"Vamos tirar a educação do vermelho": o Escola sem Partido nas redes digitais (2018)
- Autor:
- Autor USP: ROMANCINI, RICHARD - ECA
- Unidade: ECA
- DOI: 10.30962/ec.1474
- Subjects: EDUCAÇÃO; COMUNICAÇÃO DIGITAL; MÍDIAS SOCIAIS; ATIVISMO
- Keywords: Ativismo digital; Midiatização
- Language: Português
- Abstract: O artigo apresenta um estudo de caso do movimento Escola Sem Partido (ESP), que combina análises da cobertura noticiosa e da atuação de indivíduos e instituições que utilizam a rede social Twitter (a partir da hashtag #escolasempartido). O pano de fundo teórico envolve a questão da midiatização da política e o ativismo digital contemporâneo. Em termos de resultados, é possível destacar: a cobertura dos meios informativos é geralmente neutra ou desfavorável ao ESP; a discussão no Twitter é realizada majoritariamente pelos apoiadores da causa, com uso significativo de meios de comunicação de baixa qualidade; muitos tweets utilizam técnicas da mídia participativa
- Imprenta:
- Source:
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
ROMANCINI, Richard. "Vamos tirar a educação do vermelho": o Escola sem Partido nas redes digitais. E-Compós, v. 21, n. ja/abr. 2018, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.30962/ec.1474. Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Romancini, R. (2018). "Vamos tirar a educação do vermelho": o Escola sem Partido nas redes digitais. E-Compós, 21( ja/abr. 2018). doi:10.30962/ec.1474 -
NLM
Romancini R. "Vamos tirar a educação do vermelho": o Escola sem Partido nas redes digitais [Internet]. E-Compós. 2018 ; 21( ja/abr. 2018):[citado 2024 set. 25 ] Available from: https://doi.org/10.30962/ec.1474 -
Vancouver
Romancini R. "Vamos tirar a educação do vermelho": o Escola sem Partido nas redes digitais [Internet]. E-Compós. 2018 ; 21( ja/abr. 2018):[citado 2024 set. 25 ] Available from: https://doi.org/10.30962/ec.1474 - “O Zap Zap é coisa do demônio”: mídias sociais e educação no Brasil profundo
- Quando a educação encontra o ativismo: promoção do engajamento cívico com uso da mídia é tema de novo livro de Henry Jenkins
- Interpretar o passado na comunicação e na educação: os professores podem contribuir para a discussão das representações do passado
- Um prisma, muitas faces: mapa de coletivos de mulheres, suas propostas e formas comunicativas
- A ideologia e a teoria da comunicação
- Tecnologias e educação: discussões recentes trabalhos destacam o estudo contextualizado da tecnologia na educação
- O que é, afinal, o letramento digital?
- Quarenta anos sem o “homem que calculava”
- A pesquisa de grupos de direita: questões éticas e metodológicas
- Big data: moldando o conhecimento, moldando a vida cotidiana
Informações sobre o DOI: 10.30962/ec.1474 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas