Exportar registro bibliográfico

Programa de educação em diabetes mellitus focado na automonitorização da glicemia capilar: estudo quase experimental (2018)

  • Authors:
  • Autor USP: BAPTISTA, MARCELO HENRIQUE BARBOSA - EERP
  • Unidade: EERP
  • Sigla do Departamento: ERG
  • Subjects: DIABETES MELLITUS NÃO INSULINO-DEPENDENTE; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; GLICEMIA; AUTOCUIDADO; CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICA
  • Language: Português
  • Abstract: Trata-se de uma pesquisa quase experimental que objetivou avaliar as contribuições de um programa educativo, focado na automonitorização da glicemia capilar, para as pessoas com diabetes mellitus tipo 2, desenvolvida em unidade ambulatorial de um hospital de nível terciário do interior paulista, em amostra de 25 pessoas com diabetes mellitus tipo 2. O programa educativo teve duração de 12 meses, estruturado com cinco encontros, dos quais dois foram individuais e utilizados para realizar a coleta de dados, nos dois tempos do estudo, que ocorreram antes e após o programa educativo, respectivamente, e três na modalidade grupal, nos quais foram desenvolvidas as intervenções educativas por meio de ferramentas visuais e interativas, com ênfase no conceito de autoeficácia da Teoria Social Cognitiva. Todos os participantes receberam sete reforços educativos por contato telefônico, sobre os temas discutidos nos grupos. Compuseram o estudo as variáveis sociodemográficas, clínicas, antropométricas, exames laboratoriais, automonitorização da glicemia capilar, autocuidado, conhecimento sobre a doença e autoeficácia. Os dados de caracterização da amostra foram apresentados por meio da estatística descritiva, e as análises entre os tempos, antes e após a participação do programa educativo, foram realizadas por meio dos testes de Wilcoxon e McNemar, com o nível de significância estatística 5%. Na caracterização da amostra, houve predomínio do sexo masculino 14 (56,0%), adultos idosos commédia de 60,16 (DP=8,58) anos de idade, tempo médio de diagnóstico de 17,28 (DP=8,22) anos. O exame laboratorial referente à glicemia de jejum aumentou no T12, e a hemoglobina glicada manteve o mesmo valor médio, após o programa educativo. Na automonitorização da glicemia capilar, houve resultados indicativos de melhora dos parâmetros, após a participação no programa educativo, para os itens referentes ao conhecimento do valor da glicemia pós-prandial (p=0,0039), interpretação dos resultados de glicemia capilar com as refeições e medicamentos (p=0,0156) e reconhecimento de \"fraqueza\" como um sintoma da hiperglicemia (p=0,0386). A variável de autocuidado com a doença apresentou resultado negativo no item sobre a prática de exercício físico específico, ao diminuir o valor médio após o programa educativo (p=0,0445). O escore médio de conhecimento sobre a doença aumentou após o programa educativo (p>0,05). Para a autoeficácia, a média total da escala diminuiu após o programa educativo, no T0 a média foi de 1,67 (DP=0,72) e no T12 1,55 (DP=0,51). O programa educativo contribuiu, de maneira positiva, para as variáveis da automonitorização da glicemia capilar, autocuidado com o diabetes mellitus e conhecimento sobre a doença. Observou-se aumento no valor do escore médio em seis itens da autoeficácia no T12. Os resultados mostraram contribuições positivas para as pessoas na realização da automonitorização da glicemia capilar, como forma de manter o controle da doença
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 23.07.2018
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BAPTISTA, Marcelo Henrique Barbosa. Programa de educação em diabetes mellitus focado na automonitorização da glicemia capilar: estudo quase experimental. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-06112018-204143/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Baptista, M. H. B. (2018). Programa de educação em diabetes mellitus focado na automonitorização da glicemia capilar: estudo quase experimental (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-06112018-204143/
    • NLM

      Baptista MHB. Programa de educação em diabetes mellitus focado na automonitorização da glicemia capilar: estudo quase experimental [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-06112018-204143/
    • Vancouver

      Baptista MHB. Programa de educação em diabetes mellitus focado na automonitorização da glicemia capilar: estudo quase experimental [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-06112018-204143/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024