Protocolo de monitoramento auditivo em um programa de identificação e intervenção nos primeiros anos de vida (2017)
- Autores:
- Autor USP: ALVARENGA, KATIA DE FREITAS - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: PROTOCOLOS CLÍNICOS; MONITORAMENTO; AUDIÇÃO; IDENTIFICAÇÃO; INFÂNCIA; PERDA AUDITIVA; CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO; QUESTIONÁRIOS; AVALIAÇÃO AUDIOLÓGICA; FONOAUDIOLOGIA
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivos: Propor um protocolo de monitoramento auditivo para programas de identificação e Intervenção nos primeiros anos de vida. Métodos e Procedimentos: 1ª fase: elaborado e validado um questionário para identificar Perda Auditiva Sensorioneural (PAS) incapacitante bilateral, inicialmente composto por oito questões, sendo seis referentes a audição e duas ao desenvolvimento de linguagem oral, considerando o desenvolvimento normal esperado para a faixa etária de seis a oito anos. O questionário foi aplicado via ligação telefônica ou presencialmente, em três grupos, em 28 famílias (dez crianças com diagnóstico de distúrbio de linguagem oral, sem PAS; oito crianças com PAS incapacitante e dez crianças sem queixa de perda auditiva e desenvolvimento global normal) com opções de resposta sim, não e talvez. 2ª fase: Após a validação, o mesmo foi aplicado via ligação telefônica às famílias de recém-nascidos com indicadores de risco para deficiência auditiva, com resultado passa na TAN, nascidos em uma maternidade inserida em um programa de Saúde Auditiva Infantil no período de 2009 a 2011. Resultados: O questionário foi validado com uma única questão, “seu filho ouve bem?”, com 100% de sensibilidade e especificidade. As demais questões teriam um impacto significativo nas taxas de falso-positivo e falso-negativo. Foi realizada ligação telefônica para 915 famílias, sendo contatadas 120 (13,1%). Destas, 107 (89,2%) obtiveram resultado “passa” e 13 (10,8%) “falha“. Posteriormente, não foi possível contato telefônico com três famílias para agendamento da avaliação audiológica, quatro crianças não compareceram na data agendada, mesmo com reagendamento, e quatro realizaram o processo de diagnóstico audiológico, com resultado normal.Duas crianças realizaram avaliação audiológica em outra instituição, uma com resultado normal (SIC mãe) e outra com diagnóstico de DENA. Conclusões: Ao analisar criticamente os dados é possível questionar se realmente havia dúvidas quanto a audição nas crianças faltosas, uma vez que o horário foi definido de acordo com a disponibilidade da família. A criança com perda auditiva incapacitante já se encontrava em tratamento por iniciativa da família. Obter o índice proposto de monitoramento das crianças com indicador de um programa de saúde auditiva infantil é improvável ao se considerar o contato por telefone e/ou endereço, o que o torna dependente da procura espontânea da família. Para tanto, propõe-se o uso do questionário de questão única pelo agente comunitário, por ser de fácil aplicação e alta validade.
- Imprenta:
- Editora: Universidade de São Paulo
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2017
- Fonte:
- Título do periódico: Resumos
- Nome do evento: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP
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ABNT
PEREIRA, Stefanie Vitória Rodrigues e SILVA, Bárbara Cristiane Sordi e ALVARENGA, Kátia de Freitas. Protocolo de monitoramento auditivo em um programa de identificação e intervenção nos primeiros anos de vida. 2017, Anais.. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Pereira, S. V. R., Silva, B. C. S., & Alvarenga, K. de F. (2017). Protocolo de monitoramento auditivo em um programa de identificação e intervenção nos primeiros anos de vida. In Resumos. São Paulo: Universidade de São Paulo. -
NLM
Pereira SVR, Silva BCS, Alvarenga K de F. Protocolo de monitoramento auditivo em um programa de identificação e intervenção nos primeiros anos de vida. Resumos. 2017 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Pereira SVR, Silva BCS, Alvarenga K de F. Protocolo de monitoramento auditivo em um programa de identificação e intervenção nos primeiros anos de vida. Resumos. 2017 ;[citado 2024 set. 19 ] - Monitoramento neurofisiológico intra-operatório: conceitos gerais
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