O sistema ferroviário mundial: o caso brasileiro (2017)
- Autores:
- Autor USP: FICI, RICARDO PETRILLO - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLG
- Assuntos: FERROVIAS; TRANSPORTE URBANO; INFRAESTRUTURA URBANA; GEOGRAFIA ECONÔMICA
- Idioma: Português
- Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo investigar e discutir a indústria ferroviária e sua relação com o desenvolvimento econômico e com as transformações ocorridas no início do século XXI. A pesquisa foi feita através de consultas em revistas especializadas e textos de pesquisa econômica. A evolução do sistema capitalista ao longo dos séculos e as transformações políticas e econômicas permitiram a integração mundial e a evolução contínua dos meios de transporte. No processo da Globalização as transformações dos meios de transportes estão cada vez mais aceleradas e interdependentes com as novas tecnologias e formas de gerenciamento. A evolução dos transportes na Era da Globalização permitiu uma maior integração internacional e maior dinamismo da economia mundial. O Brasil apresenta sérios problemas de infraestrutura que prejudicam sua capacidade produtiva e comprometem seu crescimento econômico. Atualmente, um dos gargalos mais perceptíveis que impedem o crescimento da economia brasileira é a necessidade de ampliação e modernização dos meios de transportes de cargas para atender com qualidade a produção industrial e agrícola. Há mais de 60 anos, o Brasil priorizou as rodovias e hoje sofre com a falta de recursos financeiros para manter as estradas e ampliar as rotas para as regiões afastadas dos principais centros econômicos. Após o período de concessão dos transportes, muitas rodovias continuam precárias e sem perspectivas de melhoramentos em curto prazo. As ferroviasforam esquecidas por mais de meio século e os 28.000 km de estradas de ferro em funcionamento são insuficientes para atender a produção nacional. A malha ferroviária atual transporta aproximadamente 21% da produção do país a custos mais acessíveis. As concessões das ferrovias para o setor privado, iniciada no início dos anos 90 provocaram um aumento gradual na produtividade do setor, além de maiores inovações e quantidade de material rodante em trânsito. A ampliação das ferrovias requer maior vontade política do poder público para que setor esteja mais integrado na economia nacional e mundial.
- Imprenta:
- Data da defesa: 25.08.2017
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ABNT
FICI, Ricardo Petrillo. O sistema ferroviário mundial: o caso brasileiro. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-02022018-153134/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Fici, R. P. (2017). O sistema ferroviário mundial: o caso brasileiro (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-02022018-153134/ -
NLM
Fici RP. O sistema ferroviário mundial: o caso brasileiro [Internet]. 2017 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-02022018-153134/ -
Vancouver
Fici RP. O sistema ferroviário mundial: o caso brasileiro [Internet]. 2017 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-02022018-153134/
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