Livros para a infância: uma leitura hermenêutica sobre imagens e narrativas (2018)
- Authors:
- Autor USP: SILVA, CAMILA TERESA DA - FE
- Unidade: FE
- Subjects: LIVRO ILUSTRADO; IMAGINÁRIO; HERMENÊUTICA; FENOMENOLOGIA
- Keywords: Creative process; Educação de sensibilidade; Fenomenologia; Hermenêutica simbólica; Imaginário; Imaginary; Livro ilustrado; Phenomenology; Picture book; Processo criativo; Sensitivity education; Symbolic hermeneutics
- Language: Português
- Abstract: Esta pesquisa buscou desenvolver, por meio de uma base teórica, a leitura de imagens e narrativas de livros ilustrados destinados à infância. A pesquisa, de ordem qualitativa e exploratória, utilizouse da hermenêutica simbólica para trazer à tona o universo do símbolo, como compreendido pelas teorias de Gilbert Durand, Joseph Campbell e Ernst Cassirer, com o intuito de resgatar o imaginário e o poder do símbolo que está por trás da criação da imagem. Também foram utilizadas a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty e o conceito de descrição densa de Gaston Bachelard para empreender a proposta de leitura dos livros selecionados. Assume-se, portanto, neste trabalho, a perspectiva da jornada interpretativa, desenvolvida por Marcos Ferreira-Santos, que propõe a leitura das imagens/ imagens-narrativa/ ilustrações, como leitura simbólica capaz de ir além do aspecto racional e objetivo, criando vias de acesso para a compreensão e assimilação da obra. Para tanto, foram estabelecidas relações simbólicas entre as imagens, as narrativas e os temas das três obras selecionadas, sob a perspectiva trágica de Rogério de Almeida, isto é, por conterem temas normalmente evitados na comunicação com a criança, e que, por isso, apresentam certa resistência a serem trabalhados no âmbito educacional. Procurou-se, a partir disso, pensar sobre possíveis leituras e novas dimensões que possam contribuir com as práticas educacionais, bem como sobre os itinerários autoformativos na educação
- Imprenta:
- Data da defesa: 19.03.2018
-
ABNT
SILVA, Camila Teresa da. Livros para a infância: uma leitura hermenêutica sobre imagens e narrativas. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28112018-151033/. Acesso em: 25 abr. 2024. -
APA
Silva, C. T. da. (2018). Livros para a infância: uma leitura hermenêutica sobre imagens e narrativas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28112018-151033/ -
NLM
Silva CT da. Livros para a infância: uma leitura hermenêutica sobre imagens e narrativas [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 25 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28112018-151033/ -
Vancouver
Silva CT da. Livros para a infância: uma leitura hermenêutica sobre imagens e narrativas [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 25 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-28112018-151033/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas