Professor, posso usar o celular ?: um estudo sobre a utilização do sistema de resposta do estudante (SRE) no processo educativo de alunos de ciências contábeis (2018)
- Autores:
- Autor USP: AFONSO, LUIS EDUARDO - FEA
- Unidade: FEA
- DOI: 10.17524/repec.v12i2.1811
- Assuntos: CONTABILIDADE; TECNOLOGIA EDUCACIONAL; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
- Idioma: Português
- Resumo: O artigo procura investigar a percepção dos alunos de Contabilidade sobre o uso do Sistema de Resposta do Estudante (SRE) no processo educacional. Método: Caracteriza-se por ser uma surveyresearch, com utilização de abordagem quantitativa e que visa descrever a percepção de discentes de Ciências Contábeis. A investigação foi desenvolvida em uma IES pública com duas turmas da disciplina Contabilidade de entidades diversas durante o 1º e 2º bimestres do calendário acadêmico de 2016. Ao final do 2º bimestre, foram aplicados questionários para a obtenção dos dados. Resultados: O SRE é fácil de ser usado e torna as aulas mais interativas. Há forte relação entre as percepções de que o SRE ajuda os alunos como ferramenta didática e de que é benéfico para a aprendizagem. Verificou-se que não houve diferença significativa entre as percepções discentes entre classes acerca do uso do SRE. Contudo, foram encontradas diferenças relevantes de percepção quando da análise por gênero e por faixa de idade. Contribuições: Sustenta-se, por meio de evidências, que o SRE aprimora o processo educativo. Portanto, docentes podem utilizá-lo a fim de encorajar maior envolvimento e postura ativa dos alunos, além de proporcionar um ambiente diferenciado do ensino tradicional
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - Repec
- ISSN: 1981-8610
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 12, n. 2, p. 217-236, abr./jun. 2018
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
NASU, Vitor Hideo e AFONSO, Luís Eduardo. Professor, posso usar o celular ?: um estudo sobre a utilização do sistema de resposta do estudante (SRE) no processo educativo de alunos de ciências contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - Repec, v. 12, n. abr./ju 2018, p. 217-236, 2018Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.17524/repec.v12i2.1811. Acesso em: 25 abr. 2024. -
APA
Nasu, V. H., & Afonso, L. E. (2018). Professor, posso usar o celular ?: um estudo sobre a utilização do sistema de resposta do estudante (SRE) no processo educativo de alunos de ciências contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - Repec, 12( abr./ju 2018), 217-236. doi:10.17524/repec.v12i2.1811 -
NLM
Nasu VH, Afonso LE. Professor, posso usar o celular ?: um estudo sobre a utilização do sistema de resposta do estudante (SRE) no processo educativo de alunos de ciências contábeis [Internet]. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - Repec. 2018 ; 12( abr./ju 2018): 217-236.[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://doi.org/10.17524/repec.v12i2.1811 -
Vancouver
Nasu VH, Afonso LE. Professor, posso usar o celular ?: um estudo sobre a utilização do sistema de resposta do estudante (SRE) no processo educativo de alunos de ciências contábeis [Internet]. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - Repec. 2018 ; 12( abr./ju 2018): 217-236.[citado 2024 abr. 25 ] Available from: https://doi.org/10.17524/repec.v12i2.1811 - Cálculo da alíquota de contribuição previdenciária atuarialmente equilibrida: uma aplicação ao caso brasileiro
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Informações sobre o DOI: 10.17524/repec.v12i2.1811 (Fonte: oaDOI API)
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