Desenvolvimento do modelo de deterioração de pavimentos asfálticos com uso de instrumentação e sistema weigh in motion (2015)
- Autores:
- Autores USP: BERNUCCI, LIEDI LÉGI BARIANI - EP ; BITTENCOURT, TÚLIO NOGUEIRA - EP ; LEANDRO, RODRIGO PIRES - EP ; BESSA, IURI SIDNEY - EP ; ANDRADE, LUCAS RODRIGUES DE - EP
- Unidade: EP
- Assuntos: PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA; PAVIMENTOS FLEXÍVEIS
- Idioma: Português
- Resumo: A deterioração dos pavimentos advém da degradação dos materiais e camadas das estruturas de pavimento dada pela solicitação do tráfego, pelas variações climáticas (chuva, temperatura, entre outros) e pela influência da geometria da via (aclives, curvas, entre outros). No que diz respeito ao tráfego, a contagem volumétrica, considerando o carregamento dos veículos e de seus eixos individuais, é um parâmetro fundamental para o projeto de pavimentos e para os modelos de previsão de desempenho. O aumento na magnitude do carregamento dos veículos resulta em efeitos deletérios exponenciais. Além disso, as irregularidades e geometria da via implicam em cargas dinâmicas dos veículos, de maior magnitude que as estáticas. Logo, a correta mensuração das cargas dinâmicas por tipo de veículo e eixo é imprescindível para qualquer modelo racional de dimensionamento de pavimentos e de previsão de desempenho. Nesse cenário, tem-se como alternativa para a obtenção dessas informações a pesagem em movimento. A pesquisa se propõe a avaliar os parâmetros fundamentais relativos ao desempenho de pavimentos asfálticos utilizando-se de quatro trechos experimentais estruturalmente diferentes, instrumentados de modo a se obter informações quanto às tensões, deformações, temperatura e umidade em diferentes pontos da estrutura. Essas informações serão associadas aos dados do tráfego acumulado que solicitou os pavimentos e do monitoramento ao longo do tempo dos trechos experimentais, de modo a se conhecer o desempenho em termos de evolução das deflexões, afundamentos em trilha de roda, irregularidade longitudinal e área trincada, parâmetros de controle das condições do pavimento constantes do PER da ANTT. O trecho foi construído no km 948 da Rodovia Fernão Dias na faixa da esquerda no sentido Belo Horizonte para São Paulo. A pesquisa está em andamento, mas os resultados parciais já indicam que a estrutura de pavimento flexív
- Imprenta:
- Local: Brasília, DF
- Data de publicação: 2015
- Fonte:
- Título do periódico: Revista ANTT
- ISSN: 2177-6571
- Volume/Número/Paginação/Ano: v.7, n.2, 12 p. nov.2015
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ABNT
LEANDRO, Rodrigo Pires et al. Desenvolvimento do modelo de deterioração de pavimentos asfálticos com uso de instrumentação e sistema weigh in motion. Revista ANTT, v. 12 p. no2015, n. 2, 2015Tradução . . Disponível em: http://portal.antt.gov.br/index.php/content/view/44515/Artigos_Cientificos.html. Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Leandro, R. P., Beja, I. A., Bessa, I. S., Andrade, L. R. de, Vasconcelos, K., Bernucci, L. L. B., et al. (2015). Desenvolvimento do modelo de deterioração de pavimentos asfálticos com uso de instrumentação e sistema weigh in motion. Revista ANTT, 12 p. no2015( 2). Recuperado de http://portal.antt.gov.br/index.php/content/view/44515/Artigos_Cientificos.html -
NLM
Leandro RP, Beja IA, Bessa IS, Andrade LR de, Vasconcelos K, Bernucci LLB, Bittencourt TN, Borges AR, Conceicao Neto AP da, Florêncio HA, Morais DB de, Chaves JM. Desenvolvimento do modelo de deterioração de pavimentos asfálticos com uso de instrumentação e sistema weigh in motion [Internet]. Revista ANTT. 2015 ; 12 p. no2015( 2):[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://portal.antt.gov.br/index.php/content/view/44515/Artigos_Cientificos.html -
Vancouver
Leandro RP, Beja IA, Bessa IS, Andrade LR de, Vasconcelos K, Bernucci LLB, Bittencourt TN, Borges AR, Conceicao Neto AP da, Florêncio HA, Morais DB de, Chaves JM. Desenvolvimento do modelo de deterioração de pavimentos asfálticos com uso de instrumentação e sistema weigh in motion [Internet]. Revista ANTT. 2015 ; 12 p. no2015( 2):[citado 2024 abr. 20 ] Available from: http://portal.antt.gov.br/index.php/content/view/44515/Artigos_Cientificos.html - Comportamento mecânico de camadas de bases granular e tratada com cimento em rodovia de tráfego muito pesado
- Estudo laboratorial acerca da possibilidade de aproveitamento da cinza pesada de termelétrica em bases e sub-bases de pavimentos flexíveis
- Avaliação do comportamento mecânico de corpos de prova de misturas asfálticas a quente resultantes de diferentes métodos de compactação
- Design of cold recycled mixes with asphalt emulsion and portland cement
- Comparação do comportamento de pavimentos asfálticos com camadas de base granular, tratada com cimento e com estabilizantes asfálticos para tráfego muito pesado
- Laboratory and field evaluation of recycled unbound layers with cement for use in asphalt pavement rehabilitation
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- Laboratory and field study of fatigue cracking prediction in asphalt pavements
- Characterization of neat and modified asphalt binders and mixtures in relation to permanent deformation
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