Teoria crítica e psicologia social: relevância das pesquisas empíricas (2018)
- Autor:
- Autor USP: CROCHICK, JOSE LEON - IP
- Unidade: IP
- DOI: 10.1590/1807-0310/2018v30174315
- Subjects: PSICOLOGIA SOCIAL; TEORIA CRÍTICA; EMPIRISMO
- Agências de fomento:
- Language: Português
- Abstract: O objetivo deste ensaio é indicar limites e avanços obtidos pela psicologia social, tal como é delimitada pela Teoria Crítica da Sociedade, sobretudo por Theodor. W. Adorno, por meio de estudos empíricos desenvolvidos desde a década de 1990, em nosso meio. Para o cumprimento desse objetivo, foi dividido em três partes; na primeira delas, discute-se acerca da disciplina psicologia social, sob a ótica da Teoria Crítica da Sociedade; na segunda parte, dá-se ênfase à importância da pesquisa empírica para a Teoria Crítica; por fim, na última parte, são apresentados alguns resultados das pesquisas acima referidas, indicando confirmação ou não de resultados anteriores, obtidos pelos autores da Teoria Crítica da Sociedade, e o aporte empírico que esses dados trazem para essa Teoria
- Imprenta:
- Publisher place: Belo Horizonte
- Date published: 2018
- Source:
- Título do periódico: Psicologia e Sociedade
- ISSN: 1807-0310
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 30, p. e174315, out. 2018
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
CROCHICK, José Leon. Teoria crítica e psicologia social: relevância das pesquisas empíricas. Psicologia e Sociedade, v. 30, p. e174315, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-0310/2018v30174315. Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Crochick, J. L. (2018). Teoria crítica e psicologia social: relevância das pesquisas empíricas. Psicologia e Sociedade, 30, e174315. doi:10.1590/1807-0310/2018v30174315 -
NLM
Crochick JL. Teoria crítica e psicologia social: relevância das pesquisas empíricas [Internet]. Psicologia e Sociedade. 2018 ; 30 e174315.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1807-0310/2018v30174315 -
Vancouver
Crochick JL. Teoria crítica e psicologia social: relevância das pesquisas empíricas [Internet]. Psicologia e Sociedade. 2018 ; 30 e174315.[citado 2024 abr. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1807-0310/2018v30174315 - Hierarquia, violência e bullying entre estudantes da rede pública do ensino fundamental
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Informações sobre o DOI: 10.1590/1807-0310/2018v30174315 (Fonte: oaDOI API)
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