Práticas de ensino-aprendizagem e de pesquisa com abordagem qualitativa interdisciplinar para conscientização e conhecimento do fenômeno bullying (2018)
- Authors:
- USP affiliated authors: MACHADO, MARIA APARECIDA MIRANDA DE PAULA - FOB ; MARCANDAL, GESSYKA GOMES - FOB ; OLIVEIRA, ARIADNES NOBREGA DE - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: ENSINO; APRENDIZAGEM; PESQUISA INTERDISCIPLINAR; BULLYING
- Language: Português
- Abstract: Práticas de ensino-aprendizagem e de pesquisa qualitativa interdisciplinar foram empregadas nas atividades de formação acadêmica em cenários reais para estudar o fenômeno bullying. Levar todos os envolvidos a vivenciarem essas práticas em atividades de integração entre universidade-escolas públicas de nível básico e conscientizar sobre a existência e formas de enfrentamento do bullying foram os objetivos previstos. Este artigo é um relato de experiência de caráter qualitativo e interdisciplinar sobre trinta oficinas que ocorreram entre 2011 e 2013, abrangendo 59 professores, cinco gestores, doze estudantes de ensino fundamental – ciclo II e treze funcionários da equipe de apoio escolar, inscritos por demanda espontânea; por outro lado, um docente responsável pelas pesquisas, duas fonoaudiólogas da equipe universitária, duas estudantes de ensino médio de Pré-Iniciação Científica, duas graduandas em Fonoaudiologia de Iniciação Científica e quatro acadêmicos colaboradores. Durante as oficinas foram produzidos grupos focais, debates, instrumentos de observação e de entrevista. Os graduandos de Fonoaudiologia participantes, em cada ano, foram incluídos em reuniões prévias e de acompanhamento das oficinas e na aplicação das práticas dialéticas de ensino-aprendizagem. Foi observado que os estudantes do nível básico e superior participaram e acompanharam os debates efetiva e ativamente; um Roteiro de Discussão sobre o tema foi elaborado e distribuído para as escolas municipais; com os dados de observação e entrevistas, programas de redução do bullying nas escolas participantes foram aperfeiçoados ou criados. Houve sensibilização, conscientização e desenvolvimento de conhecimento, sendo aprimoradas as competências e habilidades de cada grupo participante
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista de Graduação USP
- ISSN: 2525-376X
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 3, n. 1, p. 91-96, jun. 2018
-
ABNT
MACHADO, Maria Aparecida Miranda de Paula e MARCANDAL, Gessyka Gomes e OLIVEIRA, Ariadnes Nóbrega de. Práticas de ensino-aprendizagem e de pesquisa com abordagem qualitativa interdisciplinar para conscientização e conhecimento do fenômeno bullying. Revista de Graduação USP, v. 3, n. ju 2018, p. 91-96, 2018Tradução . . Disponível em: http://gradmais.usp.br/wp-content/uploads/2018/06/Gradmais6_R03_CidaMachado.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Machado, M. A. M. de P., Marcandal, G. G., & Oliveira, A. N. de. (2018). Práticas de ensino-aprendizagem e de pesquisa com abordagem qualitativa interdisciplinar para conscientização e conhecimento do fenômeno bullying. Revista de Graduação USP, 3( ju 2018), 91-96. Recuperado de http://gradmais.usp.br/wp-content/uploads/2018/06/Gradmais6_R03_CidaMachado.pdf -
NLM
Machado MAM de P, Marcandal GG, Oliveira AN de. Práticas de ensino-aprendizagem e de pesquisa com abordagem qualitativa interdisciplinar para conscientização e conhecimento do fenômeno bullying [Internet]. Revista de Graduação USP. 2018 ; 3( ju 2018): 91-96.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://gradmais.usp.br/wp-content/uploads/2018/06/Gradmais6_R03_CidaMachado.pdf -
Vancouver
Machado MAM de P, Marcandal GG, Oliveira AN de. Práticas de ensino-aprendizagem e de pesquisa com abordagem qualitativa interdisciplinar para conscientização e conhecimento do fenômeno bullying [Internet]. Revista de Graduação USP. 2018 ; 3( ju 2018): 91-96.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://gradmais.usp.br/wp-content/uploads/2018/06/Gradmais6_R03_CidaMachado.pdf - Elaboração de roteiro para debate sobre bullying nas comunidades escolares municipais de Bauru
- Pesquisa interdisciplinar como método didático de conscientização e conhecimento do fenômeno bullying
- Programa de pré-iniciação científica: as surpresas com alunos de ensino médio
- Educação permanente para professores e educadores de creche
- Grupo focal e uso da pesquisa interdisciplinar para conscientização e conhecimento do fenômeno bullying
- Fonoaudiologia e alimentação do escolar
- Pesquisa interdisciplinar como método didático de conscientização e conhecimento do fenômeno bullying
- Aplicação e análise de um programa de capacitação para educadoras de creche em Rondônia
- Fonoaudiologia e educação inclusiva
- Fonoaudiologia e educação inclusiva
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas