Conflitos interpessoais na educação infantil: o olhar de futuros professores e egressos (2018)
- Autores:
- Autor USP: LEME, MARIA ISABEL DA SILVA - IP
- Unidade: IP
- DOI: 10.1590/2175-35392018037119
- Assuntos: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO INFANTIL; CONFLITO; INTERAÇÃO INTERPESSOAL
- Idioma: Português
- Resumo: Os conflitos interpessoais estão cada vez mais presentes no cotidiano das escolas, motivando a realização do presente estudo, que procurou verificar como são compreendidos e abordados por professoras em formação ou licenciados em pedagogia. Participantes foram selecionadas a partir da menção à ocorrência de conflitos em seus relatórios de estágio, sendo convidadas a responder a questionários. Verificou-se que a maioria concebe os conflitos interpessoais vividos por seus alunos como eventos negativos, revelando ainda não se sentirem preparadas para agir diante das circunstâncias. Um dos fatores apontados como causa desse despreparo foi a formação profissional. Conclui-se que a formação docente assume função muito importante na mudança da escola e, em consequência, na construção de uma melhor abordagem das situações conflituosas que ela sedia. É preciso pensar uma formação que aproxime professores de suas realidades e que os auxilie na educação de valores
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Psicologia Escolar e Educacional
- ISSN: 2175-3539
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 22, n. 3, p. 603-612, set.-dez. 2018
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
CHIAPARINI, Cândida e SILVA, Ivone Maria Mendes da e LEME, Maria Isabel da Silva. Conflitos interpessoais na educação infantil: o olhar de futuros professores e egressos. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, n. 3, p. 603-612, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392018037119. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Chiaparini, C., Silva, I. M. M. da, & Leme, M. I. da S. (2018). Conflitos interpessoais na educação infantil: o olhar de futuros professores e egressos. Psicologia Escolar e Educacional, 22( 3), 603-612. doi:10.1590/2175-35392018037119 -
NLM
Chiaparini C, Silva IMM da, Leme MI da S. Conflitos interpessoais na educação infantil: o olhar de futuros professores e egressos [Internet]. Psicologia Escolar e Educacional. 2018 ; 22( 3): 603-612.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/2175-35392018037119 -
Vancouver
Chiaparini C, Silva IMM da, Leme MI da S. Conflitos interpessoais na educação infantil: o olhar de futuros professores e egressos [Internet]. Psicologia Escolar e Educacional. 2018 ; 22( 3): 603-612.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/2175-35392018037119 - Pesquisa aplicada em psicologia: implicações éticas
- A geração digital entra em cena
- Especialistas ensinaram a estudar na reta final para os vestibulares
- Aprendizagem e tecnologia educacional
- Introdução do computador na escola publica: relato de uma experiencia
- Violência na mídia e tendência à agressividade
- Conhecimento metacognitivo de crianças de 3ª série que apresentam dificuldades na aquisição da leitura
- Cognição, cultura e afetividade em solução de problemas: estrutura e função
- Reconciliando divergências: implicito e explicito na aprendizagem
- Olhares sobre a violência e a escola: síntese e perspectivas
Informações sobre o DOI: 10.1590/2175-35392018037119 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas