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A relação sujeito-língua estrangeira: efeitos de estranhamento e familiaridade (2017)

  • Authors:
  • Autor USP: HERRMANN, INGRID ISIS DEL GREGO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLM
  • Subjects: LÍNGUA; ANÁLISE DO DISCURSO; ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
  • Keywords: Estranhamento; Uncanny
  • Agências de fomento:
  • Language: Português
  • Abstract: Aprendizes e professores de línguas constituem-se por diferentes representações acerca da língua com a qual mantêm contato e do contexto que a compreende. Desse ponto de vista, analisamos a relação sujeito-língua com o objetivo de examinar como as representações mobilizadas pelos sujeitos produzem efeitos de sentido para os sujeitos e para a relação que eles estabelecem com a língua. Assim, de uma perspectiva discursiva (CORACINI, 2009; GRIGOLETTO, 2013; ORLANDI, 2012), considerando conceitos psicanalíticos (LACAN, 1964; VOLTOLINI, 2011), analisamos os dizeres de quinze entrevistados (aprendizes e professores), envolvidos com uma língua estrangeira: inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, chinês e russo. Depreendemos, dos dizeres, a regularidade de três formações discursivas, a que nomeamos: língua guarda-roupa (cuja dinâmica é semelhante àquela conceitualizada por Bauman (2005) com a "comunidade guardaroupa"), língua atraente (sugerindo os efeitos de fascinação que a língua exerce ao sujeito) e língua fragmentada (apontando determinada imagem de segmentação da língua). Na análise, articulamos o conceito freudiano do "estranho" (FREUD, 1919), que se apresenta de modo profícuo para o exame da relação sujeito-língua, pois explica efeitos de "estranhamento", percebidos como desconforto e dificuldade, constitutivos do sujeito e que observamos nessa relação. A partir desse conceito, também examinamos os efeitos de familiaridade, enunciados como bem-estar econforto na relação sujeito-língua e também relacionados às formações discursivas referidas. A análise da fluidez entre os efeitos de estranhamento e familiaridade destaca a constituição clivada do sujeito e a amplitude de efeitos de sua relação com a língua, contemplando representações constituídas nas condições de produção da hipermodernidade, concernentes ao mundo do mercado e de suas relações líquidas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.12.2017
  • Acesso à fonte
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    • ABNT

      HERRMANN, Ingrid Isis Del Grego. A relação sujeito-língua estrangeira: efeitos de estranhamento e familiaridade. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-10052018-114255/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Herrmann, I. I. D. G. (2017). A relação sujeito-língua estrangeira: efeitos de estranhamento e familiaridade (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-10052018-114255/
    • NLM

      Herrmann IIDG. A relação sujeito-língua estrangeira: efeitos de estranhamento e familiaridade [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-10052018-114255/
    • Vancouver

      Herrmann IIDG. A relação sujeito-língua estrangeira: efeitos de estranhamento e familiaridade [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-10052018-114255/


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