O mapa de ruído como instrumento de planejamento: o caso da poluição sonora causada pelos automóveis no município de São Paulo (2018)
- Authors:
- Autor USP: PALMA, MAYKON IVAN - FSP
- Unidade: FSP
- Sigla do Departamento: HSA
- DOI: 10.11606/D.6.2018.tde-22082018-154740
- Subjects: POLUIÇÃO SONORA; RUÍDO DOS TRANSPORTES; AUTOMÓVEIS; PLANO DIRETOR; PLANEJAMENTO TERRITORIAL URBANO; PARCELAMENTO DO SOLO; LICENCIAMENTO AMBIENTAL; SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA; MAPAS TEMÁTICOS
- Keywords: Geomodelagem; GIS; Licenciamento Ambiental e Planejamento Urbano
- Language: Português
- Abstract: A poluição sonora oriunda do tráfego de automóveis é hoje um dos mais importantes problemas ambientais das cidades, e de sobremodo, uma questão de saúde pública. Nesta pesquisa são avaliados os ruídos dos automóveis nos receptores da Macroárea de Estruturação Metropolitana Arco Tietê no município de São Paulo, demonstrando a aplicação do mapa de ruído para o planejamento e para a gestão urbana, em especial, em áreas onde são propostas intervenções para o adensamento populacional. A criação do mapa de ruído urbano, quando integrado ao Plano Diretor e à Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, permite que se planeje a cidade da forma mais adequada, de acordo com a realidade encontrada, evitando ou definindo ações para as zonas de conflito entre a realidade e o legislado. Ademais, o mapa de ruído serve para a identificação de áreas sensíveis, podendo definir objetivos para o controle do ruído e traçar tendências desejáveis para determinadas áreas. No município de São Paulo, os dados de trânsito do programa EMME-2 da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e os dados de tráfego dos ônibus urbanos da São Paulo Transportes (SPTrans) permitem a realização do mapa de ruído em cenários distintos, tanto para verificar a situação atual como uma situação futura pretendida, inclusive para avaliação dos métodos de mitigação do ruído.
- Imprenta:
- Data da defesa: 14.08.2018
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
PALMA, Maykon Ivan. O mapa de ruído como instrumento de planejamento: o caso da poluição sonora causada pelos automóveis no município de São Paulo. 2018. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.6.2018.tde-22082018-154740. Acesso em: 11 maio 2024. -
APA
Palma, M. I. (2018). O mapa de ruído como instrumento de planejamento: o caso da poluição sonora causada pelos automóveis no município de São Paulo (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.6.2018.tde-22082018-154740 -
NLM
Palma MI. O mapa de ruído como instrumento de planejamento: o caso da poluição sonora causada pelos automóveis no município de São Paulo [Internet]. 2018 ;[citado 2024 maio 11 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.6.2018.tde-22082018-154740 -
Vancouver
Palma MI. O mapa de ruído como instrumento de planejamento: o caso da poluição sonora causada pelos automóveis no município de São Paulo [Internet]. 2018 ;[citado 2024 maio 11 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.6.2018.tde-22082018-154740
Informações sobre o DOI: 10.11606/D.6.2018.tde-22082018-154740 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas