FE
- Unidade: FE
- Subjects: MATEMÁTICA; DISCURSO; EQUIDADE
- Keywords: Análise crítica do discurso; Critical discourse analysis; Educação matemática; Educação para todos; Education for all; Equidade; Equity; Mathematical education
- Language: Português
- Abstract: A presente tese aborda os desdobramentos para o ensino de matemática dos discursos sobre equidade presentes nos documentos oficiais produzidos pela UNESCO e por outras organizações multilaterais durante a década de 1990. A agenda internacional estabelecida por tais documentos assumiu o lema educação para todos como sua principal marca e se ajustou às políticas neoliberais de reestruturação da ordem mundial e ao contexto da globalização. De modo a analisar os referidos discursos, primeiramente foram discutidos os conceitos de igualdade e equidade, assim como sua utilização nos discursos educacionais, particularmente como herança da própria consolidação da escola pública burguesa nos séculos XVIII e XIX. Em seguida, com base no referencial teórico da Análise Crítica do Discurso, foram analisados os principais marcos oficiais da educação para todos, com destaque à Declaração Mundial de Educação para Todos (1990) e, no âmbito nacional, o Plano Decenal de Educação para Todos (1983) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997 e 1998). Finalmente, foram discutidos uma série de perspectivas teóricas em Educação Matemática que poderiam representar contrapontos ao discurso hegemônico no sentido de promover maior igualdade no acesso ao ensino de matemática
- Imprenta:
- Data da defesa: 21.01.2019
-
ABNT
SILVA, Daniel Romão da. Educação matemática: equidade e legitimação. 2019. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16052019-141940/. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Silva, D. R. da. (2019). Educação matemática: equidade e legitimação (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16052019-141940/ -
NLM
Silva DR da. Educação matemática: equidade e legitimação [Internet]. 2019 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16052019-141940/ -
Vancouver
Silva DR da. Educação matemática: equidade e legitimação [Internet]. 2019 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16052019-141940/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas