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E o povo com a EJA?: Estudo de caso sobre a perspectiva da população pouco escolarizada sobre as políticas educacionais no município de São Paulo (2018)

  • Authors:
  • Autor USP: VIEIRA, ROSILENE SILVA - FE
  • Unidade: FE
  • Subjects: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; POLÍTICA EDUCACIONAL; MOBILIDADE SOCIAL
  • Keywords: EJA; educação de jovens e adultos; políticas educacionais; mobilização social; EJA; youth and adult education; educational policies; social mobilization
  • Language: Português
  • Abstract: O objetivo desta investigação foi identificar alguns aspectos da perspectiva da população pouco escolarizada na análise sobre as políticas atuais de educação de jovens e adultos no Brasil, em relação com as dimensões de experiência, informação e interpretação. Trata-se de pesquisa qualitativa, de tipo estudo de caso instrumental, realizada no bairro Jardim João XXIII, no Distrito Raposo Tavares, pertencente à subprefeitura do Butantã, zona oeste do Município de São Paulo, capital paulista. Para a identificação dos informantes-chave de nossa pesquisa, recorremos à técnica da bola-de-neve, a partir da qual realizamos observações, diálogos informais e entrevistas. A pesquisa de campo foi realizada entre o segundo semestre de 2016 e o início de 2018. Os resultados da pesquisa de campo foram analisados a partir de sua relação com os indicadores sociais gerais, com a literatura do campo das políticas de EJA, sobretudo dos estudos de Paulo Freire, Celso de Rui Beisiegel, Miguel Arroyo, Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro, no campo das políticas educacionais, especificamente no que tange à democratização do ensino e às potencialidades da instituição escolar, nortearam nossa análise os estudos de José Mário Pires Azanha e de Paulo Freire, no campo das discussões sobre território, recorremos às formulações de Milton Santos, e, sobre a relação entre Estado estrito e sociedade civil, nos reportamos à noção de senso comum, de Antonio Gramsci. Como conclusões de pesquisa, podemosdestacar o não reconhecimento da população pouco escolarizada como sendo credora do Estado, relacionado à forte influência do senso comum, informado pela explicação folclórica da falta de interesse dos educandos; a ausência de comunicação institucional entre governos e a população sobre a oferta de cursos da modalidade como uma das manifestações da marginalidade da modalidade nas agendas governamentais e a premência da garantia de sobrevivência como principais fatores que incidem sobre a baixa procura pelos cursos da modalidade. Em relação à atuação da instituição escolar nesse contexto, permanece a limitação da atratividade de seus cursos, relacionada a fatores internos à instituição, como proposta curricular, organização dos tempos escolares e organização escolar, pouco sensível às condições de vida e expectativas dessa população. Considerando o conceito freireano de politicidade da educação, evidenciou-se a necessidade de que a instituição escolar e também os movimentos sociais vinculados ao direito a educação articulem-se de forma efetiva às lideranças locais e movimentos sociais de outras áreas, com o objetivo de subsidiar e mobilizar ações reivindicatórias de uma ação intersetorial sistemática por parte dos governos a fim de implementar uma política nacional de EJA que, sendo reflexo das necessidades das classes populares, torne-se de fato atrativa e ofereça condições de permanência aos educandos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.08.2018
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      VIEIRA, Rosilene Silva. E o povo com a EJA?: Estudo de caso sobre a perspectiva da população pouco escolarizada sobre as políticas educacionais no município de São Paulo. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07112018-140616/. Acesso em: 18 set. 2024.
    • APA

      Vieira, R. S. (2018). E o povo com a EJA?: Estudo de caso sobre a perspectiva da população pouco escolarizada sobre as políticas educacionais no município de São Paulo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07112018-140616/
    • NLM

      Vieira RS. E o povo com a EJA?: Estudo de caso sobre a perspectiva da população pouco escolarizada sobre as políticas educacionais no município de São Paulo [Internet]. 2018 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07112018-140616/
    • Vancouver

      Vieira RS. E o povo com a EJA?: Estudo de caso sobre a perspectiva da população pouco escolarizada sobre as políticas educacionais no município de São Paulo [Internet]. 2018 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-07112018-140616/

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