Exportar registro bibliográfico

Caracterização dos graduandos em medicina veterinária quanto a fatores sociais, econômicos, crenças e traumas, e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem (2017)

  • Autores:
  • Autor USP: DUARTE, DANILO MACIEL - FMVZ
  • Unidade: FMVZ
  • Sigla do Departamento: VCI
  • Assuntos: MEDICINA VETERINÁRIA; ENSINO
  • Palavras-chave do autor: Alunos; Caracterização; Characterization; Graduation; Students; Teaching; Veterinary medicine
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a caracterização dos alunos do quarto e quinto anos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo quanto a fatores sociais, econômicos, crenças e traumas, e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem. Com a utilização do método Delphi, 105 alunos expressaram seus sentimentos frente à 42 afirmativas geradas por especialistas abordando os temas em questão. O presente estudo revelou que os discentes necessitam de inclusão tecnológica no ensino, porém aproximadamente 90,4% acreditam que o uso de animais em aula é importante para a formação do Médico Veterinário. As expectativas futuras de trabalho e salariais aparecem como principal causa de estresse e frustração, fatores que interferem negativamente no aprendizado. Os professores aparecem como o grande exemplo a ser seguido e que o professor é ferramenta primordial no processo ensino-aprendizagem. Conclui-se com o presente trabalho que os alunos de graduação preferem aulas que utilizam tecnologia em sua aplicação, pois esta é a ferramenta mais natural para a atual geração. O uso de simuladores é bem aceito pelos alunos, porém não há aceitação em deixar de utilizar animais vivos nas atividades de ensino. As características de irritação, cansaço e desinteresse podem estar diretamente relacionadas à distância entre a forma de ensino adotada pelos docentes e a forma de aprendizado natural dos atuais alunos. Expectativas salariais ruins e a frustração frente aomercado de trabalho de grande concorrência geram ansiedade e medo nos alunos que se aproximam da conclusão do curso. Os professores ainda são os maiores exemplos para os alunos, que se espelham em suas atitudes, conceitos éticos, respeito e demonstrações emocionais nas atividades didáticas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 22.12.2017
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      DUARTE, Danilo Maciel. Caracterização dos graduandos em medicina veterinária quanto a fatores sociais, econômicos, crenças e traumas, e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10137/tde-10042018-122637/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Duarte, D. M. (2017). Caracterização dos graduandos em medicina veterinária quanto a fatores sociais, econômicos, crenças e traumas, e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10137/tde-10042018-122637/
    • NLM

      Duarte DM. Caracterização dos graduandos em medicina veterinária quanto a fatores sociais, econômicos, crenças e traumas, e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10137/tde-10042018-122637/
    • Vancouver

      Duarte DM. Caracterização dos graduandos em medicina veterinária quanto a fatores sociais, econômicos, crenças e traumas, e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem [Internet]. 2017 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10137/tde-10042018-122637/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024