Influência dos fatores biológicos e socioeconômicos no desenvolvimento neuropsicomotor de pré-escolares (2017)
- Autores:
- Autor USP: LINHARES, MARIA BEATRIZ MARTINS - FMRP
- Unidade: FMRP
- Assuntos: DESENVOLVIMENTO INFANTIL; PRÉ-ESCOLAR; CRECHES; FATORES SOCIOECONÔMICOS
- Palavras-chave do autor: Child development; Kindergarten children; Creches; Socio-economic Factors
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo do estudo foi caracterizar as variáveis socioeconômicas e psicossociais de crianças que frequentam creches públicas e avaliar a influência destes fatores no desenvolvimento neuropsicomotor. Realizou-se um estudo analítico-observacional transversal com 61 crianças, de ambos os sexos, com idade de quatro a seis anos, frequentadoras das creches públicas na cidade de Goiânia (GO). O desenvolvimento infantil foi avaliado pelo teste de triagem de Denver II e foi aplicado questionário socioeconômico, classificação ABEP e questionários sobre os dados biológicos e clínicos da criança com os pais. Verificou-se que 77% das crianças avaliadas apresentaram risco na classificação global do teste de Denver II, sendo típicas nas áreas psicossocial, motor fino, motor amplo e linguagem. A análise da influência dos fatores revelou que a renda familiar (até R$2.000,00) esteve associada com maior porcentagem de risco no desenvolvimento da linguagem (64%). Os demais fatores não tiveram diferença estatisticamente significativa. Conclui-se que crianças aparentemente normais possam apresentar risco em seu desenvolvimento e a necessidade de novos estudos que apontem a influência significativa dos fatores socioeconômicos e psicossociais sobre o desenvolvimento neuropsicomotor
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Saúde e Pesquisa
- ISSN: 1983-1870
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 10, n. 1, p. 135-144, 2017
-
ABNT
PEREIRA, Juliana Fernandes et al. Influência dos fatores biológicos e socioeconômicos no desenvolvimento neuropsicomotor de pré-escolares. Saúde e Pesquisa, v. 10, n. 1, p. 135-144, 2017Tradução . . Disponível em: http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/5788/3014. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Pereira, J. F., Formiga, C. K. M. R., Vieira, M. E. B., & Linhares, M. B. M. (2017). Influência dos fatores biológicos e socioeconômicos no desenvolvimento neuropsicomotor de pré-escolares. Saúde e Pesquisa, 10( 1), 135-144. Recuperado de http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/5788/3014 -
NLM
Pereira JF, Formiga CKMR, Vieira MEB, Linhares MBM. Influência dos fatores biológicos e socioeconômicos no desenvolvimento neuropsicomotor de pré-escolares [Internet]. Saúde e Pesquisa. 2017 ; 10( 1): 135-144.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/5788/3014 -
Vancouver
Pereira JF, Formiga CKMR, Vieira MEB, Linhares MBM. Influência dos fatores biológicos e socioeconômicos no desenvolvimento neuropsicomotor de pré-escolares [Internet]. Saúde e Pesquisa. 2017 ; 10( 1): 135-144.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/5788/3014 - Avaliacao assistida do desempenho de criancas na ordenacao e descricao de sequencias temporais logicas - analise preliminar
- Atendimento psicopedagógico de crianças em serviço especializado de psicologia infantil na área da saúde: uma perspectiva desenvolvimentista
- Avaliação assistida em situação de resolução de problema na predição do desempenho escolar de crianças de primeira série do primeiro grau
- Fatores de risco e mecanismos de proteção na trajetória de desenvolvimento de escolares de primeira a quarta série do ensino fundamental
- Crianças nascidas pré-termo e muito baixo peso na fase pré-escolar
- Apoio psicopedagógico à criança hospitalizada em uma enfermaria pediátrica
- Fatores de risco e mecanismos de proteção na trajetória de desenvolvimento de escolares de primeira a quarta série do ensino fundamental
- Indicadores de potencial cognitivo de crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem, obtidos através da avaliação assistida
- Desempenho escolar de crianças na trajetória da primeira à segunda série do ensino fundamental: recursos e dificuldades
- Aspectos do comportamento de crianças nascidas pré-termo e muito baixo peso (<1500g) na idade escolar
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas