Multiculturalismo na educação básica: uma análise da astronomia cultural nos livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018 (2018)
- Authors:
- Autor USP: LEITE, CRISTINA - IF
- Unidade: IF
- Subjects: FÍSICA; MULTICULTURALISMO; ASTRONOMIA; LIVRO DIDÁTICO; EDUCAÇÃO INDÍGENA
- Keywords: MULTICULTIRALISM; ASTRONOMY; DIDACTIC BOOK; INDIGENOUS; INDÍGENOS
- Agências de fomento:
- Language: Português
- Abstract: A escola é um espaço construído por meio de processos históricos, sociais e culturais e, por esta razão, é um ambiente que abrange uma gama de manifestações e saberes culturais que devem ser valorizados em forma de diálogo e respeito. É dentro da seleção de saberes que são veiculados na escola e a partir do referencial do multiculturalismo crítico proposto por Candau (2013) que realizamos esta pesquisa por meio do mapeamento da forma como a astronomia cultural é apresentada em livros didáticos brasileiros. A análise foi realizada nos livros de Física aprovados no Programa Nacional do Livro Didático de 2018. Ao todo, onze coleções foram analisadas em busca tanto da apresentação quanto da forma como são valorizadas as diversas produções do conhecimento em distintas culturas relacionadas à temática da astronomia. A partir do multiculturalismo crítico (CANDAU, 2013) e da leitura dos LD construiu-se duas grandes categorias de análise: “Monocultural” e “Menos valorizados socialmente”. A maioria das coleções (73%) aborda apenas os conteúdos da chamada cultura “clássica”, “dominante” ou “europeia ocidental”. Os conteúdos produzidos pelos grupos desvalorizados socialmente são apresentados em apenas 9% dos livros, mesmo assim, de forma reducionista. Os livros não parecem apresentar o caráter multicultural defendido por Candau (2013). A temática da astronomia, quando apresentado pelo olhar de diversas culturas, é apresentada em forma de “crendice” e não como um conhecimento que deve ser valorizado. Com os resultados da análise dos materiais, percebe-se que a temática ainda é muito pouco explorada no contexto escolar, fazendo-nos concluir que o pouco que se chega a escola, não traz uma tomada de consciência acerca das relações de poder que influenciam nas escolhas políticas e éticas que envolvem a chegada destes conhecimentos dentro da escola.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Resumos
- Conference titles: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física
-
ABNT
OLIVEIRA, Érica e LEITE, Cristina. Multiculturalismo na educação básica: uma análise da astronomia cultural nos livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018. 2018, Anais.. São Paulo: SBF, 2018. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/xvii/sys/resumos/T0273-1.pdf. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Oliveira, É., & Leite, C. (2018). Multiculturalismo na educação básica: uma análise da astronomia cultural nos livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018. In Resumos. São Paulo: SBF. Recuperado de https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/xvii/sys/resumos/T0273-1.pdf -
NLM
Oliveira É, Leite C. Multiculturalismo na educação básica: uma análise da astronomia cultural nos livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018 [Internet]. Resumos. 2018 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/xvii/sys/resumos/T0273-1.pdf -
Vancouver
Oliveira É, Leite C. Multiculturalismo na educação básica: uma análise da astronomia cultural nos livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018 [Internet]. Resumos. 2018 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/xvii/sys/resumos/T0273-1.pdf - Os professores de ciências e suas formas de pensar a astronomia
- Leitura e ensino de física: considerações e possibilidades
- O livro didático de física e suas atividades: uma análise da presença das competências gerais do enem no estudo das leis de newton e suas aplicações
- O livro didático de física e suas atividades: uma análise da presença das competências gerais do enem no estudo das leis de newton e suas aplicações
- O caso ''plutão" e a natureza da ciência
- A física moderna nos livros didáticos recomendadopelo Colégio Pedro II no programa curricular de 1929
- Para quê ensinar e aprender física: como futuros professores de física respondem a essa questão?
- Astronomia na proposta curricular de ciências do estado de são paulo: uma análise da espacialidade
- Problematizando conceitos de astronomia: um proposta baseada nos três momentos pedagógicos
- A Professora Cristina Leite fala sobre "Astronomia na BNCC: desafios e potencialidades" [Entrevista]
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas