Exportar registro bibliográfico

Discursos a respeito da criança e do professor: imagens e consequências em suas formações (2018)

  • Autores:
  • Autor USP: CIPULLO, TATHIANE GRAZIELA - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: ANÁLISE DO DISCURSO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; INFÂNCIA; CRIANÇAS; EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA
  • Palavras-chave do autor: Análise do discurso; Basic education; Child; Childhood; Crianças; Discourse analysis; Educação escolar básica; Formação de professores; Infância; Teacher training
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esse trabalho teve como objetivo entender quais são as imagens existes tanto de infância/criança e dos professores que se propõem a trabalhar com elas nos documentos que regulam o fazer docente e em textos acadêmicos que versam sobre a formação de professores e os cuidados com crianças. A pergunta que norteou a pesquisa foi: existe relação entre a imagem que se tem da criança e sua formação, e a formação oferecida a seu futuro professor? Na busca pela resposta analisamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), promulgada em dezembro de 1996, as Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Pedagogia, que entrou em vigor em 2006, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, que vigora desde 2015, além de dez Projetos Políticos Pedagógicos de cursos de Pedagogia de universidades públicas brasileiras e quatro textos acadêmicos que versam sobre formação de professores da educação infantil e o cuidado com a criança. Assim como em um quebra-cabeças, buscamos pelas imagens existentes baseando-nos, principalmente, na teoria das formações imaginárias de Pêcheux (1997) e as contribuições de Foucault (1997) com o intuito de formar uma imagem o mais completa possível. A pesquisa concluiu que as imagens existentes são díspares e dependem do contexto sóciopolítico: à medida que há alterações no conceito de infância, quase automaticamente altera-se a formação do professor e,consequentemente, a formação da criança
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 15.06.2018
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CIPULLO, Tathiane Graziela. Discursos a respeito da criança e do professor: imagens e consequências em suas formações. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122018-100829/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Cipullo, T. G. (2018). Discursos a respeito da criança e do professor: imagens e consequências em suas formações (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122018-100829/
    • NLM

      Cipullo TG. Discursos a respeito da criança e do professor: imagens e consequências em suas formações [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122018-100829/
    • Vancouver

      Cipullo TG. Discursos a respeito da criança e do professor: imagens e consequências em suas formações [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-14122018-100829/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024