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A educação teológica nas veredas do labirinto literário: mythodologia dos contos de Jorge Luis Borges (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: CARVALHO, ROGéRIO GONçALVES DE - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: TEOLOGIA; LITERATURA HISPANO-AMERICANA
  • Palavras-chave do autor: Educação teológica; Jorge Luis Borges; Jorge Luis Borges; Mitodologia; Mitohermenêutica; Myth-hermeneutic; Mythodology; Teologia e literatura; Theological education; Theology and literature
  • Idioma: Português
  • Resumo: Essa tese nasceu da pesquisa que iniciamos em uma dissertação de mestrado. Naquele momento tínhamos questionamentos sobre como a teologia podia dialogar com a arte, mais especificamente com a literatura. Como resposta encontramos dois pontos de convergência entre teologia e literatura: teologia com teoria literária e fé com estética literária. Porém, também descobrimos que tanto na linguagem como no gênero literário, teologia e literatura se encontram em relações desequilibradas. Partimos então para uma tese de doutoramento em Ciência da Religião, na PUC de São Paulo, pondo o método teológico em nova perspectiva e sob a suspeita de que o mito podia ser um ponto de convergência ou de partida mais equilibrado para o diálogo entre teologia e literatura. Assim, encontramos a mythodologia de Gilbert Durand como uma mitohermenêutica razoável para dar conta do mito como ponto de partida tanto da teologia como da literatura. Porém, na atual tese, nosso questionamento foi: quais as implicações desse método teológico-literário baseado em uma mitohermenêutica para uma educação teológica devedora das tradições culturais de identidade latino-americana mestiça e híbrida encontradas na literatura? Realizamos então a aplicação da mythodologia nos contos de um dos melhores representantes da literatura latino-americana e modelo de escritor sob a égide do conto fantástico, especificamente do realismo maravilhoso: Jorge Luis Borges. Escolhemos os contos das obras Ficções e O Aleph. Nessescontos descobrimos que o mito condutor é hermesiano, de imaginação sintética, o que se adequa bem à identidade híbrida e mestiça da arte e da literatura latino-americanas. Também observamos que os mitemas dos contos estão intimamente relacionados com as metáforas-mitos que Borges elegeu como imagens arquetípicas que perpassam todos os seus contos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 09.10.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      CARVALHO, Rogério Gonçalves de. A educação teológica nas veredas do labirinto literário: mythodologia dos contos de Jorge Luis Borges. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26072018-105824/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Carvalho, R. G. de. (2017). A educação teológica nas veredas do labirinto literário: mythodologia dos contos de Jorge Luis Borges (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26072018-105824/
    • NLM

      Carvalho RG de. A educação teológica nas veredas do labirinto literário: mythodologia dos contos de Jorge Luis Borges [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26072018-105824/
    • Vancouver

      Carvalho RG de. A educação teológica nas veredas do labirinto literário: mythodologia dos contos de Jorge Luis Borges [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26072018-105824/

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