Effect of education on listening comprehension of sentences on healthy elderly: analysis of number of correct responses and task execution time (2017)
- Autores:
- Autores USP: RABELO, CAMILA MAIA - FM ; SCHOCHAT, ELIANE - FM ; MANSUR, LETICIA LESSA - FM
- Unidade: FM
- DOI: 10.1590/2317-1782/20172016224
- Assuntos: AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA; IDOSOS; ANÁLISE DE DESEMPENHO; ESCOLARIZAÇÃO
- Idioma: Inglês
- Resumo: RESUMO Objetivo Analisar o efeito da escolaridade na compreensão auditiva de sentenças em idosos cognitivamente saudáveis. Método Foram avaliados 111 idosos normais, com idades entre 60 e 80 anos, de ambos os gêneros, divididos em dois grupos, de acordo com a escolaridade: baixa escolaridade (0 a 8 anos de ensino formal) e alta escolaridade (9 ou mais anos de ensino formal). Os indivíduos foram examinados por meio do Token Test Revisado, que dá suporte para a avaliação da compreensão auditiva de ordens com diferentes demandas de memória operacional e complexidade sintática. Os indicadores utilizados para análise do desempenho foram números de acertos (análise de acurácia) e tempo de execução da tarefa (análise temporal) nos diferentes blocos. Resultados O grupo de baixa escolaridade apresentou menor número de acertos que o grupo de alta escolaridade em todos os blocos do teste. Na análise temporal, os idosos de baixa escolaridade apresentaram maior tempo para execução das ordens nos primeiros quatro blocos, mais relacionados à memória operacional. Porém, os grupos apresentaram tempo de execução semelhante quanto aos blocos mais relacionados à compreensão sintática. Conclusão A escolaridade influenciou a habilidade de compreensão auditiva de sentenças em indivíduos idosos. A análise temporal permitiu inferir sobre a relação da compreensão com outras habilidades cognitivas e observar que os idosos de baixa escolaridade não utilizam estratégiaseficazes de compensação para melhorar o desempenho na tarefa. Portanto, o baixo nível educacional, associado ao envelhecimento, pode potencializar os riscos para o declínio da linguagem
- Imprenta:
- Fonte:
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
SILAGI, Marcela Lima et al. Effect of education on listening comprehension of sentences on healthy elderly: analysis of number of correct responses and task execution time. Codas, v. 29, n. 6, p. e20160224, 2017Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20172016224. Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Silagi, M. L., Rabelo, C. M., Schochat, E., & Mansur, L. L. (2017). Effect of education on listening comprehension of sentences on healthy elderly: analysis of number of correct responses and task execution time. Codas, 29( 6), e20160224. doi:10.1590/2317-1782/20172016224 -
NLM
Silagi ML, Rabelo CM, Schochat E, Mansur LL. Effect of education on listening comprehension of sentences on healthy elderly: analysis of number of correct responses and task execution time [Internet]. Codas. 2017 ; 29( 6): e20160224.[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20172016224 -
Vancouver
Silagi ML, Rabelo CM, Schochat E, Mansur LL. Effect of education on listening comprehension of sentences on healthy elderly: analysis of number of correct responses and task execution time [Internet]. Codas. 2017 ; 29( 6): e20160224.[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20172016224 - Impact of Educational Level on Performance on Auditory Processing Tests
- O teste Gaps-in-Noise: limiares de detecção de gap em crianças de 9 anos com audição normal
- Temporal resolution in individuals with neurological disorders
- Ongoing maturation in the time-compressed speech test
- Sensitivity and specificity of auditory steady-state response testing
- O teste Gaps-in-Noise: limiares de detecção de gap em crianças de 9 anos com audição normal
- Auditory processing performance of the middle-aged and elderly: auditory or cognitive decline?
- Healthy Aging and Compensation of Sentence Comprehension Auditory Deficits
- Communication map of elderly people: Sociodemographic and cognitive-linguistic aspects
- Cortical inhibition effect in musicians and non-musicians using P300 with and without contralateral stimulation
Informações sobre o DOI: 10.1590/2317-1782/20172016224 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas