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Caracterização da manobrabilidade de embarcações em áreas restritas, baixa velocidade e operação em regime transitório (2018)

  • Autores:
  • Autor USP: MASETTI, FELIPE RIBOLLA - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PNV
  • Assuntos: EMBARCAÇÕES; NAVIOS; MANOBRABILIDADE; TANQUE DE PROVAS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo a validação do modelo numérico de manobras para navios utilizado pelo simulador chamado SMH - Simulador Marítimo Hidroviário, que foi desenvolvido no laboratório Tanque de Provas Numérico. Para tanto foram realizados ensaios experimentais de manobras com um modelo em escala reduzida da embarcação Alpha Crucis com o objetivo de criar dados de manobra que serviram como referência para validação do modelo numérico. Foram selecionados diversos tipos de manobras com o propósito de criar uma caracterização da manobrabilidade da embarcação em baixas velocidades e regime transitório, permitindo a medição de diversas características, que permitem quantificar as capacidades de manobra da embarcação. Através de experimentos numéricos foram, então, realizadas as mesmas manobras executadas pelo modelo físico em escala reduzida, de forma a reproduzir as mesmas condições iniciais e os mesmos comandos, procurando reproduzir as manobras para validação do modelo implementado no SMH. Os resultados obtidos apresentam a aderência das características de manobras do modelo implementado no SMH, através da comparação das características de manobra obtidas pelo modelo físico em escala reduzida e das obtidas pelo modelo numérico. A dissertação apresenta ainda um estudo de sensibilidade que mostra o efeito dos principais fatores utilizados no laboratório Tanque de Provas Numérico para a calibração dos modelos de embarcações, mostrando que para as manobras consideradas neste trabalho alguns dos efeitos possuem pouca influência nos resultados. Por fim o trabalho conclui que o modelo matemático utilizado pelo SMH representa a capacidade de manobra da embarcação de forma consistente para diversos tipos de manobra, e com um grau de aderência satisfatório.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.07.2018
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      MASETTI, Felipe Ribolla. Caracterização da manobrabilidade de embarcações em áreas restritas, baixa velocidade e operação em regime transitório. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-05112018-153655/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Masetti, F. R. (2018). Caracterização da manobrabilidade de embarcações em áreas restritas, baixa velocidade e operação em regime transitório (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-05112018-153655/
    • NLM

      Masetti FR. Caracterização da manobrabilidade de embarcações em áreas restritas, baixa velocidade e operação em regime transitório [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-05112018-153655/
    • Vancouver

      Masetti FR. Caracterização da manobrabilidade de embarcações em áreas restritas, baixa velocidade e operação em regime transitório [Internet]. 2018 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-05112018-153655/

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