O papel da consciência fonológica na compreensão leitora (2017)
- Autores:
- Autores USP: CARNIO, MARIA SILVIA - FM ; SOARES, APARECIDO JOSÉ COUTO - FM
- Unidade: FM
- DOI: 10.1590/1982-0216201619518316
- Assuntos: ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL; LEITURA; ESCRITA; AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA
- Idioma: Português
- Resumo: RESUMO Objetivo: caracterizar o desempenho de escolares de 4º ano do Ensino Fundamental, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita, em consciência fonológica e compreensão de leitura e verificar possíveis correlações entre tais habilidades. Métodos: participaram deste estudo 60 crianças do quarto ano do Ensino Fundamental I de duas escolas públicas, cujos pais assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os escolares foram selecionados e organizados em grupos com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita. Todos foram avaliados individualmente em relação à consciência fonológica e compreensão de leitura de orações e textos por meio de testes padronizados. Os dados passaram por análise estatística. Resultados: os escolares com indicativos de alterações de leitura e escrita tiveram pior desempenho em consciência fonológica e compreensão de leitura de orações e textos. Houve correlação entre a consciência fonológica e compreensão de leitura de textos nos dois grupos. Conclusão: os escolares sem indicativos de alterações apresentaram melhor desempenho nas habilidades avaliadas. A presença de correlação entre a consciência fonológica e a compreensão de leitura de orações e de textos, evidencia a importância das habilidades metafonológicas, não apenas para consolidação de uma leitura proficiente, mas também para a compreensão leitora
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista cefac
- ISSN: 1982-0216
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 19, n. 5, p. 590-600, 2017
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
CÁRNIO, Maria Silvia e VOSGRAU, Jéssica Sales e SOARES, Aparecido José Couto. O papel da consciência fonológica na compreensão leitora. Revista cefac, v. 19, n. 5, p. 590-600, 2017Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0216201619518316. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Cárnio, M. S., Vosgrau, J. S., & Soares, A. J. C. (2017). O papel da consciência fonológica na compreensão leitora. Revista cefac, 19( 5), 590-600. doi:10.1590/1982-0216201619518316 -
NLM
Cárnio MS, Vosgrau JS, Soares AJC. O papel da consciência fonológica na compreensão leitora [Internet]. Revista cefac. 2017 ; 19( 5): 590-600.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1982-0216201619518316 -
Vancouver
Cárnio MS, Vosgrau JS, Soares AJC. O papel da consciência fonológica na compreensão leitora [Internet]. Revista cefac. 2017 ; 19( 5): 590-600.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1982-0216201619518316 - A relevância do vocabulário receptivo na compreensão leitora
- Estímulos Visuais e Produção Escrita de Escolares com e sem Queixas de Alterações na Escrita
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Informações sobre o DOI: 10.1590/1982-0216201619518316 (Fonte: oaDOI API)
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