Intervenção em habilidades sociais e bullying (2018)
- Autores:
- Autores USP: OLIVEIRA, WANDERLEI ABADIO DE - EERP ; SILVA, MARTA ANGÉLICA IOSSI - EERP
- Unidade: EERP
- DOI: 10.1590/0034-7167-2017-0151
- Assuntos: VIOLÊNCIA ESCOLAR; BULLYING; HABILIDADES SOCIAIS; SAÚDE ESCOLAR
- Palavras-chave do autor: Violência; Bullying; Agressão; Habilidades Sociais; Saúde Escolar; Violence; Bullying; Aggression; Social Skills; School Health; Violencia; Acoso Escolar (Bullying); Agresión; Habilidades Sociales; Salud Escolar
- Agências de fomento:
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivo: Verificar se a melhoria de habilidades sociais reduz a vitimização por bullying em estudantes do 6º ano escolar após 12 meses da finalização da intervenção. Método: Estudo de intervenção quase-experimental com 78 estudantes vítimas de bullying. Realizou-se uma intervenção cognitivo comportamental baseada em habilidades sociais com o grupo intervenção. As oito sessões realizadas enfocaram habilidades de civilidade, fazer amizades, autocontrole e expressividade emocional, empatia, assertividade e solução de problemas interpessoais. Os dados foram analisados mediante regressão de Poisson com efeito aleatório. Resultado: O grupo da intervenção melhorou significativamente as habilidades sociais. A vitimização reduziu-se significativamente em ambos os grupos (intervenção e comparação), porém, em maior quantidade no grupo intervenção. Conclusão: As habilidades sociais são importantes em intervenções antibullying e podem fundamentar intervenções intersetoriais na área da saúde, visando favorecer o empoderamento das vítimas mediante a melhoria de suas interações sociais e qualidade de vida na escola
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Brasileira de Enfermagem - REBEn
- ISSN: 0034-7167
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 71, n. 3, p. 1150-1156, 2018
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
SILVA, Jorge Luiz da et al. Intervenção em habilidades sociais e bullying. Revista Brasileira de Enfermagem - REBEn, v. 71, n. 3, p. 1150-1156, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0151. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Silva, J. L. da, Oliveira, W. A. de, Carlos, D. M., Lizzi, E. A. da S., Rosário, R., & Silva, M. A. I. (2018). Intervenção em habilidades sociais e bullying. Revista Brasileira de Enfermagem - REBEn, 71( 3), 1150-1156. doi:10.1590/0034-7167-2017-0151 -
NLM
Silva JL da, Oliveira WA de, Carlos DM, Lizzi EA da S, Rosário R, Silva MAI. Intervenção em habilidades sociais e bullying [Internet]. Revista Brasileira de Enfermagem - REBEn. 2018 ; 71( 3): 1150-1156.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0151 -
Vancouver
Silva JL da, Oliveira WA de, Carlos DM, Lizzi EA da S, Rosário R, Silva MAI. Intervenção em habilidades sociais e bullying [Internet]. Revista Brasileira de Enfermagem - REBEn. 2018 ; 71( 3): 1150-1156.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0151 - A saúde mental dos pais e o envolvimento de estudantes em situações de bullying escolar no estado da arte
- Significados da adolescência para escolares: pesquisa ação participativa com círculos de cultura
- Vitimização por bullying em estudantes brasileiros: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE)
- Violência familiar contra adolescentes e jovens gays e lésbicas: um estudo qualitativo
- Efeitos de uma intervenção baseada em habilidades sociais em vítimas de bullying no Brasil: um ano de follow up
- Fatores sociodemográficos e de intervenção associados a processos de vitimização na escola
- O teatro do oprimido no enfrentamento do bullying: uma experiência com adolescentes escolares
- Variáveis associadas à prática do bullying em uma amostra nacional de estudantes
- A prática de bullying entre escolares brasileiros e fatores associados, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015
- Saúde do escolar: uma revisão integrativa sobre família e bullying
Informações sobre o DOI: 10.1590/0034-7167-2017-0151 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
002922981.pdf | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas