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Mídias digitais na educação: as diferentes enunciações em objetos de aprendizagem na internet (2018)

  • Authors:
  • Autor USP: PERES, LUCIA PASSAFARO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLL
  • Subjects: PITAGORISMO; MÍDIA ELETRÔNICA; EDUCAÇÃO; APRENDIZAGEM; GEOMETRIA; ENSINO; ANÁLISE DO DISCURSO
  • Language: Português
  • Abstract: Esta dissertação consiste na análise de três audiovisuais educativos que apresentam a demonstração do teorema de Pitágoras. Os audiovisuais são "Prova visual do teorema de Pitágoras", da organização Khan Academy, "Pitágoras na prática", da revista eletrônica Ciência Hoje das Crianças, e "Teorema de Pitágoras", do portal educativo Eureka.in. O objetivo deste trabalho é identificar a maneira como o enunciador de cada um desses audiovisuais persuade o enunciatário a querer entrar em conjunção com o objeto de valor "compreensão do teorema de Pitágoras". A análise desse fazer persuasivo é feita, principalmente, por meio da depreensão do éthos discursivo da enunciação, utilizando-se como base teórica a semiótica desenvolvida por Algirdas Julien Greimas e seus desdobramentos, como a semiótica tensiva, desenvolvida por Claude Zilberberg e Jacques Fontanille. O conceito de éthos discursivo utilizado é fundamentado no conceito de éthos aristotélico. Na Retórica, Aristóteles afirma que a persuasão em um discurso se dá por meio de três características: o carácter (éthos) moral do orador, o modo como o ouvinte ouve o discurso e as demonstrações feitas no discurso. Segundo Aristóteles (2005), o éthos é uma das principais maneiras de persuasão em um discurso. A persuasão pelo éthos (ou caráter) consistiria em fazer uma boa imagem de si mesmo para ganhar a confiança do público. Considerando que o éthos do enunciador é intrínseco à enunciação, procuramos depreendê-lo por meio deaspectos como marcas da enunciação no enunciado debreagens de pessoa, tempo e espaço, por exemplo e por meio de escolhas do enunciador que se observam tanto no plano do conteúdo como no plano da expressão. Concluiu-se que as três enunciações analisadas possuem imagens distintas de enunciador, que, por sua vez, projetam diferentes enunciatários e estabelecem diferentes modos de ensino e aprendizagem
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.03.2018
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      PERES, Lucia Passafaro. Mídias digitais na educação: as diferentes enunciações em objetos de aprendizagem na internet. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-10092018-152211/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Peres, L. P. (2018). Mídias digitais na educação: as diferentes enunciações em objetos de aprendizagem na internet (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-10092018-152211/
    • NLM

      Peres LP. Mídias digitais na educação: as diferentes enunciações em objetos de aprendizagem na internet [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-10092018-152211/
    • Vancouver

      Peres LP. Mídias digitais na educação: as diferentes enunciações em objetos de aprendizagem na internet [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-10092018-152211/

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