Correlação entre alfabetização e letramento de adultos em processo inicial de alfabetização (2018)
- Autores:
- Autor USP: COSTA, ALINE ROBERTA ACEITUNO DA - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; LETRAMENTO; RENDIMENTO ESCOLAR
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivo: Investigar a existência de correlação entre o nível de letramento e alfabetização de adultos participantes do Programa Educação de Jovens e Adultos EJA, que estavam entre o 1º e o 4º ano de escolarização. Metodologia: O estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo. Para inferir o nível de letramento de cada participante foi utilizada a pergunta “fale situações que você presencia no seu cotidiano que envolvem atividades de leitura e de escrita”. Após foram disponibilizados materiais utilizados cotidianamente por pessoas alfabetizadas e letradas, como mapas, livros, entre outros, estes itens eram dispostos sobre a mesa e a pesquisadora pedia para que o participante o pegar. Para avaliar a alfabetização foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar (TDE), com subteste correspondente ao ditado. Resultados: A amostra foi constituída por 15 alunos com idade entre 18 e 63 anos, sendo 7 do gênero masculino e 8 do gênero feminino. As funções exercidas pelos participantes, eram voltadas para o trabalho físico e mecânico, não precisavam do uso direto da leitura e escrita, porém em algumas situações o uso desta seria um agente facilitador. Apesar dos participantes não saberem ler, compreenderam a função de vários gêneros textuais. Conclusão: percebe-se que os participantes eram letrados, conheciam diferentes usos do ler e do escrever e queriam aprender a ler. Porém, o nível de alfabetização não apresenta relação direta com o nível de letramento já que mesmo bastante conscientes do papel da leitura e da escrita, vários participantes ainda não se encontravam alfabetizados
- Imprenta:
- Fonte:
- Nome do evento: COFAB - Congresso Fonoaudiológico de Bauru "Prof.ª Dr.ª Lilian Cássia Bórnia Jacob-Corteletti"
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ABNT
GASPARIN, Livy Aparecida e ACEITUNO DA COSTA, Aline Roberta e PEREIRA MASCHIO, Luciana. Correlação entre alfabetização e letramento de adultos em processo inicial de alfabetização. Anais. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.cofab.fob.usp.br/wp-content/uploads/Anais-XXV-COFAB2.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024. , 2018 -
APA
Gasparin, L. A., Aceituno da Costa, A. R., & Pereira Maschio, L. (2018). Correlação entre alfabetização e letramento de adultos em processo inicial de alfabetização. Anais. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.cofab.fob.usp.br/wp-content/uploads/Anais-XXV-COFAB2.pdf -
NLM
Gasparin LA, Aceituno da Costa AR, Pereira Maschio L. Correlação entre alfabetização e letramento de adultos em processo inicial de alfabetização [Internet]. Anais. 2018 ; 25( 3): 53.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.cofab.fob.usp.br/wp-content/uploads/Anais-XXV-COFAB2.pdf -
Vancouver
Gasparin LA, Aceituno da Costa AR, Pereira Maschio L. Correlação entre alfabetização e letramento de adultos em processo inicial de alfabetização [Internet]. Anais. 2018 ; 25( 3): 53.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.cofab.fob.usp.br/wp-content/uploads/Anais-XXV-COFAB2.pdf - Oficina para professores sobre estimulação da linguagem oral e escrita via contação de histórias
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