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Construção, validação e avaliação de diferentes métodos educativos em diabetes mellitus para aplicação de insulina: simulador de paciente e baixo custo, vídeo e cartilha (2018)

  • Autores:
  • Autor USP: SILVA, JANAINA PEREIRA DA - EERP
  • Unidade: EERP
  • Sigla do Departamento: ERG
  • Assuntos: INSULINA; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; DIABETES MELLITUS; ENFERMAGEM; CUSTOS DOS CUIDADOS DE SAÚDE
  • Idioma: Português
  • Resumo: Objetivo: este estudo teve como objetivo a construção, a validação e a avaliação de métodos educativos para uso na capacitação de pacientes com diabetes mellitus e de seus cuidadores para a aplicação de insulina. Metodologia: o estudo foi realizado em três etapas. Na etapa 1 foi realizada uma pesquisa ação e um estudo metodológico sobre a construção e validação de um simulador de paciente de baixo custo para uso na capacitação para aplicação de insulina. Na etapa 2 foi desenvolvido um estudo metodológico, de caráter descritivo, sobre a construção e a validação de um vídeo e de uma cartilha para capacitação de pacientes e cuidadores para a aplicação de insulina. O processo de validação dos materiais produzidos foi feito por experts na área. Na etapa 3, foi realizado um estudo quaseexperimental, com abordagem quantitativa e caráter descritivo, em um ambulatório de especialidades, com pacientes adultos em uso de insulina. Resultados: o processo de construção e validação do simulador, da cartilha e do vídeo foram descritos detalhadamente. O simulador construído apresentou maior fidelidade anatômica funcional que os simuladores encontrados no mercado. A cartilha e o vídeo educativo foram elaborados incluindo a abordagem dos principais problemas relacionados à aplicação de insulina e foram considerados pelos experts, ferramentas úteis para a educação em diabetes. O estudo de campo permitiu a caracterização dos pacientes e o reconhecimento de suas deficiências de conhecimento sobrea aplicação de insulina. No estudo descritivo que comparava os diferentes métodos de ensino foi possível observar que todos os métodos colaboraram para melhorar o conhecimento sobre o processo de aplicação de insulina, mas o uso da simulação possibilitou melhor desempenho dos participantes. Conclusão: Nesse estudo foram construídos e validados materiais educativos, que podem ser utilizados na capacitação de pacientes com diabetes e de seus cuidadores para a aplicação de insulina
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 25.07.2018
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      SILVA, Janaina Pereira da. Construção, validação e avaliação de diferentes métodos educativos em diabetes mellitus para aplicação de insulina: simulador de paciente e baixo custo, vídeo e cartilha. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-07112018-205055/. Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Silva, J. P. da. (2018). Construção, validação e avaliação de diferentes métodos educativos em diabetes mellitus para aplicação de insulina: simulador de paciente e baixo custo, vídeo e cartilha (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-07112018-205055/
    • NLM

      Silva JP da. Construção, validação e avaliação de diferentes métodos educativos em diabetes mellitus para aplicação de insulina: simulador de paciente e baixo custo, vídeo e cartilha [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-07112018-205055/
    • Vancouver

      Silva JP da. Construção, validação e avaliação de diferentes métodos educativos em diabetes mellitus para aplicação de insulina: simulador de paciente e baixo custo, vídeo e cartilha [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-07112018-205055/


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