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Reconstrução de matriz O/D sintética a partir de dados de tráfego disponíveis na web (2018)

  • Authors:
  • Autor USP: THEBIT, MARIANA MARÇAL - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: STT
  • Assunto: OPERAÇÕES DE TRANSPORTES
  • Keywords: MÉTODO DAS MÉDIAS SUCESSIVAS (MEMS); DADOS DE VELOCIDADE DE TRÁFEGO; INTERFACE DE PROGRAMAÇÃO DE APLICATIVOS; RECONSTRUÇÃO DE MATRIZ OD
  • Agências de fomento:
  • Language: Português
  • Abstract: Esta pesquisa apresenta uma proposta de reconstrução de matriz OD a partir de dados de velocidade da corrente de tráfego disponíveis na web. Para tal, foram estabelecidos três objetivos específicos, os quais incluem: obtenção e avaliação dos dados de velocidade de tráfego; construção de um modelo computacional e aplicação desse em uma rede real. A avaliação dos dados foi realizada por meio da comparação dos valores de velocidade média da corrente de tráfego obtidos da web com os valores aferidos por sensores do tipo laço indutivo. Os resultados indicam que, apesar das velocidades extraídas da web apresentarem maior variância e valores mais baixos, a maior parcela dos dados obteve diferença similar ou inferior a 11%. Na construção da rotina computacional foi utilizado o Método das Médias Sucessivas (MEMS) e na sua avaliação foram realizados testes comparativos cujas referências foram os resultados alcançados pelo autor do método utilizado. A rotina desenvolvida apresentou melhor resultado com relação ao número total de viagens da matriz reconstruída, além de exigir menor número de iterações. Por outro lado, com relação às viagens atribuídas a cada par OD seu desempenho foi inferior. Para avaliar a aderência a realidade o método proposto foi aplicado a uma rede real composta por trechos específicos das rodovias Presidente Dutra, Pedro I, Ayrton Senna e Governador Carvalho Pinto. Devido ao fato da entrada principal do MEMS ser o volume de veículos, foi necessário estimar o mesmo a partir da velocidade fornecida pela API. A matriz reconstruída apresentou forte dependência da capacidade atribuída às vias, evidenciando a necessidade de definir de forma mais cuidadosa esse parâmetro. Embora, ainda seja necessário aprimorar o método proposto e a rotina computacional elaborada, bem como, aprofundar os estudos da fonte de dados utilizada,o experimento de caráter exploratório mostra a possibilidade de reconstruir uma matriz OD a partir de dados disponíveis na web
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 03.09.2018
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      THEBIT, Mariana Marçal. Reconstrução de matriz O/D sintética a partir de dados de tráfego disponíveis na web. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-10122018-225948/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Thebit, M. M. (2018). Reconstrução de matriz O/D sintética a partir de dados de tráfego disponíveis na web (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-10122018-225948/
    • NLM

      Thebit MM. Reconstrução de matriz O/D sintética a partir de dados de tráfego disponíveis na web [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-10122018-225948/
    • Vancouver

      Thebit MM. Reconstrução de matriz O/D sintética a partir de dados de tráfego disponíveis na web [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-10122018-225948/


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